Buscar

Bancos de dados

Prévia do material em texto

Bancos de Dados 
Definição
Trata-se de uma coleção de informações que se relacionam de modo que criem algum sentido, isto é, é uma estrutura bem organizada de dados que permite a extração de informações. Assim, são muito importantes para empresas e tornaram-se a principal peça dos sistemas de informação.
Histórico
Na década de 1950 iniciando década de 1960, os dados eram armazenados em fitas magnéticas e Decks de cartão perfurado. Final da década de 1960 e início da década de 1970 surgiram os discos rígidos e suas facilidades. Para melhorar a questão de armazenamento de dados foram criados os Bancos de dados relacionais. Na década de 80 teve início os bancos de dados comerciais (IBM, DB2, ORACLE). No início da década de 90 apareceu a linguagem SQL e os bancos de dados de apoio a decisão. E no final dos anos 90 ocorreu a adaptação dos bancos dedados a WEB.
SGBD
● É o conjunto de programas de computador que tem por responsabilidade o gerenciamento de uma base de dados
;● Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados.
● Principais SGBDs do mercado: – Oracle; – SQL Server; – Firebird; – MySQL; – PostgreSQL.
Alguns dos tipos de SGBD existentes no mercado:
· SQLServer: Um dos maiores do mundo, sob licença da Microsoft;
· MySQL: Trata-se de um software livre, com código fonte aberto;
· FirebirdSQL: Possui código fonte aberto e roda na maioria dos sistemas Unix;
· Microsoft Access: É um Sistema Gerenciador de Banco de Dados que acompanha o pacote Office da Microsoft. Este SGBD tem poucas atribuições profissionais, sendo mais usado para aprendizagem, devido à sua interface amigável;
· mSQL: Sistema pequeno e que trabalha mais com o uso eficiente da memória. Foi criado pela Hughes Technologies Pty Ltd.
No armazenamento de um dado, é necessário criar tabelas, dentro das quais são criadas colunas, onde serão guardadas as informações. Para que os dados presentes na base de dados fiquem bem organizados, as tabelas devem ser criadas para que não misturem as informações
Bancos de dados relacionais
Os bancos de dados relacionais se tornaram dominantes na década de 1980. Os itens em um banco de dados relacional são organizados como um conjunto de tabelas com colunas e linhas. A tecnologia de banco de dados relacional fornece a maneira mais eficiente e flexível de acessar informações estruturadas. 
Bancos de dados orientados a objetos
 As informações em um banco de dados orientado a objetos são representadas na forma de objetos, como na programação orientada a objetos.
Bancos de dados distribuídos.
 Um banco de dados distribuído consiste em dois ou mais arquivos localizados em sites diferentes. O banco de dados pode ser armazenado em vários computadores, localizados no mesmo local físico ou espalhados por diferentes redes
Data warehouses. Um repositório central de dados, um data warehouse é um tipo de banco de dados projetado especificamente para consultas e análises rápidas.
Bancos de Dados NoSQL. Um NoSQL, ou banco de dados não relacional, permite que dados não estruturados e semiestruturados sejam armazenados e manipulados (em contraste com um banco de dados relacional, que define como todos os dados inseridos no banco de dados devem ser compostos). Os bancos de dados NoSQL se tornaram populares à medida que os aplicativos web se tornaram mais comuns e mais complexos.
Bancos de dados gráficos.
 Um banco de dados gráfico armazena dados em termos de entidades e os relacionamentos entre entidades.
Bancos de dados OLTP
 Um banco de dados OLTP é um banco de dados rápido e analítico projetado para um grande número de transações realizadas por vários usuários.
Esses são apenas alguns dos vários tipos de bancos de dados em uso atualmente. Outros bancos de dados menos comuns são adaptados para funções científicas, financeiras ou outras muito específicas.

Continue navegando