Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Questão 1
"O Ecomarxismo ou Ecossocialismo é uma ideologia a favor do meio ambiente, que impõe a desaceleração do mercado em prol do meio ambiente e impõe uma visão holística (do todo). Essa corrente ideológica é de muita contribuição para o meio ambiente, pois retoma conceitos da Revolução Industrial, importante momento transformador da história, que marcou o avanço da tecnologia e o valor do trabalho." (DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental/Benedita de Fátima Delbono. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. P. p. 115). 
As abordagens do ecossocialismo podem variar internamente, de acordo com a autora, porém elas se valem de um mesmo método. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que representa o método de análise utilizado por essas abordagens: 
A)
 
Materialismo histórico. 
B)
 
Fenomenológico.
C)
 
Funcionalista.
D)
 
Evolucionismo.
E)
 
Positivismo.
Questão 2
Consiste no relatório técnico conclusivo do EIA, onde estão expostos os possíveis impactos ambientais. Ele contém os levantamentos e as conclusões pelos quais o órgão público responsável pela licença deverá analisar e conceder ou não a licença para o projeto ser executado. Assinale a alternativa que possui o nome deste relatório técnico:
A)
 
RIMA
B)
 
NBR
C)
 
BSC
D)
 
EIA
E)
 
IDH
Questão 3
Tanto no mundo corporativo, quanto na esfera pública, tem surgido práticas de apoio e de incentivo ao desenvolvimento sustentável. Frente a essa necessidade, alguns organismos têm criado instrumentos para o acompanhamento e valorização de empresas que adotam práticas mais positivas para a sociedade e para o meio ambiente. A partir disso, analise as afirmações abaixo:
I – O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), foi criado pela BM&FBOVESPA para promover a valorização de empresas socialmente responsáveis.
II – As empresas que tem promovido iniciativas com responsabilidade social e ambiental acabam arcando sozinhas com o ônus dessas ações, pois elas geram gastos e não tem nenhum retorno para a organização.
III – A responsabilidade social e ambiental pode gerar mudanças no entorno das empresas, ao passo que valoriza e respeita a comunidade e os trabalhadores.
Assinale a alternativa correta: 
A)
 
Está correta somente a afirmação III. 
B)
 
Estão corretas somente as afirmações I e III.
C)
 
Está correta somente a afirmação I.
D)
 
Estão corretas somente as afirmações II e III.
E)
 
Estão corretas somente as afirmações I e II.
Questão 4
Além das questões relacionadas à responsabilidade social interna e externa, Lima et al. (2014) citam também a Gestão social cidadã, que envolve projetos que vão além do atendimento à comunidade local, atingindo a sociedade como um todo. Esses processos envolvem questões relacionadas à ética e transparência das empresas. 
Considere as afirmações abaixo sobre o tema:
I – Responsabilidade Social da Empresa remete à reflexão sobre seus princípios éticos.
II – Quanto maior for o desenvolvimento econômico, maior também deve ser a responsabilidade social das empresas, na medida em que, só se pode cobrar responsabilidade social das empresas que tem alto índice de lucro.
III – A lucratividade de uma empresa não está diretamente relacionada com a sua obrigação quanto à responsabilidade social, pois a implementação de projetos sociais está relacionada a um pressuposto ético, não econômico.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Somente estão corretas as afirmações II e III.
B)
 
Somente está correta a afirmação III.
C)
 
Somente está correta a afirmação II.
D)
 
Somente estão corretas as afirmações I e II.
E)
 
Somente estão corretas as afirmações I e III.
Questão 5
Existem instrumentos instituídos pela Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81) que são obrigatórios e prévios a qualquer projeto que venha a impactar o meio ambiente. Existe, por exemplo, um relatório técnico, com linguagem simplificada, que revela os impactos negativos e positivos levantados pelo EIA, estudo necessário para a implantação de determinadas atividades que sejam potencialmente impactantes ao ambiente. Nesse sentido, assinale a alternativa que revela o nome desse relatório:
A)
 
EIA.
B)
 
IDH.
C)
 
CONAMA.
D)
 
IBAMA.
E)
 
RIMA.
Questão 6
O nexo entre economia, sociedade e meio ambiente é de fundamental importância para se entender a crise socioambiental instaurada no mundo contemporâneo, referindo-se aos recursos e à sua administração. Esses recursos são aqueles indispensáveis às pessoas que, conforme a sua escassez, tornam-se mais protegidos e de valor inestimável.
Associe a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
	1. Economia
	( ) Está diretamente ligado a tudo que é indispensável à pessoa humana.
	2. Sociedade
	( ) É a administração dos recursos escassos diante de necessidades múltiplas.
	3. Meio ambiente
	( ) Trata da atividade conjunta, do convívio de forma organizada e de forma consciente realizado pela população.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
A)
 
3, 1, 2.
B)
 
2, 1, 3.
C)
 
3, 2, 1.
D)
 
2, 3, 1.
E)
 
1, 2, 3.
Questão 7
Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao considerar esses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor.
Como é chamada essa prática de consumo?
A)
 
Consumo Verde.
B)
 
Consumo Relacional.
C)
 
Consumo Consciente.
D)
 
Consumo Criativo.
E)
 
Consumo Tolerante
Questão 8
As ONGs – Organizações Não Governamentais – são entidades que atuam em áreas sociais em escala global. A nossa constituição Federal permite a atuação dessas instituições, podendo elas receber subvenção de estados, municípios e união.
A partir de seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmações a seguir:
I. As ONGs são entidades do Terceiro Setor, e são instituições privadas sem fins lucrativos, atuando em setores sociais como o da saúde, de combate à pobreza, de defesa do meio ambiente, etc.
II. Em tese, as ONGs, defendem os interesses de uma nação, ou seja, interesse de uma determinada sociedade e se difere dos interesses escusos que visam só ao lucro para uma minoria determinada.
III. As ONGs, por manterem um compromisso com o social, devem ser consideradas responsabilidade do Estado, na medida em que cabe à União, mantê-las com o dinheiro dos impostos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
A)
 
II e III.
B)
 
III.
C)
 
I, II e III.
D)
 
I e III.
E)
 
I e II.
Questão 9
Leia o trecho a seguir:
A _________________________ tem por objetivo propor o rompimento com a ideia de neutralidade científica para tornar a geografia uma ciência apta à elaboração de uma crítica extrema à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza, dando ênfase à necessidade de diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais.
Assinale a alternativa que contém o termo que completa corretamente a lacuna do trecho acimar:
A)
 
Geografia Marxista.
B)
 
Ecologia Holística.
C)
 
Geografia do Comportamento.
D)
 
Ecologia Crítica.
E)
 
Geografia Crítica.
Questão 10
Existe uma estratégia que os investidores com preocupação ambiental utilizam que consiste em, antes de investir, filtrar as empresas de acordo com os critérios de sustentabilidade, da governança corporativa e da responsabilidade social corporativa, deixando de comprar ações daquelas que não se encaixam nestes requisitos.
Como é conhecida esta estratégia?
A)
 
ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
B)
 
SRI – Investimento Socialmente Responsável.
C)
 
ISR – Investimento em Sustentabilidade Responsável
D)
 
SRI – Índice de Sustentabilidade Responsável.
E)
 
ISE – Investimento em Sustentabilidade Empresarial.
Questão 11
Trata-se de um relatório técnico de avaliação das consequências e danos ambientais
Página12