Buscar

Atividade 1 - Organizar estoques de equipamentos UC04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Lucas Henrique Nogueira Bastos
Dentro do que é apresentado pelo exercício a atual situação atual da organização apresenta alguns problemas consideráveis, sendo assim meios ao analisar cada um dos problemas listados e, tendo como base o material de estudo, foi possível propor procedimentos para que a organização se torne eficiente em seus processos. 
· Não há um controle de registro de entrada e de saída de materiais.
É necessário que a empresa busque meios e métodos para que aja um controle de registro de entras e saídas de materiais, seja eles internos ou externos, para que isso ocorra um meio viável seria a otimização dos fluxos, bem como determinar onde cada material será armazenado e criar regras sobre a movimentação e a estocagem de itens. Cada item precisa estar alocado confirme suas condições e caraterísticas, como por exemplo um item caraterizado como “frios” (carne e afins) deve ser armazenado em um local com temperatura a isto.
 Além de tudo sua localização, também devem ser determinadas e procedimentos a serem seguidos toda vez que um material precisar entrar ou sair do estoque. Essas regras podem falar, por exemplo, sobre restrições de horário e o registro que deve ser feito a cada movimentação. 
Software e sistema integrado de gestão de estoque podem ser adotados aqui, afim de solucionar o problema. Tais soluções são apresentadas a seguir. 
· A quantidade de produtos no sistema não é equivalente à quantidade real no estoque (acurácia).
É necessário que o estoque no geral passa a ter mais precisão no que diz respeito a sua quantidade de mercadorias armazenadas, tendo e expondo informações exatas de todo fluxo de estoque, nesse sentido, a acuracidade de estoque indica o nível de qualidade e confiabilidade da informação contida nos sistemas de controle, em relação à existência física dos itens. 
A empresa deve manter uma alta acuracidade garantindo ter uma visualização confiável e atualizada do seu estoque. 
Para que aja acuracidade e a empresa passa a ter mais créditos e eficácia no seu sistema deve ser feito o cálculo da acuracidade de estoque, que pode ser feito avaliando-se cada item separadamente ou o total armazenado. Para ambos os casos, basta dividir o número contabilizado no estoque físico pelo que consta no sistema e multiplicar por 100.
Acuracidade de Estoque = Nº de itens contabilizados no estoque / Nº de itens que constam no sistema x 100
No entanto para que o índice de acuracidade no estoque aumente é necessário que a empresa aplique alguns critérios, e como exemplo se tem:
A Redução de manuseio de produtos: A empresa deve determina o número de pontos de contato que cada produto possui durante sua jornada pelo armazém e tentar reduzi-los para o mínimo possível. Quanto mais vezes os funcionários interagem com um produto, maior a probabilidade de ele ser extraviado ou de ser incorretamente registrado. 
Identificação correta de mercadorias: A empresa deve garantir que os nomes, números e descrições dos itens sejam consistentes em todos os locais em que aparecerem. Uma maneira mais avançada de identificar itens com exclusividade é através do código de barras. Ao aplicar códigos de barras aos seus produtos (e aos seus respectivos locais de armazenamento), o armazenamento e a separação se tornam mais rápidos e assertivos. 
Implementação de contagens cíclicas: A empresa deve fazer contagens periódicas do estoque, de modo a identificar pequenas divergências e fazer as correções antes que se tornem grandes prejuízos. 
· Não há uma padronização dos horários das atividades para recebimento e entrega de mercadorias.
Uma desorganização e desacordo com horários de recebimento de mercadorias pode ser um erro grave no processo logístico da empresa e para que isso não ocorra deve ser adotado junto aos fornecedores e indivíduos presentes no processo uma padronização de horários de recebimentos. A empresa deve adotar um horário que esteja de acordo com suas atividades, como por exemplo se a empresa organiza seu estoque as 09:00h todos os dias e gasta em torno de 01:00h para receber as mercadorias, um horário conveniente para recebimento seria as 08:00h, claro e evidente que tudo isso deve ser alinhado com os envolvidos no processo. 
· O estoque está desorganizado e não há ferramentas de movimentação apropriadas.
A organização do estoque é uma prática que visa gerenciar o volume adequado de produtos, para garantir o atendimento das demandas e o funcionamento do negócio, com o objetivo de organizar o estoque é mantê-lo sob controle com gerenciamento eficaz, evitando desperdícios e prejuízo. Um estoque organizado impacta diretamente na receita da empresa, além de permitir uma gestão eficiente dos recursos e produtos disponíveis. 
Seguindo este aspecto, como ótima ferramentas de controle de estoque é apresentado a curva abc que consiste em classificar os produtos de acordo com o nível de relevância de cada um deles. Para isso, são criadas as categorias A, B e C.
· Grupo A: mercadorias de valor elevado, mas com baixa frequência de vendas;
· Grupo B: mercadorias de valor mediano e frequência de vendas também mediana;
· Grupo C: mercadorias de baixo valor, mas com frequência de vendas elevada.
A Curva ABC é uma ferramenta que pode ajudar a garantir que os produtos com maior potencial de gerar lucros nunca faltem nas prateleiras. Assim, evita-se acumular mercadorias menos rentáveis.
· Os colaboradores estão expostos a risco de acidentes de trabalho.
Visando a segurança de todos os funcionários e sua integridade no local de trabalho é sugerido a empresa que ela adote o sistema de comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) que visa a prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho, buscando harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.
Adotando a CIPA como órgão e pratica interna de prevenção de acidentes a empresa passará a fornecer a cada funcionário um equipamento individual de segurança (EPI) passará a sinalizar o local de trabalho, buscará também equipamentos e maquinários qualificados para trabalho. 
A prevenção de acidentes de trabalho deve ser prioridade em qualquer atividade ou setor da sua empresa. Por isso, é sempre importante buscar meios para que isso aconteça garantindo assim uma maior qualidade de vida para toda a equipe. 
Além de tudo que foi apresentado convém ressaltar que a empresa deve/pode buscar outras medidas de melhorias bem como: 
Um sistema de gestão (software) uma terceirização do processo de inventario e acuracidade de dados e controle da movimentação por período, deve realizar uma identificação de erros (rotinas métodos e fluxo eficiente de estoque) priorizar a segurança dos indivíduos e desenvolver a equipe e por fim buscar sempre os melhores meios de procedimento de recebimento, tudo isso com o intuito de melhorar os processos logísticos.

Continue navegando

Outros materiais