Buscar

CONTEXTUALIZADA DE LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: Samuel Lima Araújo 
Matricula: 01404603
Curso: Enfermagem
Os profissionais de enfermagem participam como parte da equipe de saúde em ações voltadas ao atendimento das necessidades de saúde da população e defendem os princípios da saúde pública e da política ambiental para garantir o acesso universal aos serviços de saúde, a integralidade da ajuda, as soluções, a proteção da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquia e Descentralização Político-Administrativa dos Serviços de Saúde. Os profissionais de enfermagem respeitam todos os aspectos da vida, dignidade e direitos humanos. Os profissionais de enfermagem realizam atividades que têm a capacidade de contribuir para o desenvolvimento global do ser humano com base nos princípios da ética e da bioética.
Advertência Verbal: Na presença de duas testemunhas, o infrator é advertido de forma reservada e registrado em seu prontuário.
Multa: Pagamento obrigatório de 01 (uma) a 10 (dez) vezes a anuidade da categoria profissional do infrator, que entrará em vigor no momento do pagamento da taxa.
Censura: Condenação a ser publicada na publicação oficial do Sistema Cofen/Conselho Regional de Enfermagem e jornais de grande circulação
Suspensão: Proibição do Exercício Profissional de Enfermagem pelo período que pode levar a 90 (noventa) dias e será publicada em publicação oficial do Sistema Cofen/Conselho Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicado ao Órgão do Empregador.
Cassação: Perda do direito ao trabalho na enfermagem por até 30 anos e será publicada em publicações do Sistema Cofen/Conselho Regional de Enfermagem e jornais de grande circulação
Arte. 109
Advertências Verbais, Multas, censura e Suspensão do Exercício Profissional: É de responsabilidade da Diretoria Regional de Enfermagem e será registrada no prontuário do profissional de enfermagem
Cassação do direito ao exercício da profissão: são competências do Conselho Federal de Enfermagem referidas no art.18, parágrafo primeiro, da Lei nº 5.905/73
Arte. 111 Dependendo da natureza da conduta e das circunstâncias de cada caso, as infrações serão consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas.
LEVES: Aquelas que ofendem a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, mas que não causem fraqueza ou difamem a organização dessa classe ou instituição nem causem danos materiais ou econômicos.
MODERADAS: Aqueles que causam fraqueza temporária nos membros, sentimento ou funcionamento humano, ou mesmo danos mentais, morais, patrimoniais ou econômicos.
GREVES: Aquelas que causam perigo de morte, enfermidade permanente, sentimento ou funcionamento dos membros, causam danos mental irreparável a uma pessoa, ou ainda causam danos mental, moral, patrimonial ou econômico.
GRAVESSIMAS: Causa morte, enfermidade permanente do membro, sentimento ou funcionamento, dano moral irreparável à pessoa.
A ética na enfermagem está sempre ligada à qualidade dos serviços realizados pelos profissionais da área. Isso porque são eles que cuidam dos doentes, das crianças e dos idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos. O papel do enfermeiro, seja ele qual for, é garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos indivíduos.
É importante que essas regras também sejam consideradas nas relações com equipes multidisciplinares e gestores de serviços de saúde. Seja honesto, admita erros, ajude colegas em dificuldade, não concorra deslealmente com outros profissionais, respeite a diversidade de opinião e se recuse a realizar atividades se não tiver conhecimento ou habilidade técnica. Portanto, adotar um comportamento ético no trabalho, coerente com os valores éticos e princípios profissionais e aderente às normas da própria organização, é fundamental para o enfermeiro que busca a crescer na carreira.
Referencias:
https://qcon-assets production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/7564/4960bd0d57c3b54d170aed498d27e197ca881f2c.pdf 
https://www.ceen.com.br/etica-da-enfermagem/ 
http://www.coren-es.org.br/codigo-de-etica 
http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html 
http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_311_anexo.pdf

Continue navegando