Buscar

Questionário Direito Empresarial (Falência)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário – Direito Empresarial (Falência)
1. A falência é sempre a última alternativa a ser adotada. Perdem-se postos de trabalho, circulação da renda dos trabalhadores e arrecadação de tributos. Trata-se, portanto, de um relevante papel que é desempenhado e deve ser preservado ao máximo. Todavia, mesmo diante dessas ponderações, há situações em que o endividamento da empresa chega a tal ponto que essa é a única possibilidade que resta. Considerando isso, assinale a alternativa correta.
a) A empresa pode ser definida como uma atividade econômica ou não, a depender da sua organização societária, mas desde que a sua finalidade esteja voltada para a circulação de bens.
b) A falência do devedor poderá ser decretada quando ele, executado por qualquer quantia líquida, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal.
c) Caso uma empresa tenha dívidas, e estas sejam iguais ao seu patrimônio, será cabível a interposição da chamada “ação de pré-falência”.
d) O instituto da falência se origina do direito germânico e foi importado para o Brasil apenas com a abertura para o comércio exterior, na implantação do modelo neoliberal.
e) A possibilidade de falência é faculdade estendida a todas as empresas, bastando que estejam regularmente constituídas.
2. O termo "falência" deriva de fallere, que significa fraudar ou faltar. Sob o ponto de vista histórico, esse sentido se mostra correto. Todavia, a partir de uma compreensão contemporânea, a falência tem um sentido diverso. Sob essa ótica, e considerando a visão atual do instituto, assinale a alternativa correta.
a) Segundo a Lei n.º 11.101/2005, a insolvência que origina a falência é apenas a econômica.
b) A falência do devedor poderá ser decretada quando ele se ausenta imotivadamente.
c) A falência significa um tratamento igualitário, promovendo a obrigatoriedade da execução concursal dos credores.
d) O inadimplemento de obrigação líquida no vencimento é circunstância que permite a decretação da falência.
e) O próprio devedor poderá requerer a sua falência, sendo suficiente a sua declaração.
3. A Lei de Falências traz um artigo que contempla, de forma taxativa, as condutas que presumem o estado de insolvência do devedor. São os denominados atos de falência. Essas circunstâncias ensejam a falência, exceto se fizerem parte do plano de recuperação judicial. Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta de uma dessas condutas, realizada pelo devedor.
a) Transferir estabelecimento ao credor, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver o seu passivo.
b) Assumir dívidas em montantes que superam ou ainda se equivalem ao patrimônio total da sua empresa.
c) Cumprir, antes do prazo estabelecido, obrigação assumida no plano de recuperação judicial.
d) Reforçar garantia ao credor por dívida contraída anteriormente, mantendo bens livres e desembaraçados capazes de saldar o passivo.
e) Proceder à liquidação precipitada de seus ativos ou lançar mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
4. O processo de falência segue uma série de ritos e procedimentos predeterminados. Uma vez citado, o devedor pode apresentar resposta ao pedido de sua falência no prazo de 10 dias. Nesse prazo, a resposta do réu pode ser de acordo com o pedido, sendo decretada a sua falência, ou pode ser formulada em forma de contestação, oferecendo um dos fundamentos de defesa. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Um mecanismo muito eficiente, utilizado como forma de defesa contra os pedidos de falência, consiste no depósito elisivo, que pode ser parcial.
b) O vício no protesto não poderá ser alegado em sede de defesa contra a falência, pois depende de contraditório a ser aferido em ação própria.
c) Caso o devedor tenha apresentado pedido de recuperação judicial, este fato somente será considerado caso tenha iniciado antes da sua citação válida.
d) Poderá ocorrer cessação das atividades empresariais mais de 2 anos antes do pedido de falência, comprovada por documento hábil do Registro Público de Empresas, sendo que não prevalecerá contraprova de exercício posterior ao ato registrado.
e) Caso o pedido de falência seja formulado com base em títulos líquidos protestados, o devedor não poderá levantar como argumento de defesa a existência do pagamento, exceto como preliminar.
5. A falência é um procedimento que deve ser obrigatoriamente judicializado, pois a sua declaração exige uma sentença proferida por um magistrado. A partir da sentença declaratória, a Lei de Falências aponta uma série de deveres para o falido. Aponte a alternativa que traz uma dessas obrigações.
a) Depositar em cartório, assim que for intimado, os seus livros obrigatórios a fim de serem entregues ao Ministério Público depois de encerrados por termos assinados pelo juiz.
b) Autorizar previamente as habilitações de crédito apresentadas.
c) Dirigir os trabalhos do administrador judicial com zelo e presteza.
d) Entregar, sem demora, todos os bens, livros, papéis e documentos ao administrador judicial, indicando-lhe, para serem arrecadados, os bens que porventura estejam em poder de terceiros.
e) Cumprir obrigação assumida no plano de recuperação judicial.

Continue navegando