Buscar

AVALIAÇÃO ESTUDOS DISCIPLINARES

Prévia do material em texto

· 
	
O aparelho auditivo dos cães pode ser dividido em três porções, os papéis destas estruturas estão descritos nos itens a seguir. Indique os que não são corretos.
I - O ouvido externo é uma região amplificadora que capta o som e o propaga adiante.
II - O ouvido médio emite vibrações que estimulam o ouvido externo.
III - O martelo, a bigorna e o estribo amplificam o som e são os chamados órgãos do balanço.
IV - No ouvido intermediário, está a cóclea que capta as vibrações e as transforma em sinais químicos que são enviados ao cérebro.
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e IV.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Muitos animais usam a comunicação acústica como: localização, para afugentar invasores e inimigos, para demarcar território, ou ainda, em rituais de acasalamento, além, é claro, da comunicação inter e intraespecífica. E os sons, ao serem recebidos, podem ser diferenciados de acordo com suas propriedades fisiológicas, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Altura e timbre.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O espectro sonoro é definido com base na capacidade auditiva encontrada na média da população humana. Assim, as faixas sonoras podem estar abaixo ou acima de nossa capacidade auditiva. As faixas do espectro sonoro estão respectivamente em ordem crescente de frequência em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Infrassom, sons audíveis e ultrassons.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os sons vocais são gerados por meio de estruturas vibratórias ligadas ao trato respiratório que produzirão ondas mecânicas capazes de serem interpretadas por um sistema auditivo. Já os sons não vocais dependem de outras partes do corpo ou objetos para serem emitidos. Abaixo, encontramos exemplos de sons produzidos pelos animais, assinale a opção que traz respectivamente um som vocal e um não vocal.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Latidos e batidas no peito.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Normalmente, alguns comportamentos em cães, gatos e outros animais podem denotar possíveis problemas auditivos. Não devemos achar que os animais domésticos não podem ser surdos ou hipoacústicos. Abaixo, podemos ver alguns sintomas, entre eles, qual não está relacionado com a perda auditiva.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Abanar o rabo demonstrando felicidade
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em humanos, o elemento vibratório responsável pela emissão dos sons da fala é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Cordas vocais.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	A produção de sons em animais pode variar significativamente. Mas em geral uma linha de ações ocorre, por meio de diferentes mecanismos que garantem a emissão da onda sonora. Qual das alternativas a seguir não faz parte da produção de sons em animais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Recepção e interpretação do som.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de percepção das ondas sonoras em um indivíduo. No caso dos surdos, não há qualquer audição funcional e os indivíduos hipoacústicos têm audição, ainda que baixa, funcional, com ou sem o uso de próteses auditivas. Das alternativas a seguir, opte por aquela que traz causas originadas hereditariamente ou nascença.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Surdez ocasionada durante a gestação, mãe do indivíduo era portadora de toxoplasmose.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O som está presente no dia a dia de muitos animais, na comunicação entre os cães, no coaxar dos sapos, ou mesmo, no cantarolar dos pássaros. E este fenômeno físico pode ser descrito como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O som e uma onda mecânica que um indivíduo é capaz de interpretar por meio de um sistema auditivo.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema auditivo dos vertebrados é muito semelhante para a maioria das espécies exceto anfíbios, répteis e aves. Dos itens a seguir, qual não está presente nestes animais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apresentam três ossículos que atuam na propagação e intensificação do estímulo, sendo estes: martelo, bigorna e estribo.

Continue navegando