Buscar

trabalho facul 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O ato de empreender é um evento de realização de sonho, desejo e ímpeto de criar algo novo e funcional para o mercado consumidor. Empreender, entretanto, requer pensamento de empreendedor (sério e comprometido com o sucesso do empreendimento, e não de um aventureiro) capaz de seguir os passos básicos para a estruturação do negócio.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. Inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. São Paulo: Alta Books, 2011.
Conforme observado na unidade III, descreva os 5 tipos padrões de modelos de negócios inovadores e cite pelo menos uma característica específica de cada um dos padrões. Esse exercício auxiliará a identificar os melhores caminhos para o sucesso para cada tipo de negócio inovador.
Os 5 tipos padrões de modelos de negócios inovadores são; em primeiro lugar podemos citar o Coworking que consiste em locais que são disponibilizados para uma quantidade de empresas e uma característica seria que são compartilhadas as ideias, serviços e recurso entre seus usuários. Outro tipo é o Crowdsourcing que é desenvolvido na internet, tendo como característica que um problema é exposto nele e é buscado a sua solução por meio de contribuições individuais ou de discussões sobre assuntos por um grupo que não é definido, podendo até ter a participação de pessoas externas à empresa. Também pode-se falar sobre o Marketplace que tem como característica ser um lugar online aonde qualquer pessoa que tenha seu empreendimento pode expor seus produtos para vender nele, sendo necessário ter acesso a internet como também um meio para usa-la, tendo como exemplo de Marketplace o Mercado Livre. Importante falar sobre outro meio que seria o Drop Shipping que sua característica consiste em que o vendedor não possui o estoque do produto, funcionando como um intermediário entre o comprador e o fornecedor e para isso ele utiliza sites, podendo criar o seu próprio ou usar sites como a Amazon para realizar esse tipo de negócio. O último modelo de negócio inovador a ser comentado, porém não menos importante é o Freemium que tem como característica principal ser uma plataforma online de uso grátis para o público, mas se quiser obter os recursos adicionais dessas plataformas é preciso pagar para ter acesso a eles, o Spotify podendo ser um exemplo desse tipo de negócio.
Coworking e Crowdsourcing
Os autores explicam que o coworking são locais disponibilizados para certa quantidade de pequenas empresas (dependendo da disponibilidade), cujos recursos, ideias e serviços necessários para sua operação são compartilhados entre os usuários (empresas ou profissionais liberais)
Já o Crowdsourcing, conforme explicam Munhoz e outros (2013), é um modelo de negócio inovador, desenvolvido na internet. Nesse modelo algumas empresas expõem um determinado problema e um grupo indefinido busca soluções por meio da contribuição individual ou de discussões, permitindo a participação, inclusive, de indivíduos externos à organização. Segundo os autores, os colaboradores desse formato de desenvolvimento de soluções trabalham de forma independente, em geral distribuídos geograficamente, possuem conhecimentos úteis para a organização e de forma voluntária. Essa nova forma de organizar caracteriza a chamada “descentralização radical, sabedoria do povo, produção em parceria, inteligência coletiva ou crowdsourcing. O último modelo de 
Marketplace e Drop Shipping
O marketplace é um modelo de negócio inovador, conforme explica Silva (2018), no qual ocorre um tipo de arranjo comercial semelhante a um mercado comunitário (feira livre). Entretanto, o marketplace é um ambiente virtual onde pequenos empreendimentos podem expor e comercializar seus produtos e negociá-los. No Brasil, os dois mais conhecidos são a OLX e o Mercado Livre. Nesse tipo de ambiente, o empreendedor necessita de uma estrutura básica para acesso à internet para realizar suas transações com os clientes.
o marketplace pode ser compreendido como uma estrutura intermediária do mercado eletrônico de bens e serviços, fornecendo toda a infraestrutura necessária para esse mercado, permitindo que uma comunidade de vendedores faça transações dentro dessa estrutura. Esse modelo de negócio é reconhecido como muito relevante, principalmente para empreendedores que desejam iniciar suas operações, mas não dispõem de recursos para construir uma estrutura complexa e necessita perceber melhores resultados
No sentido inverso ao marketplace, o dropshipping é uma modalidade de comércio eletrônico na qual o empreendedor comerciante não utiliza estoque próprio para vender produtos (SOUZA et al ., 2019). Entre as principais plataformas de dropshipping no Brasil, podem ser destacadas Hotmart, Shopify, Monetizze, etc. Os produtos podem ser importados ou nacionais, como: ração para pets, decoração, moda, eletrônicos, acessórios, relógios, bijuterias e uma imensidão de opções. A grande vantagem do dropshipping é que o empreendedor pode auxiliar os clientes a comprarem produtos através da indicação em redes sociais. Nesse sistema, o vendedor efetua a ponte entre o cliente e o fornecedor e, dessa forma, consegue valores atraentes para os clientes e remuneração motivadora para o empreendedor, através das transações virtuais
Freemium
Um produto é oferecido de forma gratuita ao público consumidor, tendo como pano de fundo a cobrança de um valor para obtenção de recursos adicionais.
Esse é o modelo de negócio de empreendimentos como Spotify e Kaspersky.
Diante dessa classificação, é possível perceber como os modelos de negócio evoluem à medida que o mercado se modifica, criando desafios e oportunidades de forma constante.

Continue navegando

Outros materiais