Buscar

Adenovírus: Vírus de DNA e suas Implicações

Prévia do material em texto

Adenovírus
Adenovírus são vírus de DNA que estão relacionados com o desenvolvimento de problemas como infecções respiratórias, gastroenterite e conjuntivite.
"Adenovírus são vírus pertencentes à família Adenoviridae. Eles são capazes de afetar diferentes animais, inclusive os seres humanos. Em humanos, podem provocar infecções respiratórias, gastrointestinais, urinárias e oculares. São um dos vírus responsáveis por provocar o resfriado comum.
Em geral, as doenças provocadas por adenovírus são leves, e as pessoas se recuperam sozinhas, sem que sejam observadas maiores complicações. Casos graves, no entanto, podem surgir. Não há tratamento específico para doenças provocadas por adenovírus.
"O que é adenovírus?
Adenovírus são um grupo de vírus pertencentes à família Adenoviridae, os quais já foram isolados em uma grande quantidade de animais vertebrados, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
Os tipos humanos dos adenovírus destacam-se por serem vírus não envelopados, com simetria icosaédrica e genoma de DNA de fita dupla. Existem diferentes sorotipos, sendo alguns mais virulentos que outros.
Os adenovírus foram isolados pela primeira vez em 1953 pelo virologista Rowe e seus colaboradores, enquanto tentavam determinar o agente causador de uma infecção respiratória aguda. Na ocasião, os autores observaram e descreveram um agente que provocava degeneração espontânea em células derivadas de tecido da adenoide humana.
Responsáveis por gerar uma grande variedade de doenças, os adenovírus são um tópico importante de ser estudado na ciência para a compreensão de outros tipos de infecção. Além disso, eles trabalham como os chamados vetores virais em vacinas, as peças responsáveis por levar os ingredientes de um imunizante até as nossas células.
A vacina da AstraZeneca, por exemplo, contém um adenovírus enfraquecido que normalmente infecta os chimpanzés. O vírus foi alterado para não se replicar no organismo humano e teve genes adicionados que codificam a proteína spike do coronavírus.
Quando o vírus alcança uma célula, o corpo humano usa esses novos genes para construir a própria proteína spike, fazendo com que fique preparado para uma infecção por Sars-CoV-2. Dessa forma, a função dos adenovírus nas vacinas nada mais é do que treinar o nosso organismo para reconhecer e atacar o coronavírus em um futuro encontro.

Continue navegando