Buscar

Unidade 2 Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Sintia Rabelo de Souza
	RGM: 25405357
	Instituição: Universidade Cruzeiro Do Sul Polo Barra –EAD.
	Data:28/10/2021
	Curso: Pedagogia (Licenciatura)
	Disciplina: Prática De Ensino Em Educação Infantil
Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente.
https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI
3- Elaborar um texto respondendo a seguinte situação problema: Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação? O texto deverá ter no mínimo 1 página e fundamentado no material teórico disponibilizado para realização da atividade de aprofundamento.
Organizar uma rotina no trabalho com etapa de educação infantil é muito importante, mas não pode ser feito organizada de qualquer maneira, sem objetivo pré-definido e sem intenção educativa. Para um professor organizar uma rotina ele necessita ter uma consciência crítica, compreender que a mesma é responsável pela organização do seu trabalho enquanto educador e ele deve estabelecer e cumprir as metas do dia a dia escolar, promovendo assim o desenvolvimento.
Nas últimas décadas vem concilidando, dando na Educação infantil a concepção que vincula o educar,o brincar e o cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Anteriormente, quando os pais deixaram seus filhos na creche pré-escola, achavam que deixariam elas somente para os professores tomarem conta delas ou somente para delas ou passaram o tempo brincando.
Mas creche e a pré-escola é muito mais que isso. O simples gesto de cuidado pode ensinar muita coisa para criança desenvolver uma base sólida para quando ingressar nos primeiros anos de ensino fundamental.
Gestos como no vídeo "cuidar, educar e brincar." mostram como uma hora de banho pode ensinar muitas coisas como as partes do corpo ou educar crianças na hora das refeições, ensinar como se portar corretamente; e não simplesmente esperarem serem servidas e só comer suas comidas automaticamente. Em pequenas coisas, que talvez passassem despercebidos há muito aqui ensinar. Já no lúdico, há muito tempo já sabemos que as brincadeiras não são somente um passatempo para as crianças, mas sim, mais um instrumento de extrema importância no aprendizado da criança. Aliás algumas crianças aprendem muito melhor com jogos e brincadeiras, o brincar é um facilitador da aprendizagem de conteúdos é extremamente importante para que as crianças através dele consiga criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir,enfim, aprender.

Continue navegando