Buscar

Prova de Problemas Contemporâneos da Administração Pública

Prévia do material em texto

Prova de "Problemas Contemporâneos da Administração Pública"
	Veja abaixo a correção da prova:
	1 - Sobre a autonomia do Estado é correto afirmar: I - O conceito de autonomia relativa do aparelho burocrático do Estado em relação à sociedade não deve ser confundido com a ideia de um Estado "autônomo" porque é capaz de realizar seus próprios objetivos, implementar suas políticas. II - As leis e as políticas públicas são sempre o resultado da condensação do poder das classes ou frações de classes. III - A autonomia do Estado deriva da fraqueza da burguesia e pode ser atribuída à decisão desta classe de não interferir diretamente (Przeworski, 1990). IV - Segundo Przeworski, "o Estado é autônomo quando os administradores estatais dispõem da capacidade institucional para escolher seus próprios objetivos e para realizá-los em face de interesses conflitantes".
	A)  
	Resposta Correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	B)  
	
As afirmativas II e III estão corretas.
	C)  
	
Apenas a afirmativa I é correta.
	D)  
	
Todas as afirmativas estão corretas.
	2 - Assinale V para verdadeiro e F para falso, nas frases a seguir, relacionadas ao processo de recrutamento e seleção e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) A cooperação social configura-se como um fator preponderante nas novas relações entre o Estado e a sociedade que introduzem, por sua vez, novas formas de gestão e de controle social. ( ) É essencial que o administrador público siga uma conduta ética e voltada aos interesses da coligação partidária comandada por ele, visando solucionar as necessidades básicas que são inerentes a ela. ( ) É de suma importância também que os administradores públicos municipais tenham transparência e coerência em suas ações, as quais devem primar pelas reais necessidades da população, enfatizando ações de cunho básico tais como saúde, educação, moradia, emprego e alimentação. ( ) A observância da responsabilidade fiscal na gestão pública e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas públicas são condições irrelevantes para a implementação das políticas sociais que a sociedade brasileira demanda e fatores determinantes para a redução do desenvolvimento econômico por todos almejado.
	A)  
	
V, V, F, V.
	B)  
	
F, V, V, F.
	C)  
	
V, V, V, F.
	D)  
	Resposta Correta
V, F, V, F.
	3 - Refletindo sobre o papel do município, pode-se afirmar: I - O Município está para o Estado como as células para o corpo. II - Apesar de ser considerado como apenas um pedaço do território, o município pode ter sua própria forma de organização. III - A idéia municipal calca-se pela pluralidade de famílias que compartilham de uma vida comum. IV - É a associação natural dos vizinhos em um determinado território. Serão esses munícipes os maiores interessados na solução dos problemas locais.
	A)  
	
Apenas a afirmativa I é correta.
	B)  
	
Apenas a afirmativa III é incorreta.
	C)  
	
As afirmativas I e IV estão incorretas.
	D)  
	Resposta Correta
Todas as afirmativas estão corretas.
	4 - Sobre o Município, pode-se afirmar: I - A delimitação da área de competência do Município constitui fator a ser examinado antes de qualquer desencadeamento do processo de planejamento. II - O Município pode editar planos relativos a quaisquer matérias, mesmo as cuja competência não lhe cabe. III - Compete ao município, entre outras coisas, organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial. IV - Entende-se por articulação intergovernamental os processos adotados (leis, planos ou ações práticas) por duas ou mais esferas de Governo, possibilitando a colaboração harmônica em determinada área. V - Existe uma forte tendência, no campo da Administração Pública e nas doutrinas de desenvolvimento social, de centralização das atividades e serviços públicos.
	A)  
	
As afirmativas I, III e V são corretas.
	B)  
	
As afirmativas II e IV estão corretas.
	C)  
	Resposta Correta
As afirmativas II e V estão incorretas.
	D)  
	
Todas as afirmativas estão corretas.
	5 - Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar que:
	A)  
	
O Estado é detentor de um patrimônio e de um refluxo de recursos financeiros originados dos lucros da empresa.
	B)  
	Resposta Correta
Para Engels, o Estado é um poder, ou seja, de uma estrutura organizacional e política que emerge da progressiva complexificação da sociedade e da sua divisão em classes destinada a manter a ordem dentro da sociedade, e, portanto, a manter o sistema de classes vigente.
	C)  
	
