Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE CALCULO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DISCENTE: 
O Fármaco selecionado para a atividade foi Cefazolina Sódica, que é um medicamento indicado para o tratamento de múltiplos tipos de infecções, como a exemplo de infecção respiratória, infecção da pele, infecção urinária, outras infecções e ainda atua como medida preventiva durante o processo cirúrgico. Em doses apropriadas, promove a morte de bactérias.  Este fármaco é um antibacteriano pertencente a classe das cefalosporinas da 1º geração. Sua substância ativa desempenha resultados diferentes da chamada  cefalotina, especialmente no que diz respeito a ação mais lenta de eliminação, assim como apresenta uma maior ligação às proteínas e volume mais baixo de distribuição. 
Considerando o modelo de cinética proposto do fármaco que corresponde a: C S = CO/1-e - kt , ponderando que a Cefazolina Sódica apresentou uma concentração inicial (CO) de 10 mg/l no tempo Zero (T0) e uma concentração sanguínea após nova dosagem (CS) como 13mg/l no tempo (T2). É de aproximadamente 2 (Duas) horas o tempo de meia vida. (K)= 0,2562 é a constante de eliminação no tempo (t). Aplicando os valores na equação tem-se Cs = C0 / 1- e^ -kt , logo 13 = 10 /1- e^- 0,2562 t, portanto o tempo de aplicação corresponde a aproximadamente 5,722 h. A partir da concentração do sangue pós nova dosagem (CS) como 13mg/l e do tempo de aplicação (T) 5,722 h é possível calcular a concentração inicial ainda por meio do modelo Co = Cs . (1- e( -kt )). Substituindo os valores na fórmula onde a concentração inicial é igual a concentração no sangue multiplicado por 1- e elevado a menos a constante de eliminação multiplicado pelo tempo, portanto, Co= 13mg/l (1-e (-0,2562. (5,722)) ∴ Co= 9.998 mg/l. Sabendo a concentração inicial pode-se ainda confirmar a concentração no sangue após nova dosagem por meio do modelo C S = CO/1-e – kt em que Cs=9.998 mg/l/ (1-e (-0,2562. (5,722)) ∴ Cs= 12.99 mg/l. Mediante os resultados dos valores é possível observar que o modelo não foi exato, mas que corresponde a um valor bastante aproximado. Para o aprimoramento do modelo faz-se necessário ponderar certas características como as propriedades físico-químicas do fármaco, via de administração, forma farmacêutica, interações medicamentosas ou alimentares. Para tanto, a realização de testes voltados a tais fatores, poderia tornar o modelo mais exato 
Referências
GALLO NETO, Milton. Modelagem farmacocinética e análise de sistemas lineares para a predição da concentração de medicamentos no corpo humano. 2012. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
BESEN, ZULEIDE GONZAGA DA SILVA; MACHADO, AMANDA GABRIELA. Manual de preparo e administração de antimicrobianos injetáveis. UFSC–HU, Florianópolis, 2009.
AS CONTRAINDICAÇÕES DO TRIAXIN, Quais. Bula do Triaxin Triaxin, para o que é indicado e para o que serve?.

Continue navegando