Buscar

Tics 14 - doadores - certo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gabriela Luiza Magro
Período: 3º período - T7 - Turma A
Data de envio: 16/05/2022
1. Quais os tipos de doadores de medula óssea atualmente existentes?
 Atualmente, a doação pode ser ser feita de três maneiras: por um doador cadastrado no REDOME (registro nacional de medula óssea), por um parente do paciente e por células provenientes do cordão umbilical.
	A por um doador cadastrado no REDOME é a mais utilizada e com resultados compatíveis com o transplante de células-tronco hematopoiéticas halogênico (TCTH). Mas há alguns fatores limitantes como a questão da raça e a questão do tempo de espera. 
	Já a doação por um parente é uma alternativa mais rápida, porém o doador precisa ser parcialmente compatível (HLA - antígenos leucocitários humanos).
	O das células provenientes do cordão umbilical também é uma alternativa ágil quando não há doadores cadastrados no RENOME compatíveis. A desvantagem é que em adultos com o IMC (índice de massa corporal) elevado pode não ser eficaz.
Referências:
CASTRO JR, Cláudio Galvão de; GREGIANIN, Lauro José; BRUNETTO, Algemir Lunardi. Transplante de medula óssea e transplante de sangue de cordão umbilical em pediatria. Jornal de Pediatria, v. 77, n. 5, p. 345-360, 2001.

Continue navegando