Buscar

CONTEXTUALIZADA_FISICO_QUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FISICO-QUIMICA
 Proposta da atividade.
- Como era a indústria do século XIX na parte de eficiência produtiva? 
- Qual o papel da tecnologia dentro do contexto empresarial? 
- Comente sobre a relação homem-máquina na indústria atual? 
- Qual o ganho que as indústrias tiveram com a evolução dos meios produtivos (máquinas)? 
O século XIX onde ocorreu a segunda revolução industrial (1850-1950) foi marcado pela consolidação do progresso científico e tecnológico, e com isso se espalhando por outros países da Europa, como por exemplo a Alemanha. Muitas descobertas foram importantes para esse progresso como a invenção da lâmpada, a criação dos meios de telecomunicação (telegrafo, telefone, televisão, rádio, e os avanços nos processos de utilização do aço foram essenciais para a construção de pontes, máquinas e fabricas, fora que aviões e automóveis foram nesta época inventados.
Segundo Schwab (2016) estamos vivendo uma revolução tecnologia que irá modificar para sempre a forma de como vivemos, na execução de nossas tarefas e do nosso trabalho, e a forma de como nos relacionarmos.
No contexto empresarial a tecnologia vem a aumentar a eficiência produtiva dentro das empresas. Com avanço tecnológico a automatização dos processos de produção vem reduzindo os custos que por consequência a redução de erros humanos durante o excesso de trabalhos repetitivos.
Segundo Zaions (2001) por meio de uma busca intensa por novas tecnologias e metodologias a interação homem-máquina, estão sendo criados novas maneiras de utilizarmos as tecnologias de tal maneira onde possamos maximizar o potencial dos equipamentos desenvolvidos com maior eficiência muitas vezes impedida essa pela falta de conhecimento pelo homem nos equipamentos, com essas inovações acabamos evitando produtos e serviços de baixa qualidade, Os avanços tecnológicos influenciaram diretamente na diminuição dos custos de produção e vem cada vez mais substituindo a mão de obra por sistemas e equipamento automatizados.
Em questao dos ganhos, este vem por meio da produção mecanizada, maior competitividade e o aumento da produtividade com isso gerando uma garantia de melhores produtos por meio da produção em grandes volumes e com um custo bem reduzido. Com tudo a cada dia podemos observar diminuição nos desperdícios, redução drástica de custos operacionais, aumento da eficiência em conjunto a diminuição dos gastos e reparos nas manutenções futuras, fora que ao passar dos tempos e com o avanço da internet vamos sendo remodelados pela tecnologia de diversas maneiras. 
Referências bibliográficas
BEZERRA, Juliana. “Fases da Revolução Industrial”; Toda Matéria, 2022. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/fases-da-revolucao-industrial/>. Acesso em 24.05.2022
SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução industrial; tradução Daniel Moreira Miranda. São Paulo. Ed. Edipro, 1ª Ed. 2016. 
ZAIONS, Douglas Roberto. Gestão da Manutenção. Joaçaba: Unoesc Virtual, 2011.
MORAES NETO, Benedito Rodrigues de. Artigo Processo de Trabalho e Eficiência Produtiva: Smith, Marx, Taylor e Lênin. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ee/a/wRycrYxCFNYx3mV9dnHg9rj/?format=pdf&lang=pt Acesso em 24.05.2022:

Continue navegando