Estado é uma organização sociocrática ou aparelho que se diferencia essencialmente das demais organizações porque é a única que dispõe do poder introverso - de um poder político que ultrapassa os seus próprios limites organizacionais.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	6 - De acordo com Daurici de Oliveira, Planejamento Governamental é:
	A)  
	Resposta Correta
O "processo pelo qual se procura tomar as decisões adequadas para atingir os objetivos da sociedade, levando em conta as características do meio ambiente e os recursos disponíveis".
	B)  
	
O "processo pelo qual se procura tomar as decisões inadequadas para atingir os objetivos da sociedade, levando em conta as características do meio ambiente e os recursos não disponíveis".
	C)  
	
O "processo pelo qual se procura tomar as decisões adequadas para atingir os objetivos pessoais dos governantes, levando em conta as características do meio ambiente e os recursos indisponíveis".
	D)  
	
Todas as alternativas estão corretas.
	7 - Sobre o papel da sociedade civil, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) São os conselhos que, em ciência política são chamados de democracia direta. É o chamado pela sociedade civil para participar da gestão do Estado, repartindo o poder de forma real. ( ) Segundo Godard, "uma das chaves do desenvolvimento nacional reside na capacidade de cooperação entre seus atores". ( ) O rompimento das fronteiras está intimamente ligado à capacidade da sociedade em liderar e conduzir seu próprio desenvolvimento, baseado no conceito contemporâneo de "Social Capital", onde a sociedade agiria em todo o processo da ação governamental, de forma participativa, colaborando na discussão.
	A)  
	Resposta Correta
V, F, V.
	B)  
	
V, F, F.
	C)  
	
F, V, V.
	D)  
	
V, V, V.
	8 - O relatório de gestão fiscal, realizado ao final de cada quadrimestre, conterá:
	A)  
	
Comparativo com os limites de que trata a Lei Complementar.
	B)  
	
Indicação das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassado qualquer dos limites.
	C)  
	
Demonstrativos, no último quadrimestre (ou semestre).
	D)  
	Resposta Correta
Todas as alternativas estão corretas.
	9 - O Plano de Governo Municipal deve conter:
	A)  
	
Uma exposição acerca da situação econômica do Município vizinho e das principais obras e programas a serem iniciados ou continuados ao longo do mandato de 4 anos, e uma solicitação de providências à Câmara, que lhe sejam inerentes (esforço na apreciação de projetos de lei etc.).
	B)  
	
Uma exposição acerca da situação geográfica do Município e das principais obras e programas do governo anterior, e uma solicitação de providências ao Estado, que lhe sejam inerentes (esforço na apreciação de projetos de lei etc.).
	C)  
	Resposta Correta
Uma exposição acerca da situação econômica do Município e das principais obras e programas a serem iniciados ou continuados ao longo do ano, e uma solicitação de providências à Câmara, que lhe sejam inerentes (esforço na apreciação de projetos de lei etc.).
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	10 - A história do Capital Humano remonta aos anos de 1600, mas atingiu seu início real em:
	A)  
	
1911 com as ideias de Frederick Taylor, que compartimentam o trabalho, reduzindo seu valor percebido.
	B)  
	
1793 com Jeremy Bentham, que estendeu a noção de capital dos níveis individuale empresarial para o nacional.
	C)  
	Resposta Correta
1979 com Theodore Schultz e Sir Arthur Lewis, que recebem o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho pioneiro sobre capital humano.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas.
	
