Buscar

Reprodução assistida 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reprodução Assitida
1)O primeiro marco do desenvolvimento da reprodução assistida no Brasil foi a fundação, em 1947, da Sociedade Brasileira de Esterilidade (SBE), com objetivo de estimular o estudo e incentivar a criação de clínicas e serviços médicos. O primeiro caso de sucesso de FIV no Brasil, foi apenas em 1984, quando uma mulher que se casou pela segunda vez, e mesmo tendo feito laqueadura de trompas, teve uma menina através da FIV. 
Marque a alternativa que explica como foi possível a mulher engravidar mesmo já tendo sido esterilizada através da laqueadura de trompas.
Resposta correta: a laqueadura ou ligadura das trompas é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem, porém não interfere na produção dos óvulos. Atualmente, dependendo do caso, a laqueadura pode ser revertida.
2) pós o sucesso da clonagem da ovelha Dolly, feita pela empresa PPL Therapeutics na Escócia, a EMBRABA, em 2001, conseguiu clonar a bezerra Vitória. Enquanto Dolly é o clone advindo de células mamárias de um animal adulto, Vitória foi clonada a partir de células de um embrião de 5 dias, transferidas de maneira clássica. Vitória nasceu saudável, viveu 10 anos e teve 2 filhos concebidos de maneira natural.
Assinale as diferenças básicas ente os processos que deram origem a Dolly e a Vitória.
Dolly é geneticamente idêntica ao animal doador das células mamárias, enquanto Vitória possui seus genes idênticos ao embrião usado para a clonagem. Dolly nasceu com todas as suas células jovens, mas como foi clonada a partir de células mamárias de um indivíduo já adulto teve envelhecimento precoce. Vitória nasceu saudável, com todos os órgãos e sistemas formados. Dolly e Vitória não são transgênicos porque não tiveram seu DNA alterado, e sim “copiado”. Dolly nasceu a partir da transferência somática de núcleo, ou seja, retirou-se o núcleo da célula diploide de um indivíduo e introduziu-o em um oócito enucleado, enquanto Vitória nasceu pela técnica de transferência nuclear a partir de células embrionárias, ou seja, tinha-se um embrião já formado e este foi “copiado” e transferido para o útero materno.
3) Sabemos que, no Brasil, a técnica de reprodução assistida e as pesquisas a ela relacionadas vêm evoluindo muito nos últimos anos, contudo a definição de regras e direcionamentos ainda é falha. Na falta de uma legislação definitiva, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através de suas resoluções, adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida.
Quanto à Resolução 2.294, de 27 de maio de 2021 publicado pelo CFM, podemos afirmar que: o destino dos embriões deve ser manifestado por escrito no momento da criopreservação dos mesmos. Prevalecerá a vontade dos pacientes em caso de morte, divórcio ou dissolução da união estável.
4) Ao longo da história muito se discutiu sobre o papel de homens e mulheres no processo de fecundação. Muitas medidas pouco científicas eram usadas na idade média para produzir cavalos mais resistentes na guerra, contudo somente no século XVIII descobriu-se que as mulheres possuíam “ovos”. O registro do processo de inseminação artificial passou a ser de grande valia para o desenvolvimento da técnica e o compartilhamento de informações. O monge Lázaro Spalanzani realizou a primeira inseminação artificial registrada.
Assinale a afirmativa que explica o procedimento.
Resposta correta: Spalanzani conseguiu sêmen de um cão macho através de estimulação mecânica e depois introduziu esse sêmen direto no trato reprodutor de um cão fêmea no cio, provando que não há necessidade da presença física de um macho para haver fecundação. Nasceram três filhotes saudáveis.
5)Podemos definir ética como sendo um conjunto de valores e padrões que podem ser aplicados a um grupo ou à apenas um indivíduo. É uma maneira de manter o equilíbrio e o bom funcionamento da sociedade, norteando as relações entre indivíduos e Estado. É o sentimento de justiça social. Dentro da reprodução assistida, o conceito de bioética tem por objetivo limitar a intervenção do homem sobre a vida, com identificação dos valores de referência.
Marque a afirmativa abaixo que melhor se adequa à bioética.
Resposta correta: a bioética entende o desejo dos indivíduos de procriar e, com base nisso, tenta encontrar um equilíbrio entre o direito de procriar e o interesse e bom desenvolvimento da criança.
6) A questão ética em reprodução assistida é muito antiga e controversa. Ao longo dos anos, o assunto foi sendo debatido com o intuído de estimular a técnica, e ao mesmo tempo controlar os excessos. O debate ético tem como base o conflito entre o direito de gerar filhos e o direito à vida e à saúde da criança gerada. Então, quando o assunto é reprodução, aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos das partes envolvidas devem ser avaliados.
