Buscar

PROVA Biol e microbiol ambiental OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		No programa de resgate e relocação da fauna silvestre afetada pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), consideradas as duas etapas de formação do reservatório em 1998 e em 2001, foram relocados 16.480 exemplares de 96 espécies distintas, abrangendo anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A relocação desses animais ocorreu em 92 propriedades dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com cerca de 83.700 hectares de formações florestais diversas (floresta semidecídua, mata ripária, savana arbórea densa e formações de transição), formações mistas (florestais e várzeas) e várzeas.¿ CESP. Manejo de fauna silvestre.São Paulo. (Adaptado)¿ Em um programa como o descrito acima, uma etapa importante em relação à remoção e para dar seguimento ao seu remanejamento físico é a(o):  (Ref.: 202105917111)
	
	
	
	
	monitoramento dos animais transferidos.
	
	
	vigilância do ambiente inundado.
	
	
	transferência de plantas do habitat inicial.
	
	
	coleta de amostras biológicas dos animais não removidos.
	
	
	reprodução assistida dos animais remanescentes.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		A pirâmide ecológica ou pirâmide trófica indica o fluxo de energia presente em cada nível trófico de uma cadeia alimentar de um ecossistema, levando em conta o fator tempo. Seja a pirâmide alimentar da seqüência seguinte: plantas fotossintetizantes ⇒ pequenos animais herbívoros ⇒ pequenos carnívoros e onívoros maiores  (Ref.: 202105916922)
	
	
	
	
	os três parâmetros dados diminuem na ordem da seqüência.
	
	
	o conteúdo energético aumenta e os dois outros parâmetros diminuem.
	
	
	na ordem dada para seqüência aumentam a massa dos protoplasmas e o número de espécies, diminuindo o outro parâmetro.
	
	
	o conteúdo energético, a massa de protoplasma e o número de espécies aumentam a ordem dada para a seqüência.
	
	
	o conteúdo energético e a massa de protoplasma aumentam na ordem dada e o número de espécies diminui.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		O ciclo do nitrogênio é um dos mais importantes nos ecossistemas terrestres, já que o nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como: aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. Em relação a esse ciclo, assinale a afirmativa correta: (Ref.: 202106266029)
	
	
	
	
	O elemento carbono é o principal constituinte desse ciclo e de tudo o que é orgânico, sendo um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
	
	
	No processo de nitrificação, as plantas transformam a amônia em nitritos e nitratos.
	
	
	No início do ciclo, a partir da atividade de certas espécies de bactérias, ocorre a desnitrificação e devolução do nitrogênio molecular N2, à atmosfera.
	
	
	Três importantes substâncias (amônia, nitritos e nitratos) são utilizadas pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados que serão aproveitados pelos animais.
	
	
	O íon fosfato é liberado, voltando ao ecossistema. Como é solúvel, esse íon é carregado pelas chuvas até as águas dos mares e dos rios.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		Na natureza os seres vivos podem fazer interações ecológicas para a sobrevivência em determinado meio ambiente. Sendo assim, a interação entre as plantas leguminosas e bactérias do gênero Rhizobium é um exemplo de mutualismo envolvendo membros de reinos distintos. Nesta associação, ambos os organismos são beneficiados. O papel das bactérias do gênero Rhizobium nessa associação contribui significativamente para o ciclo global: (Ref.: 202105917121)
	
	
	
	
	do carbono
	
	
	do nitrogênio
	
	
	da água
	
	
	do enxofre
	
	
	do fósforo
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Em um costão rochoso, podemos encontrar diversos seres vivos que compõem cadeias alimentares. Entre eles podemos citar algas verdes do gênero Ulva. Animais, como peixes, podem se alimentar dessa alga e funciomam como fonte de alimento para outros animais carnívoros. Supondo que ocorreu um derramamento de óleo na região, que levou a dizimação de todas as algas que ocupavam esse costão rochoso, assinale a alternativa correta.
 (Ref.: 202106367062)
	
	
	
	
	Não haverá prejuízo algum para os peixes, que poderão nadar alguns quilômetros em busca de um novo alimento.
	
	
	A população de peixes carnívoros não será afetada.
	
	
	Com a redução da quantidade de algas no costão, poderá ocorrer a morte de alguns peixes que tinham uma dieta restrita.
	
	
	A população de peixes herbívoros irá aumentar consideravelmente, mas a de peixes carnívoros irá diminuir.
	
	
	A quantidade tanto de peixes herbívoros, quanto de peixes carnívoros irá aumentar logo depois do desaparecimento das algas.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Para controlar a poluição do solo é necessária a adoção de técnicas preventivas e corretivas que minimizem os riscos ambientais. De acordo com o enunciado acima, a alternativa correta é: (Ref.: 202105917127)
	
	
	
	
	Implantação de sistemas de prevenção e erosão, tais como alteração de declividade, operação em curvas de nível, execução de dispositivos de drenagem e manutenção da cobertura vegetal.
	
	
	Atuação pouco efetiva na recuperação de áreas degradadas de matas ciliares e na cobertura vegetal provocando erosão.
	
	
	A maioria dos solos são locais apropriados para o desenvolvimento das atividades humanas, considerando o uso e tipo de solo na região, o relevo, a vegetação, a possibilidade de ocorrência de inundações e as características do subsolo.
	
	
	Uso de matérias-primas e combustíveis de baixo potencial poluidor.
	
	
	Execução de sistemas de baixa prevenção da contaminação das águas subterrâneas.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		A eutrofização é um fenômeno indesejável que ocorre principalmente em lagos, represas e açudes, causado pelo acúmulo de nutrientes como nitrogênio e fósforo, encontrados em abundância nas fezes de homens e animais. A água enriquecida faz com que proliferem bactérias, plâncton e algas, muitas delas tóxicas que, ao morrerem causam gosto e odores desagradáveis, além de consumirem oxigênio dissolvido e matarem peixes. Nas últimas décadas, entretanto, a eutroficação de muitos corpos de água tem sido acelerada pela poluição orgânica. Este processo é preocupante para os órgãos públicos que administram os recursos hídricos do país pois pode causar:  (Ref.: 202105916929)
	
	
	
	
	a morte dos vertebrados aquáticos devido ao acúmulo de metais pesados nos seus organismos.
	
	
	o aumento do número de predadores que causaria o desequilíbrio da cadeia trófica.
	
	
	a diminuição da quantidade de elementos vitais para as plantas, como o nitrogênio e fósforo, prejudicando o processo de fotossíntese.
	
	
	a diminuição da quantidade de oxigênio da água e, consequentemente, o colapso do sistema aquático.
	
	
	obstrução nas raízes das plantas, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes das mesmas, levando à morte dos vegetais.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		Ao informatizar os dados referentes a internações e atendimentos ambulatoriais em sua rede hospitalar a partir do ano 2000, a secretaria de saúde de uma cidade observou aumento gradativo no número de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias no período de outono-inverno, tendo verificado, ainda, que os mais afetados eram crianças e idosos. A fim de melhor compreender o fenômeno e traçar políticas públicas de combate às patologias do aparelho respiratório, o governo local optou por contratar um geógrafo para analisar as causas ambientais do problema. Em sua análise, o profissional precisará lidar com uma série de variáveis interligadas. Em face da situação apresentada, o procedimento mais completo a ser adotado pelo geógrafo é  (Ref.: 202106335769)
	
	
	
	
	Utilizar dados referentes aos totais mensais de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, separados por tipo de patologia, local de residência e faixa etária dos pacientes; dados diáriossobre material particulado, fumaça e ozônio em suspensão no ar; dados referentes a temperaturas médias, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
	
	
	Obter dados do local de moradia dos pacientes atendidos, levando em consideração as condições de saneamento básico e verificar se os níveis de poluição do ar estão acima daqueles definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	
	Obter os seguintes dados: número diário de atendimentos a pacientes com doenças respiratórias; local de residência e idade dos pacientes; níveis diários de material particulado em suspensão no ar, fumaça e ozônio, medidos nos pontos mais movimentados da cidade; dados de umidade relativa do ar, temperatura, precipitação e pressão atmosférica dos horários sinóticos
	
	
	Estabelecer a relação entre os episódios de inversão térmica na cidade e o número de atendimentos médicos a pacientes com doenças respiratórias nos dias em que ocorreu o fenômeno atmosférico, relacionando esse fato ao local de moradia dos pacientes e aos níveis de poluição definidos como aceitáveis pela Lei Federal n. 9.436/1997.
	
	
	Submeter os pacientes com doenças respiratórias a questionários a fim de verificar as condições ambientais a que estão expostos, realizar medições de poluentes e partículas em suspensão nas áreas centrais da cidade e estabelecer coeficiente de correlação entre as respostas dos pacientes, as medições realizadas e as condições atmosféricas da cidade.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		Dentre os seres vivos, o filo dos artrópodes, é o mais diversificado do planeta, apresentando mais de 1 milhão de espécies catalogadas, das quais 900 mil são só insetos. Entre as características estruturais que garantiram a conquista e a adaptação dos insetos ao ambiente terrestre, destaca-se a presença de: (Ref.: 202105916612)
	
	
	
	
	pulmões, que favorecem as trocas gasosas no ambiente aéreo.
	
	
	corpo dividido em cefalotórax e abdomen, que favorece a locomoção e a obtenção de alimentos.
	
	
	endoesqueleto, que favorece a sustentação do corpo e a locomoção.
	
	
	ovos com cascas permeáveis, que favorecem a transpiração e impedem a desidratação.
	
	
	exoesqueleto quitinoso e impermeabilizante, que favorece a economia de água.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se. A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese. Em relação ao fluxo de energia no ecossistema, assinale a alternativa correta: (Ref.: 202106266017)
	
	
	
	
	Os seres responsáveis pela captação de energia no ecossistema são os consumidores secundários.
	
	
	A energia flui dos decompositores em direção aos consumidores primários.
	
	
	O fluxo de energia é unidirecional, dos produtores em direção aos consumidores.
	
	
	A energia flui de maneira circular no ecossistema.
	
	
	Os decompositores são responsáveis pela captação de energia.

Outros materiais