	2 - Referente à gestão do capital humano, pode-se afirmar que: I - O capital humano é um dos principais ativos geradores de riqueza nas empresas. O valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da organização e pode ser aumentado ou depreciado de acordo com as políticas e práticas de gestão aplicadas. II - Atualmente o único bem na empresa que pode ser copiado fielmente são as pessoas, o talento coletivo faz a diferença. III - Atualmente a ideia de "despesas com pessoal" passa a dar lugar a de "investimento em capital humano". IV - As pessoas se tornaram definitivamente um diferencial competitivo, deste modo torna-se cada vez mais evidente a demanda das organizações em novas ferramentas e estratégias de gestão.
	A)  
	
Apenas a afirmativa III está correta.
	B)  
	
As afirmativas II e IV estão incorretas.
	C)  
	
As afiramtivas I e III estão incorretas.
	D)  
	Resposta Correta
Apenas a afirmativa II está incorreta.
	3 - Sobre o Estado, podemos afirmar que: I - O Estado organizou-se a partir da necessidade de cumprimento de suas múltiplas atividades. Com essa organização, o Estado encontrou um caminho para a sua existência enquanto finalidade básica. II - O Estado é um instrumento de desorganização política da comunidade, de cunho administrativo, que deve ser estudado como um sistema de funções que indisciplinam e coordenam órgãos que não devem exercer as funções necessárias ao desenvolvimento da ordem política, econômica e social. III - A ideia de democratizar relações significa uma redistribuição de relações de poder, sobretudo na tomada de decisões. IV - A administração pública, hoje se encontra subordinada ao princípio da imoralidade. A sociedade civil não está acostumada com a ideia de corrupção que se entranhou em seu imaginário, devido aos sucessivos casos de bandalha governamental da qual é testemunha. V - A sociedade civil dissocia conceitos como dignidade, participação e ética do Estado, pois mescla corrupção ao Estado.
	A)  
	
Apenas a afirmativa III é incorreta.
	B)  
	
Todas as afirmativas estão corretas.
	C)  
	Resposta Correta
As afirmativas II e IV estão incorretas.
	D)  
	
As afirmativas IV e V estão corretas.
	4 - Sobre a Lei de Licitações e suas dispensas, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, estabelece que os órgãos da Administração pública em geral, devem pautar-se pelas normas de licitação e contratos ao adquirir quaisquer bens ou serviços, assim como para quaisquer concessões, alienações, permissões e locações da Administração Pública. ( ) Mesmo nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem não é possível dispensar a licitação. ( ) É dispensada a licitação para a aquisição de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço seja compatível com o mercado. ( ) Na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, dispensa-se o processo de licitação.
	A)  
	
V, V, F, F.
	B)  
	
V, F, F, V.
	C)  
	
F, V, V, F.
	D)  
	Resposta Correta
V, F, V, V.
	5 - Em relação à teoria marxista sobre o Estado, é correto afirmar: I - Poulantzas retorna a Marx para dizer que o Estado é um fator de reprodução das condições gerais de produção. II - Como a esfera política é relativamente autônoma, o Estado não garante coesão à formação socialista do capitalismo. III - A burguesia, sendo a classe dominante, é sua beneficiária fundamental, mas as outras classes são também capazes de influenciar as políticas do Estado.
	A)  
	Resposta Correta
As alternativas I e III estão corretas.
	B)  
	
As alternativas II e III estão corretas.
	C)  
	
Apenas a alternativa I é correta.
	D)  
	
Todas as alternativas estão corretas.
	6 - Katz trabalha essencialmente sobre as três habilidades necessárias de um administrador. Em relação a estas habilidades, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Habilitação técnica (2) Habilitação humana (3) Habilitação Conceitual ( ) Habilidade de aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções diferentes das suas próprias, propiciando o trabalho em conjunto. ( ) Habilidade de considerar a empresa como um todo. Incluindo o reconhecimento das diversas funções em uma organização que dependem uma da outra. ( ) Conhecimento especializado, aptidão analítica dentro da especialidade e facilidade no uso dos instrumentos e técnicas de cada matéria.
	A)  
	
3, 2, 1.
	B)  
	
2, 1, 3.
	C)  
	Resposta Correta
2, 3, 1.
	D)  
	
1, 2, 3.
	7 - Pensando no Capital Humano como elemento estratégico, pode-se afirmar: I - O aumento das preocupações com o capital humano tem ocasionado a quebra de muitos paradigmas. II - Há uma grande evidência que indica que práticas diversas de capital humano podem levar ao melhor desempenho financeiro das organizações. III - A mudança da estrutura organizacional geralmente é rápida, a menos que os gestores tendam a alterá-la deliberadamente. IV - Uma maneira de mudar uma estrutura organizacional é empenhar-se para criar uma organização que aprenda a aprender, que se transforme continuamente.
	A)  
	
