Buscar

Da Sentença e da Coisa Julgada.Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DA SENTENÇA E DA COISA JULGADA (artigo 458 e seguintes).
I) Assinale a alternativa incorreta:
Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou, se procedente o pedido, determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente ao adimplemento, só havendo a conversão em perdas e danos se o autor assim o requerer ou se inviável a tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente.
Na ação que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela específica, fixará o prazo para o cumprimento da obrigação, expedindo, em caso de inadimplemento, mandado de busca e apreensão ou de imissão na posse, conforme o caso.
É vedado ao juiz proferir sentença ilíquida quando o autor tiver formulado pedido certo.
A sentença deve ser certa, ainda quando decida relação jurídica condicional.
A sentença que condenar o réu no pagamento de uma prestação consistente em dinheiro ou coisa, valerá como título constitutivo de hipoteca judiciária, salvo quando a condenação for genérica, quando pendente arresto de bens do devedor ou quando o credor puder promover a execução provisória da sentença. 
II) Quanto à sentença, sujeita-se ao duplo grau obrigatório de jurisdição:
A proferida contra a Fazenda Pública, qualquer que seja o valor da causa.
A que julgar procedentes os embargos, no todo ou em parte, à execução de dívida ativa da Fazenda Pública, nas causas cujo valor seja superior a 40 (quarenta) salários mínimos.
A proferida contra a Fazenda Pública ou que julgar procedentes os embargos à execução de sua dívida ativa, nas causas cujo valor seja superior a 60 (sessenta) salários mínimos, ainda que fundada em jurisprudência do plenário do STF ou em súmula deste Tribunal ou do Tribunal superior competente.
A proferida contra a Fazenda Pública ou que julgar procedentes os embargos à execução de sua dívida ativa, nas causas cujo valor seja superior a 60 (sessenta) salários mínimos, salvo se fundada em jurisprudência do plenário do STF ou em súmula deste Tribunal ou do Tribunal superior competente.
A que anular o casamento.
III) Acerca da coisa julgada, pode-se afirmar que:
Faz coisa julgada a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença.
Faz coisa julgada a resolução de questão prejudicial, se a parte o requerer e se o juízo for competente em razão da matéria, ainda que não constitua requisito necessário para o julgamento da lide.
Tratando-se de relação jurídica continuativa, se sobrevier modificação no estado de fato ou de direito, poderá a parte pedir revisão do que foi estatuído na sentença.
Se o juiz, na dúvida quanto ao fato de a parte autora possuir legitimatio ad causam, deferir a inicial e determinar a citação do réu, estará impedido de, posteriormente, extinguir o feito sem julgamento de mérito por ilegitimidade ativa, tendo em vista a ocorrência da preclusão pro iudicato. 
Nenhuma das respostas anteriores.
IV) Sobre a ação rescisória, assinale a alternativa incorreta:
Têm legitimidade para propor a ação quem foi parte no processo ou seu sucessor a título universal ou singular; o terceiro juridicamente interessado e o MP quando não foi ouvido em processo de intervenção obrigatória ou quando a sentença resultar de colusão das partes para fraudar a lei.
A ação rescisória não suspende a execução da sentença rescindenda, devendo ser proposta perante o juízo competente para o conhecimento da ação principal.
Na petição inicial, que deverá observar os requisitos do art. 282, o autor deverá ainda cumular ao pedido de rescisão, se for o caso, o de novo julgamento da causa, depositando ainda a importância de 5 (cinco) % sobre o valor da mesma, a título de multa, caso a ação seja declarada inadmissível ou improcedente por unanimidade de votos.
A sentença de mérito transitada em julgado pode ser rescindida, entre outras hipóteses, quando proferida por juiz impedido, suspeito ou absolutamente incompetente.
Os atos homologatórios que não dependem de sentença ou em que esta for meramente homologatória, podem ser rescindidos como os atos jurídicos em geral. 
V) FCC – Analista Judiciário TRT – Em sede de ação rescisória,
Cabe ao relator fixar o prazo, entre 10 e 30 dias, para o réu responder aos termos da ação.
A execução da sentença rescindenda não será suspensa.
É imperativo cumular pedido de rescisão com o de nova sentença em substituição à primeira.
Os legitimados ativos possuem o prazo de 01 ano para intentá-la, contado do trânsito em julgado da decisão.
O MP possui legitimidade para figurar no pólo passivo da ação apenas se não foi ouvido no processo em que lhe era obrigatória a intervenção.
1.E – 2.D – 3C – 4.D – 5.B

Outros materiais