Buscar

Rococó e Neoclassicismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Esteve presente na pintura, arquitetura, música e escultura.
A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas.
Principais características:
- Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;
- Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;
- Utilização de linhas curvas;
- Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;
- Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;
- Representação da vida profana da aristocracia;
- Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
- Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.
Exemplos de artistas do Rococó:
- Pierre Lepautre – decorador francês
- Jean Bérain – gravurista francês
- Jean-Antoine Watteau – pintor francês
- Juste-Aurèle Meissonier – pintor, escultor, desenhista de móveis e arquiteto francês.
- Nicolas Pineau – entalhador e designer de interiores francês.
- Jean-Honoré Fragonard - pintor francês
Estilo artístico Rococó no Brasil
Esta expressão iniciou-se no Brasil por volta do século XVIII, mais ou menos nos meados deste período. Manifestou-se particularmente na arquitetura e sofreu boa influência religiosa, ao contrário do que ocorreu na maioria dos países da Europa.
Nos Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Belém encontramos exemplos de obras com a tendência religiosa assumida pela arquitetura Rococó no Brasil. Trata-se da arquitetura religiosa do Rococó brasileiro.
Um dos nomes que representam o rococó em nosso país é o conhecido e surpreendente Aleijadinho, que também é um artista com obras de características barrocas.
O Rococó manifestou-se na arquitetura especialmente em ambientes interiores. Era expresso através de decoração minuciosa e muito ornamentada, rica em detalhes. A arquitetura dos ambientes estilo rococó é especialmente diferenciada. Investe nos formatos ovais, nas paredes com pinturas suaves e luminosas. Os ambientes ainda contam com espelhos e detalhes florais.igreja-de-wies-baviera-alemanha-rococo
Igreja de Wies, Baviera, Alemanha
 
 
 
 
Neoclassicismo
 O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura), surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Principais características: - Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas. - Forte influência das ideias filosóficas do iluminismo, principalmente as ligadas à razão. - Na pintura, o uso de cores frias e a valorização da perspectiva foram recursos muito utilizados. - Valorização da simplicidade e pureza estética (principalmente na pintura) em contraste com os rebuscamentos, dramaticidades e complexidades do Barroco e do Rococó. - Na Literatura, os textos apresentam como características principais a síntese, clareza e perfeição gramática. - Na escultura, forte influência das formas clássicas do Renascimento. Ao contrário dos escultores barrocos, que pintavam suas obras, os artistas neoclássicos optaram pela cor branca natural do mármore (como os escultores gregos e romanos). Exemplos de obras e artistas Pintura -J uramento dos Horácios(1785) – obra do pintor francês Jacques L. David. - A morte de Marat(1793) – obra do pintor francês Jacques L David. - Banhista de Valpinçon(1808) – pintura do artista plástico francês Auguste Dominique Ingres. - Carceri d’invenzione(1760) – gravura do arquiteto e gravurista italiano Giambattista Piranesi. - Napoleão rei da Itália(1805) – obra do pintor italiano Andrea Appiani. - O rapto das sabinas(1799) - pintura do artista plástico francês Jacques-Louis David. Escultura - Perseu com a cabeça da Medusa (1800) – obra do escultor italiano Antonio Canova. - Espartacus (1830) – estátua feita pelo escultor francês Denis Foyatier. - Lucrécia Morta (1803) – obra do escultor francês Damià Campeny. 	 
z
 
O Juramento dos Horácios (pintura de J. L. David): exemplo de obra do neoclassicismo

Continue navegando