Buscar

Atividade Contextualizada - DESIGN DE SOBRANCELHAS E VISAGISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESIGN DE SOBRANCELHAS E VISAGISMO
Fernanda Ramos dos Santos
Matrícula: 03253141
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Na presente atividade estará sendo descrito um tratamento de uma técnica de camuflagem de pequenas falhas através da aplicação de henna seguindo os elementos fundamentais do visagismo visando atingir o melhor resultado possível. 
Inicialmente devem ser coletados alguns dados para realizar a anamnese, tais como: Nome, data de nascimento, idade, e-mail, telefone. Em seguida são coletados dados referentes ao biótipo cutâneo: tipos de pele e características. Também são coletados os antecedentes alérgicos e outras informações gerais como, por exemplo: se utiliza algum produto de descamação da pele, se faz uso diário de medicamento, se é gestante ou lactante ou se possui queda de pelos. 
No inicio do tratamento é importante levar em conta o desenho da sobrancelha: se é quadrada, triangular ou redonda. Durante este processo é fundamental selecionar um formato de sobrancelhas que levante o olhar, corrija falhas e torne o rosto mais destacado. Para isso é necessário fazer medições com paquímetro para atingir a precisão e a medição ideal do espaço entre as sobrancelhas, seu tamanho, a dimensão do rosto na vertical e na horizontal aliando o instrumento com a borda mais externa da sua iris para definir o ângulo e o ponto mais alto das sobrancelhas e para saber onde ela deve terminar é preciso aliar o instrumento com a extremidade dos olhos tendo sempre a noção de que as sobrancelhas devem medir entre 4,5cm e 5,5cm e devem ser compostas por três pontos principais: o início, o ponto alto e o final. Os primeiros dois terços correspondem ao corpo das sobrancelhas, o final é a cauda das sobrancelhas que normalmente são mais finas e inclinadas. 
Em seguida deve ser aplicado o protocolo do teste de toque ou prova de alergia que é um procedimento de operação padrão de segurança, visando evitar reações alérgicas. É indispensável sua realização antes de qualquer aplicação de pigmentos e corantes cosméticos e são realizados através das seguintes etapas: 
Passo 1: preparar uma pequena quantidade de henna que se pretende aplicar no cliente durante a camuflagem temporária.
Passo 2: higienizar atrás da orelha ou no antebraço e, com o auxilio de um pincel, aplicar, na região limpa, o produto.
Passo 3: deixar agir por aproximadamente 5 minutos e observa se não apresenta, durante esse tempo, nenhum tipo de intolerância aos componentes da henna, como coceira, ardência e vermelhidão.
Passo 4: após a pausa, limpe com o auxilio de algodão molhado e observe se houve algum tipo de reação na região aplicada.
Caso a pele apresente algum tipo de reação, o teste feito demonstrará intolerância aos componentes da henna, não sendo indicado seu uso nesse individuo. 
Após a constatação de ausência alérgica no cliente é realizado o protocolo de aplicação da henna e durante este processo, são utilizados os seguintes materiais: henna em pó, creme fixador, água, algodão, pincel chanfrado, pinça, dappen, escovinhas de sobrancelhas, luvas, toucas, tesourinha e paquímetro. Em seguida, serão adotados seis passos para aplicação deste protocolo.
Passo 1: higienizar as sobrancelhas utilizado algodão embebido em solução adstringente especifica para o tipo de pele do cliente.
Passo 2: depositar no recipiente de vidro, de acordo com a quantidade indicada pelo fabricante, a henna, a água e o creme fixador, misturando bem até obter uma pasta homogênea.
Passo 3: com o auxilio do pincel, deposite a henna sobre a pele, nas áreas desejadas, tomando muito cuidado para não borrar.
Passo 4: aguarde o tempo indicado pelo fabricante do produto.
Passo 5: após o tempo de ação, remova o excesso de produto com o auxilio de um algodão molhado com água.
Passo 6: descarte, em caso de sobra de produto, pois a henna não pode ser reutilizada tampouco armazenada após a sua preparação.
Após a aplicação é recomendado que o cliente ou paciente não molhe as sobrancelhas nas próximas 12 horas, evite esfregar as sobrancelhas ao longo do dia, evite sauna, vapor e banhos quentes por períodos prolongados. É orientado ainda que o cliente higienize e seque o rosto encostando a toalha em leves batidinhas, sem esfregar as sobrancelhas e ainda que evitem aplicar maquiagens, demaquilantes oleosos, cremes e outros cosméticos nas sobrancelhas.
REFERÊNCIAS
CURY, M. C. F. da S. Guia técnico para profissionais: beleza com segurança. São Paulo: Prefeitura da Cidade de São Paulo, 2005.
HALLAWELL, P. Visagismo: harmonia e estética. 6 ed. São Paulo: Senac, 2010.
HALLAWELL, P. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.
IFOULD, J. FORSYTHE-CONROY,D., WHITTAKER. M. Técnicas em estética. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Continue navegando