Buscar

Aap2 - Tópicos em Direito Administrativo

Prévia do material em texto

1)
Quanto às autarquias sabemos que sua definição está presente no Decreto 200/1967, nos seguintes termos: Art. 5º, I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
Com base nas regras que regem as autarquias podemos dizer que quanto ao seu regime de pessoal, bens e obrigação de licitar:
Alternativas:
· a)
ingressam mediante concurso público; bens privados; têm obrigação de licitar
· b)
não ingressam mediante concurso público; bens públicos; têm obrigação de licitar
· c)
não ingressam mediante concurso público; bens públicos; não têm obrigação de licitar
· d)
ingressam mediante concurso público; bens públicos; têm obrigação de licitar
Alternativa assinalada
· e)
ingressam mediante concurso público; bens privados; não têm obrigação de licitar
2)
Agências Reguladoras podem ser subdivididas em 2 tipos: a) que exercem, com base na lei, típico poder de polícia, com imposição de limitações administrativas, fiscalização e repressão; b) ou que regulam e controlam as atividades que constituem objeto de concessão, permissão ou autorização de serviços públicos, ou de concessão para exploração de bem público (petróleo e outras riquezas minerais, rodovias etc...
As Agências Reguladoras são espécies de:
Alternativas:
· a)
Empresas Públicas
· b)
Autarquias
Alternativa assinalada
· c)
Fundações Públicas
· d)
Sociedades de Economia Mista
· e)
Paraestatais
3)
Organizações Sociais são entidades paraestatais de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades estatutárias sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à preservação e proteção do meio ambiente, à cultura e à saúde. OS é uma qualificação, um título que a Administração Pública outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.).
O instrumento firmado entre o Poder Público (Ministério ao qual a OS tenha atuação) e a entidade qualificada como organização social, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução das atividades a serem realizadas se chama:
Alternativas:
· a)
Termo de Parceria
· b)
OSCIP
· c)
Contrato de Gestão
Alternativa assinalada
· d)
Terceiro Setor
· e)
Sistema “S”
4)
Nem todos os acontecimentos são relevantes para o direito, pois não criam, extinguem ou modificam situações jurídicas. Assim, podemos conceituá-lo como sendo todo o acontecimento, natural ou humano, capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir relações ou situações jurídicas.
Após atenta análise às afirmações acima, podemos dizer que o texto falava do:
Alternativas:
· a)
Fato natural;
· b)
Ato jurídico;
· c)
Fato jurídico;
Alternativa assinalada
· d)
Ato não jurídico;
· e)
Ato administrativo.

Continue navegando