Apenas a afirmativa II é correta.
	B)  
	
As afirmativas I e III são corretas.
	C)  
	
Nenhuma afirmativa é correta.
	D)  
	Resposta Correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8 - Uma sociedade para ser democrática precisa:
	A)  
	
De uma sociedade civil em que as condições existentes, embora irreais, não sejam inseparáveis.
	B)  
	
De uma sociedade privada estatal em que as contradições existentes, embora reais, sejam insuperáveis.
	C)  
	Resposta Correta
De uma sociedade civil em que as contradições existentes, embora reais, não sejam insuperáveis.
	D)  
	
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	10 - De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é INCORRETO afirmar:
	A)  
	
Os Municípios devem instituir e cobrar o IPTU, o ISS e o ITBI, sob pena de não receberem as transferências voluntárias do respectivo Estado e da União (art. 11 da LRF).
	B)  
	Resposta Correta
Os Municípios com menos de 50.000 habitantes serão obrigados a elaborar os Anexos de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais, relativo à LDO, e o Anexo de Políticas Fiscais, relativo ao PPA, a partir deste ano de 2001 (art. 63 da LRF).
	C)  
	
A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal - LC nº. 101/00) estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com base no art. 163, inciso I, e art. 165, § 9º, inciso II, da CRFB/88 A LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal - LC nº. 101/00) estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com base no art. 163, inciso I, e art. 165, § 9º, inciso II, da CRFB/88.
	D)  
	
As alternativas a e c estão corretas.
	
	1 - Com relação ao papel do município, pode-se afirmar que:
	A)  
	Resposta Correta
O município dispõe de um espaço que deve ser ressaltado enquanto agente estatal de poder local.
	B)  
	
A impraticabilidade de representação dos simples interesses locais por parte dos vereadores deu à localidade um foco de importância advinda do impulsionamento das forças nacionais na direção da criação dos foros de divergências.
	C)  
	
O papel municipal exprime-se de forma decisória por causa de sua falta de capacidade de influenciar localmente os espaços populares.
	D)  
	
O município é visto enquanto palco de transformações psicológicas onde o desenvolvimento nacional precedea uma melhor prestação de serviços à população urbana especificamente.
	4 - Constitui-se crime contra as finanças públicas:
	A)  
	Resposta Correta
Ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito, interno ou externo, sem prévia autorização legislativa.
	B)  
	
Autorizar ou realizar operação de crédito, interno ou externo, quando o montante da dívida consolidada não ultrapassa o limite máximo autorizado por lei.
	C)  
	
Ordenar despesa autorizada por lei.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas está correta.
	8 - Orçamento é:
	A)  
	Resposta Correta
Um ato preventivo de despesas, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que deve ser realizado, não funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas a serem empreendidas dentro de um sistema pré-definido de despesas.
	B)  
	
Um ato preventivo de recursos humanos, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que deve ser realizado, funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas já empreendidas em um sistema anterior definido pela oposição partidária.
	C)  
	
Um ato paliativo de despesas, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que não deve ser realizado, funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas já empreendidas em um sistema definido de despesas.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	9 - Reformar o Estado significa:
	A)  
	
Superar de vez a crise fiscal, de forma que o país volte a apresentar uma poupança pública que lhe permita estabilizar solidamente os preços e financiar os investimentos.
	B)  
	
Completar a mudança na forma de intervenção do Estado no plano econômico e social, por meio de reformas voltadas para o mercado e para a justiça social.
	C)  
	
Rever a estrutura do aparelho estatal e do seu pessoal, a partir de uma crítica não apenas das velhas práticas patrimonialistas ou clientelistas, mas também do modelo burocrático clássico, com o objetivo de tornar seus serviços mais baratos e de melhor qualidade.
	D)  
	Resposta Correta
Todas as alternativas estão corretas.
	
