A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
BANCO DE QUESTÕES ESTRUTURA DO CONCRETO 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

BANCO DE QUESTÕES ESTRUTURA DO CONCRETO
1 - A seguir são apresentadas afirmações sobre a principal característica do concreto endurecido, a resistência à compressão.
I - É determinada através de ensaios de compressão simples do concreto com corpos-de-prova de 1 cm de diâmetro e 30cm de altura;
II - A resistência do concreto vai aumentando com o tempo e o seu valor característico é definido para a idade de 28 dias;
III - Quando não há determinações experimentais para obter a resistência característica aos 28 dias, pode-se determinar aos 14 dias;
IV - As classes de resistência do concreto são definidas de acordo com a resistência característica à compressão.
São corretas:
R = apenas I, II e IV.
2 - Uma das principais propriedades mecânicas do aço para o sistema de concreto armado é a sua resistência a tração. Nos cálculos para o dimensionamento de estruturas é considerada como última a tensão de escoamento devido o aço ser um material dúctil. Em relação à tensão de escoamento do aço, marque a opção correta.
R = O aço CA-60 por não apresentar patamar definido, a tensão de escoamento característica é obtida no ponto de deformação específica permanente de 2¿.
3 - "Esse domínio termina com a linha neutra cortando a seção transversal, portanto, temos uma seção resistente com aço tracionado e concreto comprimido. Neste domínio, apenas o concreto alcança a ruptura que é sem aviso prévio, pois o concreto rompe sem que a armadura atinja seu valor máximo. Os elementos estruturais dimensionados neste domínio são antieconômicos".
R = Domínio 2
4 - O tipo de ruptura, o tipo de deformação, e o material analisado, quando estamos nos referindo ao domínio 2, está representado na alternativa:
R = dúctil, alongamento, aço.
5 - Uma viga de concreto armado, com altura útil d=40cm e largura b=14cm, é concretada com concreto de fck= 30MPa e armada com aço CA−50. Utilizando o Modelo de Cálculo II com θ=30°, a área de aço da armadura transversal necessária para resistir aos esforço cortante solicitante de 150kN será de:
R = 7,36cm2/m
6 - Dada uma viga deseção transversal retangular com altura útil d=54cm e base b=16cm, sob esforço cortante solicitante de cálculo de 280kN, marque a opção que apresenta a área de armadura transversal necessária para resistir ao cisalhamento, sabendo que a viga será concretada com concreto de resistência à compressão fck=35MPa e que o aço utilizado para armação será o CA−50. Utilizar o Modelo de Cálculo II com θ=30°
R = 6,65cm2/m
7 - Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. No dimensionamento de uma laje com altura de 16 c m , o diâmetro máximo da barra longitudinal que o engenheiro pode adotar em projeto é de:
R = 20mm
8 - Ao dimensionar a armadura transversal, 2 ramos, de uma viga com altura útil de 45 c m , um engenheiro obteve a força cortante de cálculo igual a 10 , 8 t f e a força cortante máxima resistida por compressão das bielas de concreto igual 14 , 6 . Sabendo que a N B R 6118 : 2014 estabelece que:
R = 13,5 cm e 27,00 cm
9 - Um engenheiro ao fazer os cálculos de dimensionamento da armadura transversal, 2 ramos, da Viga V10 - de seu projeto estrutural, obteve a área de aço igual 3 , 8 c m 2 / m . Continuando os cálculos, obteve uma armadura transversal mínima de 1 , 8 c m 2 / m . Marque a opção que apresenta um possível dimensionamento correto para a armadura transversal de V10.
R = ∅ 6 , 3 a cada 16 c m
10 - Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. O engenheiro realizando o dimensionamento de uma laje, obteve como área de aço da armadura positiva na direção y, o valor de 2 , 2 c m 2 / m . Marque a opção que apresenta o espaçamento ( s ) que ele encontrou nos cálculos ao considerar a área de aço 2 , 2 c m 2 / m com barra de 6 , 3 m m .
R = 16cm
11 - Os métodos de cálculo para os Estados limites de serviço buscam o conforto, dos usuários de edificação, e a durabilidade e a boa aparência da estrutura. A seguir são feitas algumas afirmações à respeito dos ELS, marque a alternativa correta.
R = O ELS de deformação excessiva é o estado limite utilizado para limitar as deformações para uso normal da estrutura.
12 - Ao verificar o colapso de uma estrutura por falhas no dimensionamento do elemento estrutural, diz-se que essa falha ocorreu nos cálculos referente:
R = ao Estado Limite Último.
13 - Dada uma seção retangular de concreto armado com b = 12 c m e altura útil d = 27 c m , marque a opção que apresenta a área de aço longitudinal ( A s ) necessária para que a peça resista à ação de um momento fletor solicitante ( M ) de 26 k N . m . Utilizar a tabela adimensional abaixo. Dados: f c k = 25 M P a ; Aço CA 50.
R = 3,71 cm2
14 - Marque a opção que apresenta o momento máximo resistente que pode ser aplicado a uma viga de concreto armado e seção retangular com largura b = 12 c m e altura útil d = 27 c m , para uma área de aço A s = 2 , 0 c m 2 . Dados: f c k = 25 M P a ; Aço CA 50.
R = 15,28 kN.m
15 - A linha neutra corresponde ao eixo que passa pelo centroide da seção transversal. Com relação às tensões planas e principais atuantes sobre essa linha é feita as afirmações a seguir.
I. Para uma viga submetida à momento fletor, a linha neutra separa a parte tracionada da parte comprimida, sendo que sobre ela a tensão normal é nula.
II. Para uma viga submetida ao esforço cortante, a tensão cisalhante é máxima sobre a linha neutra.
III. No estado plano de tensões, um ponto situado sobre a linha neutra apresenta apenas tensões cisalhantes.
IV. O planos das tensões principais, em um ponto sobre a linha neutra ocorre no plano de θ=45°.
São corretas:
R = I, II, III e IV.
16 - Para uma determinada viga, foi calculada a armadura transversal necessária, A s w , de 6 , 40 c m 2 / m para resistir a um esforço cortante de cálculo igual a 385 k N . Sabendo que a força cortante de cálculo máxima resistida por compressão diagonal das bielas de concreto ( V R d 2 ) é de 525 , 4 k N e que será utilizado o aço C A 50 , marque a opção que apresenta o dimensionamento da armadura transversal seguro e mais econômico.
R = ϕ 6,3 mm a cada 9 cm
17 - Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. A quantidade de barras da armação positiva na direção x de uma laje é calculada dividindo-se a distância de eixo a eixo na direção x pelo espaçamento ( s ) adotado. Se em uma Laje a distância for de 8 , 00 m e o espaçamento for de 20 c m , a quantidade de barras será:
R = 40
18 - Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. Uma laje será submetida ao momento fletor solicitante de 22 k N . m / m , sabendo que a laje será calculada considerando a resistência característica do concreto, f c k = 30 M P a . Determine a altura útil mínima desta laje.
R = 7,6cm
19 - Considerando o dimensionamento de vigas de apoios de lajes retangulares uniformemente carregadas, para uma laje do tipo 5 com um carregamento total, p = 9 , 00 k

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.