Buscar

Radiologia portaria 453

Prévia do material em texto

Requisitos de organização
É onde nos temos a nomeção do (SPR) Supervisor de proteção radiológica e o (RT) Responsável técnico. 
 O (SPR) Supervisor de proteção radiológica poderá ser um médico ou físico. A função do SPR é revisar o programa de proteção radiológica, recomendar as medidas cabíveis para garantir o uso de equipamentos emissores de radiação. 
O (RT) Supervisor técnico poderá ser um médico ou odontólogo especializados em radio diagnóstico. (RT) pode ser responsável técnico em no máximo dois serviços, se o horário permitir. O responsável técnico pode ser um supervisor de proteção radiológica se for médico. 
Responsábilidades básicas
Empregadores e titulares de serviços: Profissionais qualificados - Imcubir aos médicos a proteção dos pacientes - Nomear um SPR - Nomear um RT - Tomar medidas para evitar falhas e erros - Garantir recursos para o treinamento e atualização da equipe - Assesorar-se a um físico para medidas de proteção radiológicas - Assegurar que todas as exposições dos pacientes sejam solicitadas por profissional responsável - Promover monitoração individual.
(SPR) Supervisor de proteção radiológica: Elaborar e manter atualizado o memorial de radiológica - Verificar as instalações - Certificar-se a segurança das instalações durante o planejamento - Construção e/ou modifiação - Estabelecer os procedimentos seguros de operação dos equipamentos e assegurar que os operadores estejam instruidos - Coordenar o programa de treinamento da equipe - Informar ao titular todos os dados relevantes - Redigir e distribuir instruções e avisos sobre proteção radiológica aos pacientes e profissionais. 
(RT) Responsável Técnico: Assegurar que sejam utilizados as técnicas e os equipamentos adequados - Zela para que as exposições dos pacientes sejam mínimas possíveis - Elaborar e revisar as tabelas de exposição, orientar e supervisionar as atividades da equipe - Assegurar que sejam feitos os assentamentos dos procedimentos radiológicos - Apoiar o SPR nos programas de garantia de qualidade da imagem e otimização da proteção radiológica. 
Técnicos e Auxiliares: Executar suas atividades em conformidade com as exigências deste regulamento e com as instruções do RT e do SPR - Realizar apenas exposições médicas autorizadas por um médico do serviço, ou odontólogo, se tratando de radiologia odontológica - Atuar no programa de garantia de qualidade, nas avaliações de doses em pacientes e nas avaliações do índice de rejeição radiográfica,segundo intruções do SPR - Assentar-se os procedimentos radiográficos realizados.

Continue navegando