Sobre a ética aplicada em reprodução assistida, podemos afirmar que:Resposta correta: a bioética precisa resguardar e limitar a interferência do homem sobre a vida, de modo a normatizar os processos, desenvolver valores de referência e permissões e punir os excessos.
7)O impacto de tudo o que ocorre dentro de um laboratório de reprodução assistida é medido pela taxa de sucesso em seus procedimentos. Para garantir a segurança e a replicabilidade dos métodos, é preciso um controle de qualidade contínuo de todos os setores dentro do laboratório. O manual de procedimentos de um laboratório deve dar orientações quanto à vestimenta da equipe, lavagem de vidraria, lavagem de mãos, higienização dos ambientes, além de temperaturas e umidades ideais.
Assinale a alternativa correta sobre o que podemos afirmar quanto à limpeza dos materiais e do ambiente antes, durante e após os procedimentos de FIV.
o sucesso de um procedimento de FIV não depende apenas do desenvolvimento de embriões saudáveis e viáveis dento de laboratório, mas também do ambiente de manipulação desse material. Antes e depois da realização da transferência dos embriões para o útero de uma mulher, pisos, paredes, teto e superfícies da sala de procedimentos devem ser limpos com solução de amina quaternária ou sabão biológico para remover todas as matérias orgânicas. É sempre importante lembrar que material biológico não pode entrar em contato com água sanitária e álcool 70%.
8)A organização de um laboratório de reprodução assistida é essencial para o seu bom funcionamento e para o sucesso dos procedimentos. Desde o planejamento até a execução de procedimentos é preciso prezar pela limpeza, pelo tipo de produto que pode ser usado, pelos protocolos de higienização de tetos, paredes, pisos e superfícies de bancada, assim como pelo vestuário usado pela equipe. 
Marque a alternativa que corretamente afirma o necessário para manter a organização e a limpeza em um laboratório de reprodução assistida.
Resposta correta: a separação do laboratório de reprodução assistida é necessária para o bom funcionamento dos procedimentos, sendo assim, sugere-se que seja dividido em: vestiário, sala de escovação, laboratório de embriologia e de andrologia e sala de criopreservação.
9) Desde a primeira resolução de 1992, o CFM adota normas éticas para o uso da técnica de reprodução assistida. Outras resoluções aprimoraram a primeira, sempre com o objetivo de aperfeiçoar as práticas de acordo com os princípios éticos que trazem segurança e eficácia para os procedimentos médicos. A última resolução foi publicada em 27 de maio de 2021.
Analise as afirmativas a seguir sobre as normas da Resolução 2.294/2021.
I - As técnicas de RA não podem ser aplicadas com a intenção de selecionar o sexo (presença ou ausência de cromossomo Y) ou qualquer outra característica biológica do futuro filho, exceto para evitar doenças no possível descendente.
II - Mulheres com até 37 anos podem ter até dois embriões transferidos.
III - É vetada a reprodução assistida post mortem mesmo que haja autorização específica do(a) falecido(a) para o uso do material biológico criopreservado,de acordo com a legislação vigente.
IV - Os embriões criopreservados e abandonados por cinco anos ou mais poderão ser descartados, mediante autorização judicial.
V - A responsabilidade pela seleção dos doadores é exclusiva dos usuários quando da utilização de banco de gametas ou de embriões.
Está correto o que se afirma em:a escolha do sexo do embrião, salvo em caso de doença genética hereditária, não pode ser selecionado em laboratório. Segundo a resolução 2.294/2021 do CFM, mulheres com idade até 37 anos podem ter a implantação de até 2 embriões de uma vez só. A reprodução assistida post mortem fica permitida desde que haja uma autorização para uso do material biológico criopreservado, de acordo com a lei vigente. Os embriões criopreservados e abandonados por três anos ou mais poderão ser descartados mediante autorização judicial. Os indivíduos envolvidos no processo de reprodução assistida são os únicos responsáveis pela seleção de doadores, seja de embriões ou de gametas em banco especializados.
10) Os protocolos desenvolvidos em um laboratório de reprodução assistida devem ser seguidos com rigor, afinal, estamos falando em produção de embriões que realizarão o sonho de gerar uma criança. As verificações precisam ser constantes, com valores de referência e um Manual de Procedimentos completo e de fácil acesso. Quanto maior o controle, maior a possibilidade de sucesso.
Marque a alternativa correta quanto às averiguações que devem ser regularmente realizadas.
 já houve casos de troca de embriões porque o nome da paciente era o mesmo, por isso o registro das amostras passou a ser acompanhado de uma sequência alfanumérica única e exclusiva para casa paciente.

Continue navegando