Buscar

Teste_de_Conhecimento_EducaçãoEspecial06

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O gestor de uma escola de ensino fundamental recebeu o responsável por um aluno com deficiência intelectual que solicitou a matrícula de seu filho na escola regular. A atitude correta desse gestor, seguindo a proposta inclusiva de educação para o aluno com deficiência intelectual será:
	
	
	
	Não matricular o aluno e primeiro comunicar o fato para o órgão administrativo responsável pelo acompanhamento e supervisão das escolas regulares.
	
	
	Criar uma classe especial para alunos com deficiência intelectual na escola regular.
	
	
	Encaminhar esse aluno para uma escola especial que atende outros alunos com as mesmas características e com apoio e suporte adequados.
	
	
	Matricular o aluno nesta escola inserido numa classe comum e oferecer um sistema de apoio e suporte adequado.
	
	
	Matricular o aluno e encaminhar para a escola especial mais próxima.
	
Explicação:
Os gestores de escolas são obrigados a recer os alunos (deficientes ou não) e promover condições de aprendizages a todos e todas. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A partir dos pressupostos do movimento de inclusão podemos afirmar que a participação da pessoa com deficiência intelectual no planejamento e execução de serviços destinados a eles é :
	
	
	
	Uma barreira para a inclusão.
	
	
	Uma conquista da sociedade que objetiva ser democrática.
	
	
	Um problema social sem relevância.
	
	
	Um erro ocasionado pelo desvio de responsabilidades.
	
	
	Um desrespeito ao direito da pessoa com deficiência.
	
Explicação:
	 A participação da pessoa com deficiência intelectual no planejamento e execução de serviços destinados a eles é  uma conquista de toda sociedade que pretende ser democrática, grantindo os mesmos direitos a todos os cidadãos, independente de sua condição.:
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
(REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
 I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
 IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	II, III.
	
	
	 I e II.
 
	
	
	  I, III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	  I e III.
 
	
Explicação:
Em muitos casos, mesmo observando o aluno pode não cosneguir  desenvolver os movimentos específicos por sua dificuldade, logo, observando não haverá aprendizagem Logo, mesmo pretendendo, não poderá imitar.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Lino de Macedo (s/d) descreve três formas de relacionamento humano com as diferenças. São elas: negação, conversão e por fim, respeito pelas diferenças. Dentro do contexto a ser apresentado, marque a única alternativa que tratou a diferença de forma respeitosa no cotidiano escolar. Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed.
	
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma colocá-lo para fora da sala quando ele não respeita os limites.
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma pedir reforço medicamentoso todas as vezes que ele não respeita a professora.
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma criar atividades diversificadas em que possa alternar momentos de maior concentração com outros de maior de movimentação.
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma ser indiferente as agitações de Matheus, como forma de não ceder ao comportamento manipulador dele.
	
	
	Matheus, aos 10 anos de idade, não consegue se sentar e copiar do quadro. É muito agitado e acaba atrapalhando o planejamento da professora. Ela costuma tirar o seu recreio e levá-lo para a biblioteca quando ele não respeita as regras.
	
Explicação:
Para auxiliar na aprendizagem de crianças desatentas e agitadas, faz-se necessário o oferecimento de atividades  alternativas, uma vez que estas crianças permanecem atentas a exercícios por um período muito curto.Assim, deverão ser oferecidas atividades variadas  em que possa alternar momentos de maior concentração com outros de maior de movimentação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:
	
	
	
	Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida.
	
	
	Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
	
	
	Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende.
	
	
	Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suas limitações sendo levadas em conta.
	
	
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
	
Explicação:
Uma proposta que é conhecida também como sócio-interacionista, pois o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida ...
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com os estudos do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança. Quais são estes momentos, entre os indicados abaixo?
I. A zona de desenvolvimento longitudinal, que é tudo que a criança ainda não domina com habilidade.
II. A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
III. A zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
IV. A zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
	
	
	
	Apenas II, III e IV
 
	
	
	Apenas II.
	
	
	Apenas I, II e III.
 
	
	
	Apenas I, II e IV.
 
	
	
	Apenas I, III e IV.Explicação:
De acordo com os estudos do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança:
I. A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
III. A zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
IV. A zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para o aluno com deficiência intelectual, o Atendimento Educacional Especializado deve:
	
	
	
	Proporcionar oficinas de convivência para alunos com deficiência .
	
	
	Realizar o encaminhamento do aluno para atendimento médico necessário.
	
	
	Garantir a vaga do aluno na Escola Especial, garantindo sua frequência.
	
	
	Oferecer serviço de apoio especializado de acordo com a especificidade de cada aluno.
	
	
	Oferecer sessões de psicoterapia para o aluno e sua família.
	
Explicação:
A proposta da educação inclusiva prevê atendimento realizado por professores itinerantes, com o objetivo de auxiliar os professores em, atividades próprias aos alunos deficientes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Durante a primeira metade do século XX o conceito de necessidades especiais estava associado às características de inatismo. Isso quer dizer que a deficiencia intelectual era compreendida a partir da ideia de que:
	
	
	
	Causa orgânica decorrente de problemas ocorridos no início do desenvolvimento e que não poderiam ser modificadas.
	
	
	Causa decorrente da não aceitação materna.
	
	
	Causa decorrente do uso de medicamentos.
	
	
	Causa orgânica com possibilidades de modificações sob influência social.
	
	
	Causa explicada a partir da influência sócio cultural com possibilidades de alterações.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada

Continue navegando