Buscar

PROCESSOS DECISORIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
 R.A: D772EJ0
PROCESSOS DECISORIOS
NOME: ISABELLA NUNES DOS SANTOS
NOTA DE ESCLARECIMENTO: No sistema existe apenas 12 questões da matéria de processos decisórios.
1- O ciclo PDCA de solução de problemas caracteriza-se pelo(a): R: A alternativa E está correta pois, controle do processo, que pode ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização, evitando erros lógicos nas análises e tornando as informações mais fáceis de serem entendidas.
2- Sobre MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) não se pode afirmar corretamente que: R: O Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como gráfico espinha de peixe, tem pouca utilização na solução de problemas. Por isso não se pode afirmar corretamente a letra C.
 
3- Tomar decisões erradas é um risco ao qual todas as empresas estão sujeitas, inclusive e, sobretudo, as bem-sucedidas. Por isso, é importante o conhecimento de técnicas e ferramentas para auxiliar os administradores a melhorar a qualidade de suas decisões e evitar erros que possam impactar de maneira significativa o desempenho das organizações.  Ainda sobre a tomada de decisão, podemos afirmar que: I uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.II alguns autores consideram a tomada de decisão como sinônimo de administração e referem-se aos administradores como tomadores de decisão.
III corresponde ao conjunto de decisões que permite à organização resolver os problemas, aproveitar as oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.
IV os administradores têm que calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.Está correto o que se afirma somente em: R: A alternativa correta é a letra C onde todas as afirmativas estão corretas.
4- A melhoria da qualidade é uma atividade que deve estar presente nas rotinas de toda a empresa. Isto significa que todos os processos empresariais, sejam eles produtivos ou administrativos, podem e devem ser continuamente avaliados e melhorados. Todas as operações, independentemente de quão bem sejam gerenciadas, são passiveis de intervenções para melhoria de seu desempenho. Desta forma, existem abordagens e técnicas que podem ser adotadas para melhorar os processos de produção, administrativos e de negócios. Dentre elas, o MASP é um método para a resolução do problema. Com relação ao MASP, podemos afirmar ainda que I é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria.
II é um caminho ordenado, composto de passos e subpassos pré-definidos para a escolha de um problema, análise de suas causas e ações que consistem uma solução.
III prescreve como um problema deve ser resolvido e não como ele é resolvido, podendo ser denominado como “modelo prescritivo”  
IV embora auxilie os gerentes na solução de problemas, de forma não assertiva, ele fornece subsídios para analisá-los e priorizá-los, identificando situações  que não foram bem definidas e exigem atenção. 
V estabelece rápido controle das situações e planeja o trabalho que será realizado, apresentando respostas que ajudam na priorização de problemas que exijam atenção, dividindo-o em partes para ser analisado. Sobre as alternativas acima, conclui-se que: R: somente a afirmativa IV está incorreta portanto a alternativa que corresponde esta questão é a letra E. 
5- Analise as afirmativas seguir:I A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.
II As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas. Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou fundamentadas na incerteza.
III O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária. Está correto o afirmado somente em: R: alternativa C está correta pois tanto a afirmativa I quanto a III esta certa.
6- Há dois modelos básicos que identificam o comportamento adotado em um processo de tomada de decisão: o modelo racional e o modelo intuitivo. Assinale a afirmativa que identifica corretamente os dois modelos. R: O comportamento racional é o que segue uma ordem lógica e se baseia totalmente em informações; enquanto o comportamento intuitivo é o que segue um processo não totalmente consciente e se baseia na sensibilidade e percepção. Por isso a alternativa correta é a letra E.
7- Quando há necessidade de escolha entre alternativas em uma tomada de decisão não programada, para a qual devem ser elaboradas algumas ideias de desenvolvimento de processos, bem como justificativas para as devidas interferências nos processos, temos como melhor caminho usar a dinâmica do “Brainstorming”, ou seja, I resolver em primeiro lugar os problemas que todos identificaram com maior rapidez. 
II identificar os possíveis problemas e suas eventuais causas, por meio da verbalização dos membros do grupo que usam sua criatividade para propor alternativas, de modo espontâneo, sem preocupação com a realidade ou a tradição.
III identificar possíveis problemas, cuja definição é mais precisa, se utilizadas as ferramentas da qualidade, que compõem o MASP.
IV levantar problemas em equipe, baseados nas vivências pessoais.
V solucionar os problemas levantados pelos membros do grupo, identificados por sua criatividade, desde que propostos com coerência e desde que tenha havido preocupação com a realidade ou a tradição. Está correto o afirmado em: R: A alternativa correta é a letra D pois somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
8- O MASP o método / processo de identificar e tratar problemas é uma forma padronizada de ação, que permite ao administrador Hoje no comando de uma empresa familiar o jovem gerente tem aprendido que uma das atividades mais desafiadoras do Administrador é a de tomada de decisões, em especial, quando há uma parte de membros da família envolvidos na situação. Nestas condições, pode-se afirmar que as decisões, na maioria dos casos, tendem a ser difíceis e trabalhosas. 
Ao identificar a necessidade de mudanças na organização, um administrador contratou uma consultoria que o orientou a utilizar o MASP, para agregar/incrementar valor e melhorias aos processos. O MASP como método / processo de identificar e tratar problemas é uma forma padronizada de ação, que permite ao administrador. I ter maior controle sobre a administração das interferências nos processos.
II sempre tomar decisões não programadas.
III alocar recursos com maior segurança, com base numa visão mais adequada dos resultados.
IV entender prontamente as propostas de solução formuladas pela equipe.
V tratar de soluções mais arriscadas, sem identificação de risco. Está correto o afirmado em. R: somente a afirmativa I, III e V estão corretas portanto letra C está correta.
9- Na Cia. XPTO, depois de investir milhões em uma nova tecnologia que logo se tornou obsoleta, os altos gerentes ficaram relutantes para novos investimentos tecnológicos. Essa resistência exemplifica a armadilha: R: a alternativa correta é a letra D porque dos custos já dispendidos advém da tecnologia.
10- Um dos problemas de comunicação de algumas organizações consiste em não observar as sugestões que os funcionários têm a oferecer. Essas sugestões são superimportantes, pois os funcionários estão diretamente em contato com os problemas enfrentados pela empresa em seu dia a dia. Esse tipo de erro pode ser denominado R: A letra B está correta pois o erro pode ser dominado com segueira estrutural.
11- Enquanto o setor empresarial, em sua grande maioria, apoiava as reformas liberais do Estado, o significado dominante atribuído à responsabilidade social e empresarial e às práticas de ação social empresarial foi incorporado como uma forma de compensar os efeitos negativos dessas reformas (...). Um dos problemas dessasações é que elas retiram da arena política e pública os conflitos distributivos e as demandas coletivas por cidadania e igualdade. Distanciada de uma cidadania fundada na garantia de direitos, a noção de cidadania sugerida pela significação atribuída à responsabilidade social, uma vez reduzida a prática da ação social empresarial, está sujeita a decisões particulares e à intervenção pulverizada, ao arbítrio das preferências privadas de financiamento (...). ASHLEY, P. A. Revisitando a responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção e a prática do período 2000-2003. In: Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 138–155 (Adaptado). Considerando o fragmento do texto apresentado, assinale a afirmativa correta: R: a alternativa C esta correta pois, as ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas estão sujeitas a desejos individuais.
12- Sobre responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas: I Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade e parcerias com entidades não governamentais são ações de responsabilidade social.
II Em responsabilidade social, deve-se dar prioridade ao atendimento de necessidades sociais em detrimento do lucro da empresa.
III Redução na emissão de poluentes e uso de energias renováveis estão na pauta da responsabilidade social. Está correto o afirmado em: R: as afirmativas I e III estão corretas somente portanto letra D correta.

Outros materiais