Buscar

A2 ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO

Prévia do material em texto

ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO(IL60006)
	
	
	
	Data: 07/06/2018 20:30
	Local: POLO UVA TIJUCA / Polo Tijuca / Andar / C429 - 4º andar - Bloco C
	Acadêmico: UVA - Universidade Veiga de Almeida / EAD-IL60006-20182A / ANÁLISE ECONÔMICA E MERCADO(IL60006)
· 1) 
 
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: número de empresas que compõem o mercado, tipo de produto e se existem barreiras de acesso para novas empresas.
 
Fundamentalmente, as estruturas de mercado se diferenciam pela capacidade de definir:
· A) Segmento. 
· B) Acordos. 
· C) Modelo. 
· D) Lucro. 
· E) Preço. 
· 2) 
 
O grau de concentração econômica de uma empresa é medido por meio da proporção do valor do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade sobre o total de faturado no ramo respectivo. O resultado é obtido em termos percentuais: quanto mais próximo de 100%, maior será o grau de concentração; quanto mais próximo de 0%, menor será o grau de concentração do setor.
 
Diante disso, pode-se afirmar que, no Brasil, o órgão que atua para favorecer a livre concorrência é:
· A) BNDES. 
· B) CADE. 
· C) BACEN. 
· D) SDE. 
· E) SEAE. 
· 3) 
 
A análise do lado monetário da economia está direcionada à parte financeira, ou seja, como são realizados os planos de consumo e investimentos. Na prática, significa como são articulados os mecanismos que transferem recursos financeiros de um agente para outro. De forma simplificada, podemos considerar o posicionamento dos consumidores e dos vendedores: o consumidor gasta sua renda com consumo (compra de bens e serviços) e poupança (renda que não foi gasta com o consumo). O vendedor, por sua vez, produz para o consumidor (oferta de bens e serviços) e faz investimentos (incremento da capacidade produtiva). Dessa forma, a poupança dos consumidores equivale aos investimentos dos produtores.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que justifica corretamente a dependência de financiamento externo por parte dos países em desenvolvimento.  
· A) Excesso de pressão sobre os preços. 
· B) Menor nível de investimento em educação. 
· C) Falta de poupança doméstica. 
· D) Ineficiência distributiva da renda. 
· E) Redução na geração de emprego. 
· 4) 
O papel do Estado na economia suscita debates acalorados sobre sua importância, o tamanho e o grau de intervenção no mercado. Para os clássicos, a intervenção do Estado na economia deve ser mínima, para os keynesianos, o Estado exerce papel preponderante, principalmente em momentos de retração do ciclo de crescimento.
 
A respeito da participação do Estado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O papel reservado ao Estado na estrutura conceitual das primeiras escolas econômicas partia da ideia do liberalismo econômico.
 
PORQUE
 
II. O pressuposto teórico do liberalismo considera que os mercados são eficientes e atuam sobre a produção, distribuição e propriedade privada.
 
Analisando as asserções, conclui-se que:
· A) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
· B) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
· C) As duas afirmações são falsas. 
· D) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
· E) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
· 5) 
 
A demanda, ou procura, pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende das variáveis que influenciam a escolha do consumidor. Nesse contexto, observe a imagem a seguir. 
 
 
Foto: Allen.G/Shutterstock.com
 
Considerando o exposto, dentre as variáveis que afetam a demanda, marque a alternativa que apresenta corretamente qual está relacionada à imagem destacada.
· A) Preferência. 
· B) Crédito. 
· C) Propaganda. 
· D) Preço. 
· E) Localização. 
· 6) 
 
A política cambial integra um dos principais instrumentos de política macroeconômica, estando relacionada à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. No Brasil, as decisões de política cambial são de alçada das autoridades monetárias e seguem a dinâmica da economia do país. Nesse contexto, as autoridades monetárias podem fixar a taxa de câmbio ou permitir que o câmbio seja determinado pelo mercado de divisas, ou seja, definido pela oferta e pela demanda de divisas.
 
Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente o regime cambial adotado atualmente no Brasil.
· A) Banda cambial. 
· B) Fixo. 
· C) Âncora cambial. 
· D) Atrelada. 
· E) Flutuante. 
· 7) 
 
No estudo da microeconomia, a estrutura de concorrência perfeita caracteriza um tipo de mercado em que há grande número de vendedores, de tal modo que nenhuma empresa exerce poder para definir a oferta do mercado e determinar o preço de equilíbrio. Nesse contexto, sabe-se que as características desse mercado são dificilmente encontradas. Na prática, os mercados mais próximos dessa estrutura são os mercados de produtos agrícolas.
 
