Buscar

Saúde e Bem Estar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saúde e Bem Estar – Consciente
Por Isa Mara Antunes Baptista 
A Organização das Nações Unidas (ONU), com os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que fazem parte da chamada “Agenda 2030” busca erradicar a pobreza no mundo até 2030. Mas que seria ODS? A sigla ODS significa de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, composto por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em metas através de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros, com foco de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros. Onde o foco de todos é acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantindo aos seres humanos em todos os lugares a superação da miséria e da fome, desfrutem de paz e de prosperidade. 
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são no total de dezessete (17) englobando diferentes temas de aspectos ambientais ou sociais, pois o foco é acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas bem estar. Cada ODS é dividido em submetas, deixando mais claro as ações que cada país precisa tomar para atingir a vida sustentável dos seus cidadãos (e do seu meio ambiente). As metas de cada ODS, eles foram construídos de maneira interdependentes. Pois quando um país conseguir atingir um deles, muito provavelmente, terá conseguido avançar em outros.
Cada ODS está interconectado no Brasil temos o Fome Zero contribuiu muito na erradicação da pobreza alimentar cumprindo uma das metas do ODS 2 junto com o projeto Viva Leite além das merendas escolares incentivando as crianças para uma dieta saudável na rede municipal e estadual. O ODS 2 trata da fome zero e agricultura sustentável: para acabar com a fome; alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição; e promover a agricultura sustentável. Como exemplo de projetos temos o BOM PRATO alimentação a preço de custo e de qualidade,exemplo: Prefeitura São Paulo Capital e Prefeitura de Poços de Caldas MG
Através do BNCC as escolas da rede de forma multidisciplinar participam com ações e projetos de prevenção e orientação as doenças infeciosas. O BNCC é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. Que facilita ao professor delimitar por serie e disciplina ações de prevenção de doenças condicentes ao educando. Transformando o aluno num facilitador na sociedade.
O Sus apesar das dificuldades, costuma participar de ações junto a sociedade com seus técnicos, conscientizando e informando a população sobre doenças que afetam a população nas regiões em que operacionalizam. Garantido o ODS 3 vacinação em massa a toda a população garantindo uma vida saudável e promovendo o bem-estar para todas as pessoas de qualquer idade, garantindo assim o desenvolvimento sustentável, inclusive na redução da taxa de mortalidade materna e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos.
Portando fica evidente que os 17 ODS não funcionam isoladamente, pois a busca pelo desenvolvimento sustentável se faz de parcerias e na escola se faz de multidisciplinariedade, levando em consideração a legislação de ensino e as particularidades do educando e demais do público alvo pois se trata do bem estar de todos.

Outros materiais