Buscar

Empresas_de_capital_misto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empresas de capital misto
Bem, a empresa já diz pelo nome que possui um capital misturado.Mas é uma mistura de que? É uma mistura de capital da empresa privada e da pública, mas ainda sim, na maioria das vezes, são regidas pelas regras da sociedade privada. E também, em que o governo possui maior parte das ações de direito ao voto, mas pode ter uma participação majoritária ou minoritária na parte dos lucros.
Como surge?
Uma empresa de capital mista surge quando uma parte das ações de uma empresa pública é vendida para uma de capital privado, onde ambas possuem sempre um objetivo apenas econômico . Isso é positivo para os dois lados, porque o governo consegue economizar em relação aos gastos e a empresa que comprou uma parte da empresa pública passa a participar dos lucros da empresa.
Capital aberto ou fechado?
Bem, na maioria das vezes, as empresas possuem suas ações negociadas na bolsa de valores. Isso a faz uma empresa de capital ABERTO, por isso é mais correto usarmos o termo ‘’sociedade de capital misto’’. Temos como exemplo o Banco do Brasil, Petrobrás e Eletrobrás.

Outros materiais