Buscar

Exercício risco e retorno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício:
Jane está pensando em investir em três ações diferentes, ou criar três carteiras distintas, cada uma com duas ações. Ela se considera uma investidora bastante conservadora e conseguiu obter os retornos previstos para os três títulos para os anos de 2010 a 2016. Os dados são:
	Ano
	Ação A
	Ação B
	Ação C
	2010
	10%
	10%
	12%
	2011
	13
	11
	14
	2012
	15
	8
	10
	2013
	14
	12
	11
	2014
	16
	10
	9
	2015
	14
	15
	9
	2016
	12
	15
	10
Em qualquer das carteiras possíveis de duas ações, o peso de cada ação será50%. As três combinações possíveis são AB, AC e BC.
Pede-se:
Calcule o retorno esperado de cada ação individualmente.
Calcule o desvio-padrão de cada ação individualmente.
Calcule os retornos esperado das carteiras AB, AC e BC.
Calcule os desvios-padrão das carteiras AB, AC e BC.
Você recomendaria que Jane investisse na ação A individualmente, ou na carteira composta pelas ações A e B? Explique sua resposta do ponto de vista de risco e retorno.
Você recomendaria que Jane investisse na ação B individualmente, ou na carteira composta pelas ações B e C? Explique sua resposta do ponto de vista de risco e retorno.
Quatro analistas acompanham as ações da Fluorine Chemical. Um deles prevê retorno de 5% no ano seguinte. Outro espera que o retorno seja de 5% negativos. O terceiro prevê retorno de 10%. O quarto espera retorno de 3% no ano. Você está relativamente confiante que o retorno será positivo, mas não elevado e, portanto, atribui probabilidades de acerto de 35%, 5%, 20% e 40%, respectivamente, às previsões dos analistas. Dadas essas probabilidades, qual o retorno esperado da Fluorine Chemical no ano vindouro?
Sua carteira contém três categorias de ativos. Letras do Tesouro norte-americano respondem por 45% dela, ações de grandes empresas correspondem a 40% e ações de pequenas empresas os 15% restantes. Se os retornos esperados são de 3,8% para as T-bills, de 12,3% para as ações de grandes empresas e de 17,4% para as ações de pequenas empresas, qual é o retorno esperado da carteira?
Os retornos anuais esperados são de 15% para o investimento 1 e de 12% para o investimento 2. O desvio-padrão dos retornos do primeiro investimento é de 10%; os do segundo apresentam desvio-padrão de 5%. Qual dos dois é menos arriscado, com base apenas no desvio-padrão? Qual é menos arriscado com base no coeficiente de variação? Qual das duas medidas é melhor, dado que os retornos esperados dos dois investimentos são diferentes?
Está sendo considerado um projeto cujo beta, b, é de 1,50. No momento, a taxa de retorno livre de risco, RF, é de 7% e o retorno da carteira de ativos do mercado, rm é de 10%. O projeto traz expectativa de taxa de retorno anual de 11%.
Se o retorno da carteira de mercado aumentasse em 10%, o que seria de se esperar que acontecesse com o retorno exigido do projeto? E se o retorno de mercado diminuísse em 10%?
Use o modelo de formação de preços de ativos (CAPM) para determinar o retorno exigido desse investimento.
Com base em seus cálculos para o item b, você recomendaria esse investimento? Por quê?
Suponha que, por uma menor aversão dos investidores ao risco, o retorno de mercado caia 1 ponto percentual, para 9%. Que impacto essa mudança teria em suas respostas aos itens b e c?

Outros materiais