Buscar

Redação sobre Ser pedagogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ser pedagogo
O pedagogo é um profissional especialista em educação, atua na escola, nos processos ligados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho fortalece a construção do conhecimento e está diretamente relacionado às atividades do professor.
As duas áreas que o pedagogo atua são: o magistério e a administração escolar. Logo, a formação em pedagogia possibilita que o profissional atue como professor na educação infantil(pré-escola), ensino fundamental I(primeiro ao quinto ano) ou em funcionalidades voltadas para a gestão escolar, como direção, supervisão ou orientação educacional.
As funções do pedagogo também envolvem a metodologia de aplicação do currículo escolar, isto significa, encontrar o melhor meio de ensinar aos alunos. Também é de suma importância que o profissional esteja sempre atualizado em relação ao que acontece aos novos conhecimentos da área e procure estimular a participação da comunidade escolar no cotidiano da instituição.
O trabalho do pedagogo não é restrito apenas à instituições de ensino,pode ser desenvolvido em locais como: orfanatos, clínicas de psicologia, presídios, hospitais, ONGs, e empresas de educação à distância. Nessas áreas, as funções envolvem: pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, educação especial, orientação vocacional, criação de materiais didáticos, coordenação de ações e programas em ONGs e órgãos públicos, gestão de instituições de ensino e outros.
Para ser um pedagogo de sucesso em qualquer área é necessário ter algumas características essenciais como: gostar de aprender e ensinar, ser comunicativo e empático, ser criativo e curioso, querer contribuir para a sociedade e gostar de lidar com pessoas.
A profissão de pedagogo não é valorizada como deveria ser. O profissional além ter uma remuneração inadequada, é propício a enfrentar as doenças ocupacionais como: saúde mental, na voz, problemas ortopédicos e cardiovasculares que estão relacionados às condições de trabalho, à carga horária e a dupla jornada dos docentes.

Continue navegando

Outros materiais