Buscar

Desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desafio
A principal forma de financiamento para o mercado imobiliário tem sido, nos últimos anos, a alienação fiduciária em garantia, que possibilita juros e encargos menores em razão do baixo risco ao setor imobiliário e de fomento. Tais motivos geram sua grande aceitação.
Katerine deixou de pagar duas parcelas de seu financiamento bancário, e a instituição financeira ingressou com ação judicial para a cobrança do crédito. O juiz, temendo que a devedora não cuide do imóvel durante a ação judicial e mediante requerimento da fiduciária, determinou que Katerine desocupasse imediatamente o imóvel, sob pena de prisão por ser depositária infiel. Diante do receio de ser presa, Katerine procura você, seu advogado, para a auxiliar na situação.
Que medida judicial você adotaria para salvaguardar Katerine?
Padrão de resposta esperado
O Supremo Tribunal Federal já consolidou o entendimento, consubstanciado na Súmula Vinculante 25, de que não é possível a decretação de prisão do devedor considerado depositário infiel: ”É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.”
Assim, é possível ingressar em favor de sua cliente, para impedir a prisão, com um habeas corpus, remédio constitucional previsto no art. 5, LXVIII, que prescreve que vai ser concedido "habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”.

Outros materiais