Buscar

Provas Homem Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Provas
Homem, Cultura e Sociedade
Questão 1Correta
O final da Idade Média é marcado por uma séria crise social, econômica e política, que foi denominada de tríade composta pela Guerra dos Cem Anos, pela Peste Negra e pela fome. No século XIV, a Europa entra em crise de uma forma cíclica, ou seja, as mudanças climáticas que afetam diretamente o abastecimento agrícola fazem com que a Europa passe a conviver com o problema da fome. Para piorar a crise, as péssimas condições de higiene na Europa, naquele período, provocam uma epidemia da bactéria Yersinia pestis, que dá origem à chamada Peste Negra. E, por fim, a Guerra dos Cem Anos, iniciada pelos conflitos entre a nobreza da França e Inglaterra, provoca um grande número de mortos em ambos os países. Todos esses problemas levaram também às chamadas revoltas camponesas.
Todos os problemas apontados no texto contribuíram para o advento da sociedade capitalista. Analise as alternativas que abordam esse período:
I- A Guerra dos Cem Anos prejudicou a economia dos dois reinos e contribuiu para o empobrecimento da nobreza feudal e, consequentemente, o seu enfraquecimento político.
II- Os burgueses ansiavam por poder político, por isso realizaram uma aliança com os reis, que no feudalismo tinham seu poder centralizado com os vassalos e suseranos. Essa aliança entre rei e burguesia, na unificação econômica, gerou a padronização de pesos, medidas e a monetária - incentivando as trocas comerciais.
III- A descentralização do poder do rei, no período feudal, foi a principal razão da ascensão da sociedade capitalista.
IV- O comércio e a emergência das cidades foram os fatores decisivos no declínio do feudalismo, com forte presença da moeda como forma de troca.
Sobre o declineo do feudalismo, estão corretas as afirmativas:
Sua resposta
Apenas, I e II.
100% Correta. Apenas a I e II estão corretas. Na III, não foi a descentralização do poder do rei, no período feudal, contribuiu para a ascensão da sociedade capitalista e sim a formação dos Estados nacionais. Na IV, o comércio e a emergência das cidades não foram os fatores decisivos no declínio do feudalismo, pois estão restritos aos limites do modo de produção feudal; o comércio ocorre enquanto troca de excedente, e não como ocorre no modo de produção capitalista, enquanto realização da mais-valia.
Questão 2Correta
  “A filosofia iluminista se prostrava otimisticamente, pois acreditava no progresso por meio do uso crítico e construtivo da razão, sendo o homem o detentor de seu próprio destino e formulador do racionalismo. Por esta perspectiva, contrariavam as imposições de caráter religioso, ao absolutismo e sua “razão” divina, além dos privilégios dados à nobreza e ao clero O movimento atingiria o seu apogeu no século XVIII, o qual passaria a ser conhecido como o “Século das Luzes”. O Iluminismo encontrou maior força e recepção aos seus princípios na França – palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais –, onde influenciaria sobremaneira a Revolução Francesa através da: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – lema basilar no processo revolucionário.”
MELLO, Vico; DONATO, Manuella. O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo: Modernidade e a Revolução Francesa como o marco paradigmático. Revista Crítica Histórica. UFAL, Ano II, nº4, 2011. Disponível em:
Durante o século XVIII, as transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram e novas dinâmicas sociais exigiam novas formas de pensar o mundo.
Assinale alternativa que apresenta eventos que propiciaram o surgimento do pensamento social no Ocidente:
Sua resposta
As relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, provocam a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
As Ciências Sociais surgem no século XIX com as transformações das relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Com os novos “sujeitos” dessa nova dinâmica da economia e novas relações de trabalho, surge a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
Questão 3Correta
O capitalismo se consolida justamente com o processo de industrialização, com novas formas de produção e de divisão social do trabalho.
Analise as opções e verifique quais delas correspondem às características do sistema capitalista:
I- é um sistema igualitário, que defende a distribuição de bens, com o controle democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos.
II- O sistema capitalista possui como base filosófica a produção de bens e riquezas, o constante aumento e acumulação dessa produção.
III- A divisão do trabalho, no capitalismo, promove a alienação e a exploração da força de trabalho do proletariado.
IV- As greves e lutas dos trabalhadores, no período da Revolução Industrial, resultou em demissões e pioraram as condições de trabalho nas fábricas.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas, acerca do capitalismo:
Sua resposta
Apenas, II-III.
A alternativa está 100% correta. Apenas a II e III estão certas. A I refere-se aos ideais socialistas. O socialismo, na teoria filosófica de Karl Marx, postula a regulação das atividades econômicas e sociais por parte do Estado e a distribuição dos bens. Essa corrente defende que o controle administrativo deve recair sobre os mesmos produtores ou trabalhadores e sobre o controle democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos. A IV está incorreta, pois as greves e as lutas por melhores condições de vida obrigaram os burgueses a aceitar algumas reivindicações, mas reprimiram, duramente, outras. Foi a partir das greves que os trabalhadores conseguiram algumas melhorias nas condições de trabalho.
Questão 4Correta
Com um cenário de profundas transformações que estavam acontecendo na Europa e em diversas partes do mundo, o século XIX e XX promoveram verdadeiras revoluções nos modos de viver e pensar. Diante disso surgem as teorias sociológicas para tentar compreender e transformar aquele mundo.
Analise as afirmações sobre o tema e assinale a correta:
Sua resposta
Max Weber foi, entre os clássicos da sociologia, o que mais se preocupou em entender as motivações individuais dos comportamentos, ele definiu as ações sociais como o objeto de estudos da sociologia.
Esta correta a letra C. Durkheim não se preocupou em analisar as ações sociais, esse é o objeto de estudos de Weber, tampouco entendia que era preciso promover a transformação social. Comte não propõe nenhuma revolução, pois indicava a necessidade de uma ordem social, ele era um autor conservador. Karl Marx denunciava as péssimas condições do proletário da revolução industrial.
Questão 5Correta
"...transformações políticas, sociais, econômicas e religiosas marcaram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Todo esse processo de renovação e revigoramento, que também influenciou a cultura, recebe o nome de Renascimento. O pensamento filosófico, que até aproximadamente o século XV estava subordinado
à Igreja Católica, passa para a Filosofia moderna, que tem início com o Renascimento, quando apenas as explicações religiosas não são mais suficientes e predomina a ideia
da conquista do pensamento científico".
Cizoto, Carla Regina Mota Afonso Diégues, Rosângela de Oliveira Pinto. Homem, cultura e sociedade. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
 
Com base nesse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. O capitalismo se consolidou ao longo da Idade Média, principalmente no contexto do feudalismo.
 
PORQUE
 
II. A consolidação do capitalismo é uma das características da sociedade moderna.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
O Capitalismo se consolidou na Revolução Industrial, e não ao longo da Idade Média ou no contexto do feudalismo, conforme afirma a primeira proposição. Por isso, a primeira proposição é FALSA. A sociedademoderna passa a existir com a "substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista", portanto a segunda é verdadeira.

Continue navegando