Buscar

Contextualizada Tópicos Integradores I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: José Solielton Sabino da Silva
Matrícula: 01387216
Disciplina: Tópicos Integradores I
Curso: Enfermagem
A amostragem científica é muito proveitosa, nela permite acompanhar um processo inverso que é chamado de generalização. São feitos 3 processos para esse universo ser conhecido. O primeiro é: extrair uma amostra do mesmo, o segundo é medido um dado ou opinião e o terceiro projeta no universo o resultado observado na amostra. Esta projeção é dado o nome de generalização dos resultados.
Nas pesquisas em saúde é muito utilizado a amostragem probabilística pois é considerado um método mais seguro para uma investigação hipótese, os quatro principais métodos são: Amostragem aleatória simples que é um método aleatório, nele são atribuídos números a todos os indivíduos que provavelmente fariam parte dessa amostra. A segunda é amostragem estratificada: nesta a grande população é dividida em dois grupos menores, que geralmente não se sobrepõem, mas representam toda a população na totalidade. A terceira é mostragem por agrupamento: é um método que seleciona aleatoriamente os participantes quando eles estão geograficamente dispersos e por ultimo amostragem sistemática: nessa as pessoas são escolhidas de acordo com suas classificações e ranking em alguma função determinada, é uma implementação estendida da mesma técnica de probabilidade.
A amostragem não probabilística se diferencia das outras pois a escolha dos respondentes não segue um modelo aleatório, não existe um controle estatístico de representação do universo pesquisado em sua amostra. Mesmo com os cuidados na categorização de nossa base de respondentes e qualidade na veracidade das respostas.
Um exemplo de pesquisa científica em enfermagem é o estudo feito por Dorigan e Guirar dello (2018) no qual analisa um modelo teórico que mensura o efeito da percepção de enfermeiros quanto ao ambiente da prática no clima de segurança, na satisfação no trabalho, na intenção de permanecer tanto no emprego quanto na profissão e no burnout. O método utilizado nesta pesquisa foi de estudo correlacional com amostra probabilística de 465 enfermeiros. No modelo teórico, as dimensões do ambiente da prática foram consideradas variáveis independentes e satisfação no trabalho, clima de segurança, intenção de permanecer no trabalho e na profissão e burnout, variáveis de resultado. Para análise, utilizou -se o método de Modelagem de Equações Estruturais. 
Referências: 
https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostragem-porque-funciona
https://www.questionpro.com/blog/pt-br/amostragem-probabilistica/
https://www.scielo.br/j/rlae/a/CxBGtd4mC5f8Vtf6CqxVMyK/abstract/?lang=pt
https://help.mindminers.com/pt-BR/articles/2274420-qual-e-a-diferenca-entre-amostragem-probabilistica-e-nao-probabilistica

Continue navegando