Buscar

Atividade Discursiva maq térmicas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA DE MÁQUINAS TÉRMICAS
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 
Aluno: Lucas de Oliveira 9ª série RA: 232986712986
BAURU/2018
CALDEIRAS AQUATUBULARES
É um tipo de caldeira que têm um bom rendimento em relação as flamotubulares, pois, gera grandes quantidades de vapor e pressões e temperaturas muitos altas. Como característica é a circunstância de que os tubos, por onde circula a água, responsável pelo resfriamento dos aços que compõem a caldeira, estarem fora do corpo da caldeira, e os gases de combustão por fora deles. Existem alguns tipos de caldeiras aquatubulares como, por exemplo, de tubos retos, transversal ou longitudinal, de circulação positiva e compacta. Na caldeira de circulação positiva podem ocorrer dois tipos de circulação, a positiva natural e a positiva forçada.
A circulação natural ocorre devido à diferença de pesos da água fria de alimentação, que circula pelo economizador, caldeira e superaquecedor, com a água já aquecida e misturada com bolhas de vapor possibilita a circulação natural da mesma. A bomba de alimentação insere somente a quantidade de vapor a produzir, mas, este tipo de circulação pode ser comprometido por fatores como variação de carga, incrustações e pressão elevada, pois então, a partir desse momento é necessário fazer uma circulação forçada. Na circulação forçada outra bomba é instalada para fazer o papel da gravidade, e uma vantagem é que os tubos podem ter seu diâmetro diminuído fazendo com o circuito aumente.
	As caldeiras de circulação positiva têm como vantagens seu tamanho que é menor, a geração de vapor é rápida e as formações de incrustações são mais difíceis de ocorrer. Como desvantagem pode citar o custo de manutenção que é alto e fazendo com que ocorram paradas constantes.
Referências
Caldeiras. Disponível em: https://pt.slideshare.net/RenanMargonar/caldeiras-apostila Acesso em 9/05/2018.
Caldeiras Aquatubulares. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALEgAE/caldeiras-aquatubulares Acesso em 09/05/2018.

Continue navegando

Outros materiais