Buscar

Comercio aduaneiro - Discursiva Fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

No comércio internacional os documentos desempenham importante função. Uma negociação internacional formaliza-se por meio de um contrato, que não precisa ter uma forma preestabelecida, podendo ser uma carta ou um fax, onde se definam as condições da operação. Para facilitar o intercâmbio comercial, alguns documentos são padronizados, embora haja diferenciações de modelos conforme o país importador, porém, o importante é que haja clareza nas condições da negociação.
Cada tributo tem sua particularidade, então fique atento e aprenda a calcular cada um deles:
Imposto de Importação (II):Baseado na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que define o tipo de mercadoria, a alíquota do II pode ser de zero a 35%.
Para calcular tem que usar a Tarifa Externa Comum (TEC) e aplicar a alíquota fixada sobre o valor aduaneiro da mercadoria. Caso sua importação tenha origem em algum país do Mercosul, vale saber que há a possibilidade de obter a isenção dessa taxa, desde que o produto esteja fora da lista de exceções que cada país-membro elabora individualmente.
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): Esse tributo incide sobre todos os produtos industrializados, inclusive os que tem origem fora do país.
A base do cálculo desse imposto é composta pela soma do valor aduaneiro e do valor do II. A partir disso, para calcular o IPI você deve multiplicar essa base de cálculo pela alíquota, que pode ser consultada na Tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). O PIS e Cofins também incidem sobre o valor aduaneiro da mercadoria, assim como os demais impostos citados. No entanto, a alíquota para produtos importados do PIS é de 1,65% e da Cofins, é de 7,60%, exceto em casos específicos que podem ter cobranças diferentes. Para conhecer essas exceções,ICMS Por ser um imposto estadual, cada federativa tem liberdade para definir a sua alíquota e, em casos de importação, é preciso verificar que sempre cabe ao local do estabelecimento e não onde a mercadoria está desembaraçada.
Segue exemplo imposto aduaneiro:
(Valor aduaneiro + II + IPI + PIS + COFINS + taxa Siscomex + despesas ocorridas até o momento do desembaraço aduaneiro) ÷ (1 – alíquota devida do ICMS).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais