Buscar

Com. e Expressão revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1:
A metáfora é uma figura de estilo (ou de linguagem) construída a partir de uma comparação implícita: "Minha vida é um palco iluminado" "Meu cartão de crédito é uma navalha" Nos dois exemplos acima, há comparação: vida = palco, cartão de crédito = navalha. Os autores desses versos, ao estabelecerem a comparação, expressaram uma relação de semelhança entre os dois termos da comparação, relação essa subjetiva, resultado de sua imaginação, de sua percepção particular da realidade.
Exemplos:
- Você é uma flor
 -Dois diamantes brilhavam no rosto da menina.
-Meu pensamento é um rio subterrâneo
A metonímia consiste na substituição de um termo por outro com o qual mantém uma relação de significado. Essa relação pode ser de vários tipos: continente pelo conteúdo, autor pela obra, a marca pelo produto, a parte pelo todo, o efeito pela causa etc. Exemplos: 
-"Meu pinho toca forte que é pra todo mundo saber..." (Chico Buarque) – pinho é a madeira de que é feito o violão; "Ele só lê Machado de Assis"; "O bonde passa cheio de pernas..." (Carlos Drummond de Andrade)
-trocar o nome da obra pelo nome do autor ("Eu li Machado de Assis.")
- causa por efeito ("Sou alérgico a cigarro." Na verdade, você é alérgico a fumaça do cigarro)
- recipiente por conteúdo ("Bebi duas caixas de leite." Não, você só bebeu o leite.)
- inventor por invento ("Vou comprar um ford." Ford é o nome do inventor.)
- concreto por abstrato ("Fulaninho tem uma ótima cabeça." Cabeça [concreto] = inteligência [abstrato].
Aula 2
Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
-Coerência - É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coerência é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase. tem que ter exemplos
A coesão diz respeito ao modo como ligamos os elementos textuais numa sequencia
A coerência não é apenas uma marca textual, mas diz respeito aos conceitos e às relações semânticas que permitem a união de elementos textuais.
Coesão X Coerência são fenômenos distintos porque podem ocorrer numa sequencia coesiva de fatos isolados, que combinados entre si, não têm condições de formar um texto.
Aula 3
Tipos textuais: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.
Gêneros textuais: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.
Aula 4
Pauta : Dependendo do veículo de informação, a pauta pode ser elaborada de forma diferente, mas, em sua essência, constitui de cinco pontos. Uma pauta geralmente é montada seguindo os seguintes tópicos: histórico, matéria, abordagem, fontes, imagens
Aula 5
Cacoépia: É um erro na grafia, significa um vocábulo pronunciado incorretamente. Exemplo : Pobrema em lugar de problema é uma cacoépia.

Outros materiais