	2 - Referente ao Regime Político de um Estado é correto afirmar que:
	A)  
	
O regime político será substantivamente mais burocrático dependendo do tipo de sociedade privada a que estiver ligado.
	B)  
	Resposta Correta
O regime político será substantivamente mais ou menos democrático dependendo do tipo de sociedade civil a que estiver ligado.
	C)  
	
O regime político será sutilmente menos democrático dependendo do tipo de sociedade privada a que estiver descomprometido.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas está correta.
	4 - Sobre o Capital Humano, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: ( ) O que alguns estudiosos denominam de capital intelectual é pois um valor de poder empresarial, material, mas indeterminável. ( ) Em virtude das novas tecnologias, da internet, da concorrência entre as células sociais e o cliente sempre mais exigente há maior interesse no aprimoramento cultural do empregado que faz parte da organização e na valorização do ativo intelectual. ( ) Cada trabalhador, com sua cultura, é importante na célula social, pois cada um tem uma função a cumprir do mais humilde ao mais graduado e cada um participando no bom andamento do todo da organização. ( ) Somando as habilidades interpretativas dos elementos da célula individual teremos o conhecimento coletivo.
	A)  
	
V, V, F, F.
	B)  
	
F, V, F, V.
	C)  
	Resposta Correta
F, V, V, F.
	D)  
	
V, F, F, V.
	5 - O administrador contemporâneo necessita:
	A)  
	
Precisa e fundamentalmente, poder ser capaz de exercer dependência.
	B)  
	Resposta Correta
Ser capaz de lidar com um panorama ao seu redor que envolve aspectos mais distintos tais como a política, a economia, os aspectos jurídicos, estratégias de marketing além da gerência de recursos humanos.
	C)  
	
Um perfil tradicional, remetendo a idéia do administrador a um agente de "arrumação da casa".
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	6 - A Reforma do Estado veio em resposta à Crise do Estado. Crise que se desencadeou no início dos anos de 1980, ou, mais precisamente, em 1979, com o segundo choque do petróleo. Crise que se define, fundamentalmente:
	A)  
	
Pela crise fiscal do Estado, pela crise da moda de intervenção da burocracia e do social, e pela crise do aparelho do Estado.
	B)  
	
Pela crise fiscal das Empresas, pela crise do modo de intervenção da diretoria social, e pela crise financeira do aparelho privado.
	C)  
	Resposta Correta
Pela crise fiscal do Estado, pela crise do modo de intervenção da economia e do social, e pela crise do aparelho do Estado.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	8 - Consideram-se como principais funções da administração pública municipal:
	A)  
	
Planejamento, organização e controle de estratégias que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e regresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
	B)  
	
Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento pessoal e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio privado do gestor.
	C)  
	Resposta Certa
Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas anteriores.
	3 - Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, é correto afirmar: I - Essa lei apavora a muitos por sua característica modificadora de estruturas ou mesmo revolucionária. II - É uma lei complementar, que vem incidir diretamente sobre os artigos 163 e 169 da Constituição introduzindo regras modernas para a gestão pública, garantindo que o orçamento seja respeitado. III - A máquina governamental deve estar a serviço do governante. Ela deve atender não só à sociedade. IV - Essa lei, além de garantir que as despesas do Estado caibam em seu orçamento, necessita que as prioridades sejam explicitadas de maneira clara. Ou seja, não se pode gastar além do arrecadado. Uma lei comum ao setor público.
	A)  
	
As afirmativas II e III estão corretas.
	B)  
	
As afirmativas I e IV estão incorretas.
	C)  
	Resposta Correta
Apenas a afirmativa III está incorreta.
	D)  
	
Todas as afirmativas estão corretas.
	4 - A obrigatoriedade de licitações, nos variados modos, visa:
	A)  
	
Impedir o nepotismo e a utilização de recursos públicos adequadamente, porém, de outro lado, tem a vantagem de uma morosidade decorrente das etapas do processo, que por vezes facilita o desenvolvimento das funções administrativas.
	B)  
	Resposta Correta
Impedir o nepotismo e a utilização de recursos públicos inadequadamente, porém, de outro lado, tem a desvantagem de uma morosidade decorrente das etapas do processo, que por vezes entrava o desenvolvimento das funções administrativas.
	C)  
	
Favorecer o nepotismo e a utilização de recursos públicos inadequadamente, porém, de outro lado, tem a vantagem de uma morosidade decorrente das etapas do processo, que por vezes entrava o desenvolvimento das funções administrativas.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.

Continue navegando