Buscar

A3

Prévia do material em texto

VPL – É o saldo entre o valor investido e os fluxos de caixa a valor presente. Aquilo que eu gasto para fazer a constituição dos recursos que o projeto vai precisar em comparação dos retornos que terei em cada período que o projeto vai está em vigor. Somar todos os fluxos de caixa, os retornos e diminuir do investimento inicial. O VPL é considerado um método sofisticado de orçamento de capital e análise de investimento. É indicado usa-lo quando for necessário verificar se o projeto irá aumentar o valor da empresa. A seguir, mostra como se sabe se o projeto vale a pena o investimento ou não.
VPL > 0: o projeto cria valor econômico e vale a pena investir; VPL = 0: o projeto não cria valor econômico, não necessitaria investir, pois não geraria rendimento; e, VPL < 0: o projeto reduz o valor econômico, indica que não deveria ser investido. Em resumo, o VPL indica qual o lucro que o projeto ou novo negócio trará.
TIR – Uma taxa que iguala os fluxos de caixa presentes ao valor do investimento. A estimativa vai estabelecer uma taxa que aplicada a essa taxa e descontada a cada fluxo de investimento e esses fluxos de caixa somados vão fazer o mesmo montante do investimento. Em resumo, a TIR determina em valores percentuais qual a rentabilidade proporcionada pelo investimento. Quanto maior a TIR, melhor e mais lucrativo será o novo projeto ou negócio. É indicado utilizá-la quando quiser saber se um determinado projeto será bom ou ruim no futuro, avaliando sua atratividade. O calculo da TIR, mostra se o investimento será vantajoso ou não.

Continue navegando