Buscar

DIREITOS AUTORAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITOS AUTORAIS: tudo o que você precisa saber
“Nada se cria, tudo se copia.” – Lavoisier, pai da Química. 
Essa engraçada referência – adaptada - à uma famosa teoria química dos estudos de Lavoisier, felizmente, não se aplica ou, ao menos, não deveria se aplicar nos dias atuais, especialmente no ambiente virtual. A simples cópia de um conteúdo, imagem, música ou material divulgado nos meios midiáticos ou de acesso público é capaz de gerar inúmeras consequências quando o assunto é direitos autorais. 
Nós, seres humanos, somos naturalmente criadores, inventores e, de certa forma, copiadores dos nossos projetos e idealizações. Dessa forma, como se trata de fatos característicos de nossa cultura desde muito tempo, nós, autores e protagonistas de nossos métodos e conteúdos, precisamos de uma proteção jurídica em relação ao direito de tirar vantagem de nossas criações. 
Agora, você deve estar se perguntando: Como os direitos autorais conseguem nos proteger dessa frequente exposição à cópia de determinada criação intelectual?
Então, a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) serve para proteger os direitos, morais e patrimoniais, que o autor de uma determinada obra tem sobre ela. Você sabe quais são? Nós te mostramos!
DIREITOS MORAIS – responsáveis por manter a autoria e o respeito às características originais da obra protegido. 
1) Autoria da obra;
2) Ter seu nome como autoria da criação;
3) Prerrogativa de modificação da obra antes ou depois de utiliza-lá;
4) Poder para retirada de circulação;
5) Autonomia para mantê-la inédita; 
6) Garantir a integridade da obra, entre outros inalienáveis e irrenunciáveis.
DIREITOS PATRIMONIAIS
1) Utilizar;
2) Dispor da obra;
3) Depende de prévia autorização do autor para utilização de terceiros. 
Obs: Esses direitos são transferíveis, ou seja, a possibilidade de explorar economicamente a criação pode ser cedida à outra pessoa, de forma onerosa, com a cobrança do autor para a permissão, ou gratuitamente. 
O que acontece se alguém quebra uma lei de direitos autorais?
Nesse caso, os dispositivos legais referentes às formas de repressão ao uso indevido ou não autorizado dispõe que, segundo o art. 184 do Código Penal Brasileiro, a pena para quem violar direitos autorais é de detenção de 3 meses a um ano ou multa. Na hipótese do uso ter sido realizado com a intenção de gerar lucro, aí a situação fica complicada, pois a pena pode subir para de 2 a 4 anos de reclusão e multa. 
Quais são as criações que os direitos autorais protegem?
 Importante destacar que o direito autoral não limita a proteção às consideradas obras de arte. 
De acordo com o art. 7º da Lei de Direitos Autorais, se encaixam em suas definições desenhos, traduções, textos, programas de computador, músicas, projetos de engenharia e arquitetura, obras fotográficas, etc. Entretanto, apesar da vasta ramificação das formas de propriedade intelectual dos direitos autorais, é preciso dois grandes requisitos para se enquadrar no rol, são eles: originalidade da obra & MUITA criatividade!
Dessa forma, a melhor forma de provar quem é o autor de uma obra, dentre as diversas maneiras, temos a mais fácil: registrando a autoria da obra em órgão público. Apesar de aconselhável, não é obrigatório! 
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Continue navegando