Buscar

Atividade 1 Etica e Profissionalismo em Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Ética e Profissionalismo em Fisioterapia
Ao longo da unidade, você pôde conhecer mais sobre a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, elaborada pela UNESCO, a qual declara, em seu artigo 1, que a Bioética “trata das questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas aos seres humanos, levando em conta suas dimensões sociais, legais e ambientais” (UNESCO, 2005, p. 5). A declaração vai além de um código de deontologia e remete a reflexões éticas e bioéticas em várias áreas de conhecimentos.  Considere o artigo 17:
Devida atenção deve ser dada à inter-relação de seres humanos com outras formas de vida, à importância do acesso e utilização adequada de recursos biológicos e genéticos, ao respeito pelo conhecimento tradicional e ao papel dos seres humanos na proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade (UNESCO, 2005, p. 9).
A partir disso, analise e discuta sobre as condutas éticas e os atos morais em relação ao artigo.
ReferênciaUNESCO. Declaração Universal sobre a Bioética e Direitos Humanos. Tradução de Ana Tapajós, Mauro Machado do Prado. Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB) e Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Brasília, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/declaracao_univ_bioetica_dir_hum.pdf. Acesso em: 21 mai. 2020. 
Resposta
A ética e a moral são imprescindíveis na tomada de uma decisão pelo profissional, onde este devem levar a reflexão sobre os valores adotados no momento que irá atuar, como os seus atos praticados e suas responsabilidades como profissional e com a sociedade. 
Quando se fala em ato moral se presume que aquele profissional que o pratica tenha consciência da moral e o problema da essência do ato moral. Tenha uma responsabilidade quando estiver tomando uma decisão de agir ou de não agir em determinadas condutas. Saber exatamente o que poderá ser afetado após uma conduta. 
O profissional principalmente na área da saúde não pode atuar com o intuito de obter vantagens indiscriminadas sem se importar com as questões éticas ou morais. Exemplo disso: será que o profissional que recusar dar uma assistência quando decorrer risco pessoal para aquele que presta o cuidado está indo contra a ética ou a moral? Como no caso do COVID, se esse profissional trabalhar num local onde não está sendo fornecido proteção individual para a sua segurança, ele pode recusar para manter a sua saúde?
A bioética tem como suporte ao profissional da saúde referente a vida, saúde, morte, dignidade, solidariedade, confidencialidade, privacidade, vulnerabilidade, responsabilidade, qualidade de vida e atendimento humanizado.
Dessa maneira, é importante salientar a importância de ter um controle entre a moral e a ética, para não ultrapassar os limites e respeitar a dignidade da pessoa humana. Como nos casos das pesquisas cientificas, tem que ter um limite para não maltratar animais, humanos, meio ambiente e afins, que o intuito de achar uma solução, um antidoto ou um remédio, não machuque ou interfira num ecossistema. Haja uma conduta com beneficência, isto é, se faça o bem evitando ao máximo o que causa mal ou prejuízos a terceiros. 
A ética e a moral têm que andar juntos, para que não haja maleficiência, o paciente tem que ser priorizado procurando o seu bem-estar e que a conduta do profissional da saúde não tenha uma intervenção com prejuízos. O objetivo tem que ser a possível cura ou reabilitação do paciente, procurar meios que respeitem as condutas legais e procurar mecanismos onde não ultrapasse o equilíbrio que interfira sua moral.

Continue navegando