Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA - OBRIGAÇÕES B1 - 2021-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
	
	Acadêmico(a): LEANDRO VERÍSSIMO LOURENÇO RA/CPF:01060654164
	
	Professora: Cristiane Maluf Rodrigues Correia
	
	Disciplina: Direito Civil – Obrigações Turma: V-71
	ATIVIDADE AVALIATIVA - B1 – 2021-2
Atividade Individual com valoração de 0,0 (zero) a 1000 (mil) pontos. As questões deverão ser respondidas (destacar a alternativa que julgar correta em negrito ou cor diferente) e a atividade deverá ser enviada para a professora via e-mail (professoracristianemaluf@gmail.com) até 02-10-2021 (PRAZO MÁXIMO, pode ser enviada antes) da seguinte forma:
1- No e-mail no campo assunto deve, obrigatoriamente, constar da seguinte forma para possibilitar fácil identificação do rementente): 
Assunto: Turma (depende qual turma o aluno pertence) – nome completo do aluno 
2- Enviar o arquivo em anexo (com a identificação do aluno e da turma e as respostas assinaladas) A ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA NOS EXATOS TERMOS DOS ITENS 1 E 2.
01) (2015/FGV /OAB - Exame de Ordem Unificado - XVII - Primeira Fase) Gilvan (devedor) contrai empréstimo com Haroldo (credor) para o pagamento com juros do valor do mútuo no montante de R$ 10.000,00. Para facilitar a percepção do crédito, a parte do polo ativo obrigacional ainda facultou, no instrumento contratual firmado, o pagamento do montante no termo avençado ou a entrega do único cavalo da raça manga larga marchador da fazenda, conforme escolha a ser feita pelo devedor. Ante os fatos narrados, assinale a afirmativa correta. (100 pontos)
a) Trata-se de obrigação alternativa.
b) Cuida-se de obrigação de solidariedade em que ambas as prestações são infungíveis.
c) Acaso o animal morra antes da concentração, extingue-se a obrigação.
d) O contrato é eivado de nulidade, eis que a escolha da prestação cabe ao credor.
02) (2010 – FGV/ SEAD-AP - Auditor da Receita do Estado - MODIFICADA). Trácio é contratado por Constantino para realizar serviços de pintura na sua casa, localizada na cidade de Macapá/AP, tendo ambos formalizado contrato de prestação de serviços, definindo prazos, condições de pagamento, natureza e qualidade do material a ser utilizado na obra. O prazo contratual para término do serviço foi fixado em seis meses, contados do dia 05 de junho de 2009. Na data final, Trácio não concluiu os serviços a que se propôs, sem apresentar justificativa para a não conclusão. Apesar disso, postula de Constantino o pagamento total do preço e indica Kreso para continuar a obra inacabada, com pagamento adicional. A esse respeito, no campo dos direitos das obrigações, assinale a alternativa incorreta: (100 pontos)
a) O descumprimento da obrigação de fazer por culpa do devedor permite o término da obra por outrem, às suas expensas.
b) Trácio, no caso vertente, pode abandonar a obra, receber o preço, desde que indique sucessor hábil à sua conclusão.
c) Caso houvesse urgência, poderia Constantino executar a obra, independente de autorização judicial, sendo ao final ressarcido de suas despesas.
d) A obra poderia ser concluída por terceiro, mantida a responsabilidade de Trácio, desde que o credor concordasse.
03) Joana, efetuou a compra de um veículo 0 km, em 36 parcelas mensais de R$ 2.000,00. A concessionária se comprometeu a entregar o veículo em 15 dias a contar do fechamento do contrato. No que tange as regras pertinentes ao direito das obrigações e de acordo com a hipótese acima descrita conclui-se que a obrigação assumida por Joana é de execução periódica e de fazer infungível. Ao passo que a obrigação assumida pela concessionária é de restituir coisa certa e de execução diferida
( ) CERTO ( x ) ERRADO
04) Manoel e Sebastião agricultores e pecuaristas, comprometeram-se a entregar cinco touros para Joel em 25/05/2019, mediante pagamento à vista. Ocorre que em 15/05/2019, sem que houvesse a concentração, todos os touros da fazenda de Manoel e Sebastião pereceram em razão de um desastre natural, do qual estes não tiveram culpa. Neste caso, subsiste a obrigação de Manoel e Sebastião, pois, mesmo diante de caso fortuito ou força maior, por se tratar de obrigação de dar coisa incerta, não é possível, no caso, a alegação de perecimento do objeto. 
