Buscar

Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metodologia 
Neste trabalho será utilizada a pesquisa qualitativa com objetivo de analisar fenômenos que ainda não são conhecidos em determinados contextos. Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado.
Através da pesquisa bibliográfica será realizado o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre o tema do trabalho. A pesquisa bibliográfica, para Fonseca (2002), é realizada,
[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).
É através da pesquisa bibliográfica que iniciamos a construção efetiva da pesquisa, para sabermos se já existe algum projeto, artigo ou trabalho na área escolhida, com a finalidade de nortear o trabalho durante a pesquisa.
Neste modelo de pesquisa é organizado a partir de produções de estudos anteriores, é um instrumento que auxilia e organiza o processo de desenvolvimento do trabalho científico, por possibilitar a leitura, seleção, fichamento, organização e redação do projeto. Neste sentido, selecionamos duas fontes digitais para realização da pesquisa bibliográfica SCIELO e Google Acadêmico, a escolha aconteceu pela qualidade das produções disponíveis nos portais e pela relevância que possuem no meio acadêmico.
O método utilizado será o de revisão bibliográfica e será realizada a partir do levantamento de trabalhos acadêmicos publicados entre os anos de 2000 a 2021 nas bases de dados Scielo Brasil e Google Acadêmico, utilizando os descritores que mantenham proximidade com o objeto de pesquisa.
A escolha pela Scielo aconteceu pela relevância que possui no meio acadêmico científico em nível nacional e internacional, a plataforma conta com os periódicos mais relevantes das áreas de conhecimento, classificados entre A1 a B1, de acordo com a classificação para periódicos qualis estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - Capes. Os periódicos desta base de dados compõem todas as áreas de conhecimento como: Educação, Agrárias, Direito, Serviço Social, entre outras. Além disso, os periódicos.
Já a base de dados google acadêmico foi utilizada por reunir um quantitativo significativo de produções acadêmicas brasileiras divididas em: teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de Cursos, livros, capítulos de livros e trabalhos acadêmicos oriundos de eventos científicos. Estas produções contemplam todas as áreas de conhecimento, e é uma grande base de dados brasileira.
Para a elaboração dessa pesquisa existe um ponto inicial que é a pergunta condutora deste estudo: “A literatura que apresenta o ensino de Ciências para estudantes com SD garante a sua Alfabetização Científica? ”
Será realizado o levantamento de toda bibliografia já publicada em livros, revistas, teses, artigos, documentos monográficos, textos disponíveis em sites confiáveis, entre outros locais que apresentam um conteúdo documentado.
Os trabalhos selecionados serão os que avaliam, descrevem e identificam a temática estudada, assim determinando qual é a garantia que os estudantes com SD têm na Alfabetização Científica através do ensino de Ciência.
Para alcançar este resultado, o levantamento bibliográfico será realizado em 2 fases, subdivididos em três momentos a partir da seleção de palavras chaves: “Ensino de Ciências”; “Educação Inclusiva de Ciências”; “Alfabetização Científica para estudantes com Síndrome de Down”.
A primeira plataforma pesquisada foi a Scielo, na primeira tentativa, foi realizada a busca com todos os descritores selecionados, porém a busca não resultou em achados na plataforma, então decidiu realizar uma nova busca a partir dos descritores: “Ensino de Ciências”; “Educação Inclusiva de Ciências”, a busca resultou em um quantitativo de achados de aproximadamente dois mil trabalhos, quando feito analise minuciosa dos trabalhos percebeu-se que grande parte das pesquisas estava direcionada para processo de alfabetização de letramento da pessoa com deficiência, dessa maneira, optou-se por descartas os achados e realizar uma nova busca.
A terceira busca na Scielo foi a partir do descritor “Alfabetização Científica para estudantes com Síndrome de Down”, a pesquisa na base de dados remeteu a um quantitativo de catorze trabalhos que problematizam o Ensino de Ciências a partir da Alfabetização Científica para pessoas com Deficiência, desta maneira será utilizado estes achados para constituir o corpus da pesquisa.
A segunda plataforma utilizada foi o Google Acadêmico, processo semelhante ao da Scielo foi aplicado, a primeiro momento realizada na plataforma contou com a utilização de todos os descritores, que não resultou em nenhum achado, o que possibilita inferir que existem lacunas de estudos nesta área. Desta maneira, decidiu-se realizar uma nova busca na base de dados.
O segundo momento foi realizado a partir de descritores: “Ensino de Ciências”; “Educação Inclusiva de Ciências”, a pesquisa resultou em mais de mil trabalhos sobre a temática, porém quando analisado os achados muitos trabalhos estavam voltados para alfabetização e letramento de pessoas com deficiência, processo de inclusão, os que se debruçavam sobre o ensino de ciências abordavam a temática de maneira mais generalista ou a partir de outra deficiência. Assim, realizou uma nova busca na base dados.
O terceiro momento foi realizado a partir dos descritores: “Alfabetização Científica para estudantes com Síndrome de Down”, resultando em onze trabalhos que serão utilizados para análise deste Trabalho de Conclusão de Curso. 
Como resultado da pesquisa bibliográfica foi encontrado um universo de 25 trabalhos que foram organizados em uma tabela para análise, foi realizado leituras minuciosas dos trabalhos após este procedimento apenas 09 foram selecionadas, pois eram o que mais se aproximavam do estudo realizado neste trabalho. Os trabalhos foram selecionados a partir da relação com alfabetização cientifica e o ensino de ciências.
Alfabetização Científica e o Ensino por Investigação

Continue navegando