Buscar

02 Segunda Atividade ÓRGÃO E ENTIDADE

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DA AULA 
1. Julgue os itens a seguir com V para os verdadeiros e F para os Falsos apresentando a correspondente correção para os itnes falsos. 
A) ( V ) Diz-se atuação administrativa desconcentrada quando há transferência de atribuições no âmbito da Administração Pública do centro para setores periféricos, dentro da mesma pessoa jurídica. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) ( F ) A Receita Federal do Brasil é uma Entidade da Administração Pública Indireta. 
A Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão integrante do
Ministério da Fazenda. Assim, os serviços prestados pela Receita Federal são realizados de forma centralizada.
C) ( F ) Órgão Público pode ser definido como centro de competência, instituído para o desempenho de funções estatais, dentro da pessoa jurídica federal ou da entidade da administração indireta. 
O órgão público pode ser dentro de qualquer pessoa jurídica federal, estadual, distrital ou municipal, e não integra a administração indireta. 
D)( F ) As sociedades de economia mista, entidades que integram a administração pública indireta, são criadas com autorização legislativa apenas para a exploração de atividade econômica.
De acordo com o art. 5º, considera-se Sociedade de Economia Mista a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. 
E)( F ) As Empresas Públicas são criadas com autorização legal e possuem personalidade jurídica de direito Privado.
Empresa pública, também conhecida como empresa estatal, é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sendo administrada exclusivamente pelo poder público e criada por lei. 
F)( F ) As agências reguladoras diferem das agências executivas pois aquelas são autarquias de regime especial, ou de controle, criadas com a finalidade de disciplinar e controlar certas atividades econômicas enquanto estas são Empresas Públicas que recebem do Chefe do Poder executivo a tal qualificação. 
A Agência executiva é a qualificação dada à autarquia, fundação pública, pessoa jurídica da administração indireta que celebra contrato de gestão com respectivo Ministério com o qual está vinculado. A qualificação de agência executiva é efetuada por ato específico do Presidente da República.
2. Apresente principais características das Autarquias. 
São características das autarquias a descentralização, a criação por lei, a especialização dos fins ou atividades, a personalidade jurídica pública, a capacidade de autoadministração e a sujeição a controle ou tutela. 
3. Quais as diferenças entre Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista. 
As empresas públicas e as sociedades de economia mista são EMPRESAS ESTATAIS, isto é, sociedades empresariais que o Estado tem controle acionário e que compõem a Administração Indireta. Empresa pública é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público, e poderá ser constituída em qualquer uma das modalidades empresariais. Sociedade de Economia Mista é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital público e privado. A parte do capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle do Poder Público. Somente poderá ser constituída na forma de S/A. Ambas, como regra, têm a finalidade de prestar serviço público.
1

Continue navegando