Considerando o exposto, faça o que se pede nos itens a seguir:
 
a) Cite, no mínimo, duas características do mercado em concorrência perfeita.
 
b) Considerando que os mercados em concorrência perfeita são dificilmente encontrados, evidencie por que os economistas estudam o mercado de concorrência perfeita.
Expectativa de resposta: 
a) A resposta deve considerar duas das seguintes características:
· Existência de grande número de pequenos vendedores e compradores.
· Produto homogêneo, ou seja, padronizado.
· Livre entrada e saída de empresas no mercado, ou seja, não há restrições para a entrada e saída do mercado;
· Transparência, ou seja, todas as empresas conhecem qualquer alteração do mercado, como, por exemplo, uma inovação tecnológica que será compartilhada por todos.
· Mobilidade dos recursos produtivos, ou seja, mão de obra e outros insumos pode ser facilmente deslocada da fabricação de uma mercadoria para outra.
b) O mercado de concorrência perfeita é estudado como parâmetro de uma estrutura ideal de mercado em que nenhuma empresa, isoladamente, terá poder sobre a formação dos preços e a obtenção de lucros extraordinários.
A tabela a seguir apresenta as estruturas de mercado e suas características.
	Estrutura
Característica
	Concorrência Imperfeita
ou Monopolista
	Oligopólio
	Monopólio
	Número de firmas
	Grande
	Poucas
	Uma
	Tipo de produto
	Diferenciado
	Padronizado ou diferenciado
	Único
	Controle sobre preço
	Existência de substitutos
	Pode haver conluios
	Sujeito a regulação
	Barreiras à entrada
	Não há
	Fortes barreiras
	Fortes barreiras
	Exemplos
	Confecções “de marca”
	Cimento/automóvel
	Remédios patenteados
Referência TEBCHIRANI, Flávio Ribas. Princípios de Economia: Micro e Macro [livro eletrônico]. Disponível na Minha Biblioteca.
· 8) 
 
O papel da OMC, organismo multilateral que atua sobre as relações internacionais entre países, consiste em integrar a produção de bens e serviços em âmbito mundial e favorecer o intercâmbio entre as nações, independentemente do grau de desenvolvimento. Dessa forma, a OMC atua como instituição reguladora do protecionismo, com o objetivo de: gerenciar acordos multilaterais de comércio relacionados a bens, serviços e direitos de propriedade intelectual; administrar o entendimento sobre soluções de controvérsias; servir de fórum para as negociações; supervisionar as políticas comerciais nacionais; e cooperar com outras organizações internacionais. Nesse contexto, os Estados Unidos anunciaram medidas restritivas ao setor siderúrgico desfavorecendo os países exportadores de aço e alumínio em proteção ao mercado doméstico. A reportagem a seguir apresenta um trecho sobre o efeito da medida: 
 
“Uma guerra comercial pode estar prestes a eclodir. A decisão do presidente Donald Trump de aplicar tarifas alfandegárias de 25% ao aço importado pelos Estados Unidos e 10% ao alumínio deve suscitar reações em cadeia por parte dos parceiros comerciais dos americanos atingidos pela medida. Prevendo a avalanche de reclamações, o presidente da OMC (OrganizaçãoMundial do Comércio), Roberto Azevêdo, declarou nesta sexta-feira (2) que ‘uma guerra comercial não interessa a ninguém’.
 
“Azevêdo disse estar ‘claramente preocupado’ com os projetos do presidente americano. O Canadá, maior exportador de aço para os EUA, está furioso: os dois países estão ligados por um acordo de livre comércio que proíbe esse tipo de medida protecionista, o Nafta, do qual também faz parte o México. O Brasil, segundo maior exportador, com 13% do valor total comprado pelos americanos, indicou que não descarta adotar ‘ações complementares, nos âmbitos multilateral e bilateral, para preservar seus interesses’. A União Europeia, por sua vez, indicou que, se Trump confirmar a medida, poderá impor tarifas de salvaguarda do setor no bloco, impondo as próprias barreiras.”
 
(Fonte: http://br.rfi.fr/economia/20180302-medida-protecionista-de-trump-tera-efeito-cascata-no-comercio-internacional. Acesso em: 17 abr. 2018)
 
Com base no exposto, faça o que se pede nos itens a seguir:
 
a) Cite que objetivo da OMC a medida anunciada pelos Estados Unidos fere. Justifique sua resposta.
 
b) Descreva um reflexo da medida para os países exportadores de aço e alumínio, principalmente para o Brasil.
 
c) Analisando a fala do presidente Roberto Azevêdo, descreva, no mínimo, duas consequências da medida para a OMC.
Expectativa de resposta:
a) O presidente Trump desconsidera o objetivo da OMC de supervisionar as políticas comerciais nacionais. Dessa forma, a autonomia tarifária depende do parecer da OMC em relação ao percentual máximo permitido para a adoção de restrições comerciais.
b) Pode afetar a geração de emprego e renda pela perda de dinâmica no setor exportador. O Brasil perde recurso financeiro de um dos setores em que apresenta vantagem comparativa.
c) A preocupação consiste na perda de importância da OMC nas controvérsias internacionais, no retorno do poder das grandes nações e na retomada das guerras comerciais em desfavor dos países com menor poder de barganha internacional.

Continue navegando