( ) CERTO ( x ) ERRADO
05) (2007/ FCC - 2007 - TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário) - Nas obrigações alternativas em que a escolha cabe ao devedor: (100 pontos)
a) se uma das duas prestações se tornar inexequível, não subsistirá o débito quanto à outra em razão da impossibilidade de exercício do direito de escolha.
b) se, por culpa do devedor, não se puder cumprir nenhuma das prestações, ficará o devedor obrigado a pagar o valor da que por último se impossibilitou, mais as perdas e danos que o caso determinar.
c) quando a obrigação for de prestações periódicas, a faculdade de opção só poderá ser exercida no primeiro período, valendo a escolha feita para os demais.
d) se for conveniente ao devedor, poderá obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra.
e) se todas as prestações se tornarem impossíveis, sem culpa do devedor, a obrigação resolver-se-á em perdas e danos, calculadas com base na obrigação de maior valor.
06) Jerisval entregou um carro, Mercedes, Modelo C180, ano 2014, a Rudonildo. Essa hipótese configura: (100 pontos)
a) Obrigação composta por multiplicidade de objeto.
b) Obrigação composta cumulativa.
c) Obrigação simples.
d) Obrigação composta disjuntiva.
07) João, proprietário de uma casa situada na cidade de Belo Horizonte, celebra um contrato de locação do referido imóvel residencial urbano com Mário, o qual figura na relação jurídica na qualidade de locatário. Posteriormente, durante a vigência do contrato, a queda de um raio atinge o quadro de distribuição de energia elétrica da casa, ensejando um incêndio que destrói completamente o imóvel. Nessa hipótese, ainda que se trate de caso fortuito ou força maior, João poderá pleitear de Mário, que estava na posse do bem, os valores referentes aos aluguéis vencidos e não pagos até o evento danoso, resolvendo-se o contrato locatício.
( X ) CERTO ( ) ERRADO
08 Sobre obrigações de não fazer julgue as assertivas abaixo. (100 pontos)
I - O adquirente que se obriga a não construir prédio no terreno adquirido está diante de uma obrigação de fazer. 
II - São ilícitas convenções que exijam sacrifício excessivo da liberdade do devedor ou que atentem contra direitos fundamentais da pessoa humana. 
III - O inadimplemento da obrigação de não fazer pode resultar de fato alheio à vontade do devedor, o que impossibilitará a abstenção prometida. Tal como ocorre nas obrigações de fazer “extingue-se a obrigação de não fazer”. 
IV - Assim como na obrigação de fazer, a obrigação de não fazer constitui obrigação de prestação de fato e não distingue-se da obrigação de dar. 
Assinale a sequência correta:
a) V – F – V – F
b) F –V – F – V
c) F – V – V – F
d) V – V – F – F
e) F – F – V - V 
09 - Clara dos Anjos, escritora de renome mundial, foi contratada por uma editora para, em seis meses, entregar uma obra que seria colocada para venda imediatamente. Porém, a escritora sofreu um terrível acidente, não ocasionado por ela e teve seus dois braços amputados, além de perder a memória. Analisando a situação hipotética acima, assinale a alternativa correta. (100 pontos)
a) A obrigação de fazer tornou-se impossível porque Clara dos Anjos podendo cumpri-la, se recusou a efetuá-la.
b) A responsabilidade de Clara dos Anjos será afastada porque a prestação tornou-se impossível por um fato a ela não imputado.
c) A responsabilidade de Clara dos Anjos não será afastada.
d) Clara dos Anjos deverá pagar à editora as perdas e danos sofridos.
10) Considere as seguintes afirmativas sobre o tema das obrigações no âmbito do Código Civil. Assinale a alternativa INCORRETA. (100 pontos)
a) Se a obrigação for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradição, sofrerá o credora perda, e a obrigação se resolverá, ressalvados os seus direitos até o dia da perda.
b) Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
c) Extingue-se a obrigação de não fazer, desde que sem culpa do devedor, se lhe torne impossível abster-se do ato que se obrigou a não praticar.
d) A obrigação de contratação de advogado sem permitir o substabelecimento do mandato constitui exemplo de obrigação de fazer fungível.

Continue navegando

Outros materiais