Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Desafio 
O engenheiro civil deve ter soluções para as inúmeras alternativas que podem existir no mercado, portanto um arquiteto o contratou para fazer o dimensionamento das fundações de uma casa. Para esse procedimento, deve ser utilizado um tipo de fundação rasa, do tipo bloco, pois deseja-se economia no processo, e a fundação do tipo bloco é uma das mais econômicas.
Sabe-se, após a análise estrutural, que a normal do pilar tem o valor de 800 kN, que esse pilar tem lados de 60 cm x 35 cm, e o concreto tem fck = 20 MPa. Sabe-se, também, que a tensão admissível do solo é adm = 0,3 MPa. Qual é o procedimento a ser tomado para determinar o bloco de fundação do pilar?​​​​​​​
Resposta:
Padrão de resposta esperado 
Primeiramente, deve-se estimar a área de contato do bloco com o solo, dividindo-se a força normal do pilar pela tensão admissível.
Com a área da sapata e as dimensões dos pilares, pode-se utilizar a equação, e, dessa forma, encontra-se que b=120,5 cm. A tensão de tração do concreto também pode ser mensurada por meio de fórmula. A seguir, encontra-se no ábaco o valor de 68º: como se pode verificar a tangente do ângulo, então é fácil achar os valores dele.
O bloco deve ter as seguintes dimensões para suportar a carga: 2,15 m de altura e dimensões de base de 2,1 m x 1,25 m.

Mais conteúdos dessa disciplina