Buscar

AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: GST0206 - POLÍT. AMB. GLOBAL 
	Período: 2022.1 EAD (G)
	Aluno: SIMONE ANDREA NERY DE OLIVEIRA
	
	
	Turma: 9001
	
Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. Para questões de múltipla escolha, marque a única opção correta.
 
Valor da prova: 10 pontos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		1.
		Nos dias atuais os temas ligados ao meio ambiente estão presentes em todas as pautas de debates político e cientifico no mundo inteiro. Seja na ação dos governos, nas negociações dentro das organizações internacionais, na mobilização da sociedade civil, nas peças de propaganda e promoção das grandes empresas, as preocupações com o meio ambiente se tornaram o grande tema contemporâneo. Esse cenário, no entanto, nem sempre foi assim. O tema ambiental ou, na verdade, as preocupações com a degradação ambiental começaram a surgir quando? (Ref.: 202007416522)
	
	
	
	
	Desde o início da idade média
	
	
	Somente no século XXI
	
	
	Com o surgimento da medicina através de Demóstenes
	
	
	ainda no século XIX
	
	
	Já no século XX
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como: (Ref.: 202007304464)
	
	
	
	
	A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
	
	
	A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente.
	
	
	A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
	
	
	A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
	
	
	A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		Embora importante, o debate entre o antropocentrismo, ecocentrismo e tecnocentrismo remonta a outras linhas teóricas que estão na base dessas concepções (LEIS, p. 06,1992).Marque a alternativa correta em relação a Ecologia Social. (Ref.: 202007422641)
	
	
	
	
	Este grupo sustenta que os problemas ecológicos não estão ligados aos problemas na evolução da própria sociedade sob um sistema político hierárquico e dominante.
	
	
	Trata-se de uma visão na qual os partidários desse pensamento, então, a expansão do capitalismo gerou a exclusão social, a miséria, a guerra e, evidentemente, a degradação ambiental.
	
	
	Este grupo sustenta que os problemas ecológicos estão ligados aos problemas na evolução da própria sociedade sob um sistema político hierárquico e dominante. Dessa forma, apenas medidas tomadas pela coletividade no sentido de romper os tradicionais laços sociais podem surtir efeito sobre as questões ecológicas
	
	
	Trata-se das reflexões marxistas sobre as consequências do capitalismo para analisar a degradação ambiental como resultado da expansão do modelo econômico vigente e dominante, ou seja, o próprio capitalismo.
	
	
	Trata-se de um conceito filosófico que enxerga o homem como parte integral da complexa estrutura da natureza, portanto, assim como as outras espécies, o homem deve ser preservado e respeitado para garantir o equilíbrio da biosfera
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que: (Ref.: 202007304476)
	
	
	
	
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		O mundo é o espaço onde interagem os homens e ocorrem as transformações sociais de grande impacto sobre a Terra. A percepção sobre a relação homem x natureza não é nova, e desde o inicio do processo civilizatório buscou-se refletir sobre essa dicotomia. Segundo a visão _______________________ o homem é considerado o centro da Terra. Assinale a alternativa que contém a palavra que completa a frase. (Ref.: 202007874510)
	
	
	
	
	antropocêntrica
	
	
	ecocentrista
	
	
	midiática
	
	
	crítica
	
	
	geocêntrica
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo: Além dos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental os esforços governamentais no sentido de legislar em defesa do meio ambiente e estabelecer políticas de proteção ambiental acabam por promover um engajamento da população que, cada vez mais consciente e integrada à questão ambiental, adapta seus hábitos de consumo ¿ou ao menos passa a considerá-los na hora da decisão de comprar ¿aos produtos que apresentem_______________possíveis ao meio ambiente. (Ref.: 202007754955)
	
	
	
	
	Danos somente ao meio e não ao homem
	
	
	Os maiores danos
	
	
	os menores danos
	
	
	benefícios a sociedade humana
	
	
	benefícios monetários
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		"O efeito estufa é um fenômeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para o espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos. O que vem ocorrendo é o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera", Meiryzangela Francisco De Souza. O principal causador do efeito estufa está entre os problemas vistos como grandes males da degradação ambiental nas últimas décadas: (Ref.: 202007310171)
	
	
	
	
	A poluição das águas e o avanço da extinção na fauna marinha.
	
	
	O comércio irregular de espécies da flora amazônica.
	
	
	O uso irregular do solo e a queima de combustíveis fósseis.
	
	
	O aumento da desertificação em áreas florestais.
	
	
	O aumento do consumo de energia não renovável nos grandes centros urbanos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		Como já é possível perceber, após a ____________o tema ambiental entra de vez para a agenda política, empresarial e social no Brasil. Qual alternativa completa a frase corretamente? (Ref.: 202007936272)
	
	
	
	
	Rio + 20
	
	
	Conferência deTbilisi
	
	
	Rio-92
	
	
	Conferência de Estocolmo
	
	
	abertura de mercado em 1997
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		O Governo Federal e o Ministério do Meio Ambiente desenvolvem uma série de iniciativas destinadas ao combate à biopirataria no Brasil, como fiscalização de remessas de material biológico nos correios, fiscalização permanente em portos e aeroportos, operações contra ações de traficantes de material biológico, capacitação da fiscalização e autos de infração. (Fonte: http://www.mma.gov.br/patrimonio-genetico/biopirataria/instrumento-de-monitoramento). Podemos definir a biopirataria como: (Ref.: 202007809437)
	
	
	
	
	Apenas a apropriação indevida do conhecimento popular e tradicional de povos da floresta ou populações regionais
	
	
	apenas o tráfico de plantas que podem ser utilizadas pela indústria farmacêutica
	
	
	a prática ilegal de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro
	
	
	apenas o tráfico de animais silvestres
	
	
	apenas a utilização do conhecimento dos povos indígenas para a produção de medicamentos
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		"Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é CORRETO afirmar: (Ref.: 202007304414)
	
	
	
	
	As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
	
	
	O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
	
	
	O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
	
	
	O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
	
	
	Mesmo ciente dos riscos, as organizações internacionais incentivam os países pobres a alcançar os mesmos níveis de consumo dos países ricos.

Outros materiais