Buscar

ATIVIDADE 2 GESTAO DE DESIGN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ao falar, coloquialmente, o modelo de negócios geralmente é especificado da maneira que uma empresa precisa ganhar dinheiro. E é isso também, mas é muito mais. “O modelo de negócios geralmente é relativizado com fluxos de renda, e o modelo de negócios fala não apenas de como ganhar dinheiro, mas também de quem são seus clientes, como você os alcançará, o que precisa fazer para entregá-los. sua proposta de valor, o que o torna único, qual estrutura de custos você possui, etc; é uma visão sistêmica do seu negócio ”, destaca Javier Megías , especialista em criação de negócios e modelos de negócios.
Fonte:https://www.emprendedores.es/crear-una-empresa/a69057/que-significa-modelo-de-negocio/
Os modelos de negócio são uma etapa fundamental para o planejamento deste negócio. De acordo com a perspectiva de Osterwalder & Pigneur, o que os autores consideram como modelo de negócio? 
RESPOSTA:
O modelo de negócio descreve como uma organização cria, entrega e captura valor.
 Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.
Fonte:https://www.significados.com.br/startup/
Este modelo de negócio tem ganhado em muitos espaços atualmente. Qual a principal característica de uma startup?
RESPOSTA:
Uma startup necessariamente caracteriza-se por ter uma proposta que ainda não foi testada no mercado.
Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial.
fonte:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
As organizações, principalmente as empresas, têm buscado elaborar um plano de negócios. O que é um plano de negócios? 
RESPOSTA: 
Um plano de negócios é um documento que descreve as características da organização e a partir deste plano definir as estratégias utilizadas.
Para começar a desenvolver uma ideia de empreendedorismo social, primeiro é preciso encontrar um problema a ser solucionado. A prostituição infantil é um exemplo de problema social, da mesma forma que o desemprego e a falta de atendimento médico. Uma empresa social pode buscar em inúmeros setores algo que está ruim, mas que tenha resolução e que essa solução promova uma melhora na qualidade de vida das pessoas. 
Fonte:https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 O empreendedorismo social pode ser uma atividade lucrativa, contudo, esse lucro tem como objetivo investir na inovação social da demanda que precisa ser resolvida.
PORQUE 
O lucro que é gerado a partir dos negócios sociais é investido para melhorar as demandas da comunidade onde está sendo desenvolvido.
RESPOSTA:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 De acordo com o economista Joseph A. Schumpeter, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.
Fonte:https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD
O comportamento do empreendedor é fundamental para que fortalecer o negócio que está sendo desenvolvido. A partir da ideia de Schumpeter, quais seria o papel do empreendedor?
RESPOSTA:
O empreendedor tem uma função importante por fomentar e investir para solucionar demandas da sociedade de maneira criativa.
A proposta de valor é o elemento do marketing responsável por relacionar os destaques de um negócio, posicionando-o para seus consumidores com o objetivo de reforçar a sua capacidade em resolver os problemas que eles têm. Tudo isso é mostrado em um conteúdo objetivo, transparente e criativo.
Fonte:https://rockcontent.com/blog/proposta-de-valor/
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
O modelo Canvas considera a proposta de valor o principal ponto deste modelo.
PORQUE
A proposta de valor representa uma ideia clara, concisa e transparente de como determinado negócio pode ser relevante para ele.
RESPOSTA:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Empreender nem sempre significa criar um negócio, que mais tarde vá gerar lucros e dar retorno financeiro a seus idealizadores. Antes de tudo, o conceito significa promover ações capazes de mudar uma realidade. Levando essa definição ao pé da letra, nos anos 1980, o norte-americano Bill Drayton deu o pontapé inicial do que dali por diante passou a ser chamado de empreendedorismo social
Fonte:https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/
Dentro do empreendedorismo, existem diversas características que denominam o que é ser um empreendedor, além disso, existem diversos tipos. Qual é a definição de empreendedor social?
RESPOSTA: 
É definido como o indivíduo que busca soluções inovadoras para os problemas que surgem numa sociedade. Ele atua como agente de mudanças, buscando novas ideias, criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor.
O empreendedorismo social surge em cenários problemáticos, de crise e desafios econômicos, sociais e também ambientais. O empreendedorismo social ajuda a resolver situações que tenham a ver com moradia, saúde, educação, emprego, meio ambiente e direitos humanos. O empreendedor social destrava caminhos em busca da solução e, com o lucro da sua empresa, mantém a iniciativa ativa, auto sustentável, sem depender de subsídio e doações, tanto do governo quanto particulares.
Fonte:https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/ 
 A partir do trecho apresentado, é possível concluir que o empreendedorismo sustentável é:
RESPOSTA: 
Aplicável, se o empreendedor compreende as demandas do social e cria soluções inovadoras.
O pensamento visual, ou visual thinking, é uma forma de organizar seus pensamentos, expandir seu repertório e melhorar sua capacidade de se comunicar. Ele permite fazer algo que o texto linear não nos possibilita. No entanto, o pensamento visual não significa a ausência de palavras. A união de texto e imagens ajuda na criação de um significado.
Fonte:https://manifesto55.com/pensamento-visual-e-registrar-ideias/
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Um mapa conceitual é uma ferramenta utilizada para apresentar uma ideia para um grupo de maneira esquemática.
PORQUE
O mapa conceitual estrutura no formato de textos longos as ideias para apresentar para um coletivo.
RESPOSTA:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Construir um Plano de Negócios é a melhor maneira de iniciar sua estratégia. Para montar uma empresa e fazer com que suas ideias se transformem em um projeto de sucesso, você precisa ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu produto ou serviço e das suas atitudes como empreendedor.
Fonte:https://www.siteware.com.br/metodologias/modelo-canvas/
O planejamento é fundamental para o êxito de um empreendimento. Por essa razão, muitos negócios utilizam o modelo Canvas. Qual a estrutura deste modelo? 
REPOSTA:
A estrutura do canvas é organizadas
em blocos, que tem como objetivo conhecer a proposta de valor, os recursos, os canais de comunicação entre outros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando