Buscar

PORTUGUES VIII CEDERJ AD2 2022 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prioridade de maneira absoluta no ensino da língua portuguesa, segundo Bagno (2009, p.101) é “às práticas de letramento, que possibilitem ao aprendiz uma plena inserção na cultura letrada.”, fazendo com que possamos chegar a conclusão de que o ensino da língua materna, com efeito, deve circundar às competências mínimas do falante, uma vez que a programação do sistema sintático e lexical ocorre de maneira voluntária. Ainda sobre o ensino da língua portuguesa nas escolas, a autora Maria Marta Scherre pontua (2005, p.65), que a gramática estudada ainda está muito distante do vernáculo brasileiro e que, portanto, apresenta-se muitas vezes de maneira equivocada, priorizando a língua estigmatizada, utópica. De certa forma, o exigido pelos currículos e orientações oficiais e genéricas no Brasil enquanto ao ensino da língua portuguesa, tem se adequado aos padrões reais da língua e, aos poucos, soltando-se dos mecanismos de opressão, dirigidos aos privilégios sobre norma culta. Desta maneira, temos contemplado orientações diretivas, como a BNCC, que enumeram competência e habilidades razoáveis ao sistema ensino-aprendizagem e, como efeito, a valorização dessas diretrizes. No concerne da questão estão os diversos pontos de vista e abordagem, contudo deve-se priorizar a cargo do bem fazer pedagógico, uma estrutura curricular que tenha a pretensão de andar de mãos dadas com a língua em situação de uso. 
BAGNO, Marcos. Não É Errado Falar Assim! em Defesa do Português Brasileiro. Parábola. 1ª edição. Julho de 2009.
 
SCERRE, Mª Marta Pereira. Doa-se Lindos Filhotes de Poodle. Variação Linguística, Mídia e Preconceito. Parábola. Maio de 2015.
TEIXEIRA, Ana; MENDES, Luciana; SILVA, Nadja e GONÇALVES, José. Aula 5 – Pesquisa da Variação Sociolinguística Diatópica. CEDERJ – Centro de Educação Superior a Distância. 
TEIXEIRA, Ana; MENDES, Luciana; SILVA, Nadja e GONÇALVES, José. Aula 6 – Pesquisa da Variação Sociolinguística Diastrática. CEDERJ – Centro de Educação Superior a Distância.

Continue navegando