Buscar

APX2 - PPE - Marlene Santos Farias (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
	Curso de Licenciatura em Pedagogia 
Disciplina: Políticas Públicas em Educação Coordenadora: Marcia Taborda
Aluno(a): MARLENE SANTOS FARIAS 
Matrícula: 21212080297 Polo: ROCINHA 
APX2 – 2022.1
Car@ Alun@s
 	Nossa avaliação proporciona consolidar aprendizagens na legislação educacional brasileira, portanto, ressaltamos a importância de investir no texto autoral, utilizando as regras do trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT, principalmente, quando utilizar ideias de outros autores, deverão registrar sua autoria, nas referências. O cuidado autoral evita questões anuladas.
Questão 01
“Entre seus prós e contras, há defensores favoráveis e críticos severos. O que está em pauta nessas discussões de avaliações em larga escala é qualidade do ensino ofertado nos países que adotaram no seu interior tais estratégias (PEREIRA, 2019). Brooke (2006) destaca que há necessidade de um maior nível de compreensão e aprofundamento teórico sobre a pauta que se viabiliza por meio de pesquisas para que possa criar conexões entre sistemas e responsabilizações mais consistentes.” 
(OLIVEIRA, L. X. de; CARVALHO, A. D. F.; TAVARES; A. M. B. do N. Política de responsabilização escolar (accountability school) e formação de professor: cenários e atores na avaliação educacional brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2049-2065, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13887)
Responda às questões abaixo:
A - Dê um exemplo de avaliação em larga escala e explique sua proposta. (1 ponto)
R: SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). É um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Funciona por meio de testes e questionários. É aplicado a cada dois anos na rede pública de ensino, e dá-se uma amostra na rede privada. O Saeb analisa os meios de aprendizagem dos estudantes e é avaliado. 
B - Destaque um aspecto positivo da avaliação em larga escala e um aspecto negativo. Justifique ambos. Resposta: (de 10 a 15 linhas) (2 pontos)
P
R: Um dos aspectos positivos do SAEB se dá pelo fato de ser fundamental para a avaliação da educação no país. Ou seja, tem um diagnóstico de poder detectar se há desigualdades na escolas. Então, juntamente ao INEP, (Instituto nacional de estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), promove melhorias e atuam em conjunto com a aprendizagem. Estás instituições promovem ações e direcionam recursos para corrigir possíveis distorções e melhorar a qualidade de ensino. Sendo assim, ajuda a promover certo protagonismo em grêmios estudantis estimulando a participação dos estudantes para realizarem a prova promovendo protagonismo. Mas, uma das críticas que agora estão sendo feitas em relação a este sistema, refere-se a divulgação dos resultados de avaliação para diferentes e diversos grupos da sociedade, principalmente para aqueles que são considerados responsáveis pelo ensino, ou seja, os professores, coordenadores ou dirigentes. 
Questão 02 
Os autores Oliveira, Carvalho e Tavares (2020) ressaltam a necessidade da legislação para garantia da remuneração docente, nesse sentido pesquise quais seriam as legislações educacionais no Brasil que deliberam sobre a remuneração docente e outras determinações que impliquem na valorização do trabalho docente. Discorra, avaliando criticamente sobre a efetivação da legislação e impacto para a qualidade da educação. (2 pontos)
Resposta: (de 10 a 15 linhas)
Boa Prova!
R: Primeiramente, a formação continuada tem muito a se fazer. Ela, antes de mais nada, precisa ser ofertada e ela auxiliar o professor a melhorar as suas práticas pedagógicas. Também dá apoio aos alunos na sua construção de conhecimentos. A formação continuada é necessária neste o processo permanente e constante de aperfeiçoamento da questão de saberes para a atividades dos docentes na educação tendo como maior objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez melhor para os seus alunos. Em ambas as instituições citadas, os professores devem seguir as orientações jurídicas previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para um ingresso no mercado de trabalho, sem transtornos de origem trabalhistas ou exploração profissional. No serviço para ingressarem em escolas públicas por exemplo, os profissionais de educação não devem abrir mão, por ser princípio do ensino, da realização do concurso público.

Continue navegando