Buscar

Libras, classificadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Libras, 05.05.22, semana 05.
Classificadores
Classificadores são maneiras que as pessoas utilizam para descrever a realidade das coisas que estão ao seu redor, ficando muito próximos da mímica.
Eles possibilitam ao falante, uma comunicação muito mais fluída, pois permite que o emissor expresse com uma enorme gama de detalhes aquilo que está sendo dito.
São sinais que ajudam a resumir nossas ideias e tem como intenção descrever pessoas, animais, objetos e verbos. As ações que estão acontecendo são descritas por meio da expressão corporal.
Usar os classificadores durante uma conversa em Libras permite empregar uma enorme riqueza de detalhes ao diálogo, além de trazer maior fixação do assunto e ser uma maneira divertida de desenvolver determinado tema, tornando ainda mais fácil de compreender o significado de algo.
Os classificadores permitem tornar mais claro e compreensível o significado do que se quer enunciar. Em Libras, os classificadores descritivos “desempenham uma função descritiva podendo detalhar som, tamanho, textura, paladar, tato, cheiro, formas em geral de objetos inanimados e seres animados”.
Ao se atribuir uma qualidade a uma coisa como, por exemplo: arredondada, quadrado, cheio de bolas, de listras etc., isso apresenta um tipo de classificação porque é uma adjetivação descritiva.
Na Libras, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal.
Os classificadores para pessoa e animal podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.
Os classificadores para coisas representam, através da concordância, uma característica desta coisa que está sendo o objeto da ação verbal.
1. Mesa colocar (copo, prato, talher...);
2. Carro (mover um através do outro);
3. M-A-R-I-A-A-L-E-X (passar um pelo outro). O nome em caixa alta e com hífen significa que deve soletrar 
Sinal icônico é diferente de classificadores.
A configuração de mão é uma marca de concordância de gênero: pessoa, animal ou coisa. Verbos que possuem concordância de gênero são chamadas de verbos classificadores porque concordam com o sujeito ou objeto da frase. Como, por exemplo, os verbos cair e andar/mover que, dependendo do sujeito da frase, terá uma configuração para concordar com a pessoa, a coisa ou o animal:
- Cair (pessoa, lápis, papel, carro, copo...);
- Andar (pessoa, carro, animal...);
- Abrir (gaveta, porta...).

Continue navegando