Buscar

Atividades PARTE 1 REO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
GEA129–CONSTRUÇÕESRURAIS–1°Parte REO 2
· GRUPO 1- TURMA A
1. Uma instalação para equinos possui 10m x 35m em suas dimensões, com pé direito de 3m. As paredes externas do galpão medem 3m de altura. O galpão possui um corredor central de 3m de largura que corta o galpão no sentido longitudinal e, em cada parede transversal existe 1 portão com dimensões de 3mx3m.No sentido transversal existe um corredor com 5m de largura que corta o galpão em toda a sua extensão, e portões nas extremidades com dimensões de 5mx3m. Na parte interna da estrutura existem 6 baias de cada lado do corredor longitudinal medindo 3,5m de largura x 5m de comprimento e, a altura das paredes internas das baias é de 2,2m. Em cada baia existe um portão que abre para o corredor, com dimensões de 1,5m x 2,2m e uma janela com dimensões de 1mx1m. Um profissional necessita determinar a quantidade de tijolos9x19x29 cm que deverá ser comprada para executar o assentamento de tijolos dispostos em pé para essas paredes.  Considere no cálculo 10% de perdas durante os serviços. A quantidade de tijolos necessários para a obra é:
Obs.: Para os cálculos não considerar as juntas verticais e horizontais de argamassa e não descontar as quinas das paredes, conforme no exemplo apresentado nos slides (página 45).
Área = lado * lado → 0,19 * 0,29 = 0,0551m² cada tijolo
1m² / 0,0551m² = 18,15 tijolos/m²
A área total que as paredes da instalação irão ocupar já foi calculada na atividade da semana passada no 2º PASSO. → Área = 394,8m²
Assim:
394,8m² * 18,15 tijolos = 7165,62 tijolos
7165,62 tijolos + 10% de perdas = 7882,18 tijolos
→ Serão necessários 7900 tijolos.
2. A instalação de equinos da questão anterior é composta por um telhado de duas águas de telhas cerâmicas paulista com inclinação de 30% e beiral de 80cm. Calcule a quantidade de telhas necessárias para esta estrutura, considerando A=5,80m e C=35,00m.
Obs.: De acordo com os dados, consulte a tabela nos slides (página 54) para correção da área em planta, para área inclinada (F.C.).
A + A → 5,80 m + 5,80 m = 11,60 m
Área = 11,60 m * 35 m = 406 m²
F.C.30% (tabelado) = 1,044
Área * F.C. = Área Corrigida → 406 m² * 1,044 = 423,864 m²
423,864 m² * 26 telhas = 11020,464 telhas
11020,464 telhas + 5% perdas = 11571,5 telhas 
→ Serão necessárias 11600 telhas.
3. Além das telhas cerâmicas podemos encontrar no mercado diversos tipos de telhas, com diferentes formas, dimensões e cores. De três exemplos de telhas encontradas no mercado e mencione onde elas são usualmente utilizadas. 
Telhas PET - Como o próprio nome sugere, essa telha é feita a partir de garrafas PET. Além de ser um tipo ecologicamente correto, essa telha é muito leve e não exige uma estrutura reforçada, diminuindo, consequentemente, o custo total do telhado. As telhas PET são muito resistentes, duráveis, suportam altas temperaturas e não são porosas, assim como as de cerâmica, reduzindo a permeabilidade e a criação de mofo na peça. Como vantagens não podemos deixar de citar que a telha PET ainda é muito versátil, podendo ser encontrada em modelos semelhantes às de cerâmica e nas opções translúcida e colorida.
Telhas Policarbonato - As telhas de policarbonato entram na lista dos tipos de telhas translúcidas e transparentes. Elas são muito utilizadas para cobertura de áreas externas ou para criar áreas de luz dentro de casa. Esse tipo de telha é muito resistente, durável, leve e possui uma cobertura de proteção UV (ultravioleta) para garantir que a telha não amarele com o tempo. É uma ótima opção às telhas de vidro que são mais frágeis.
Telhas de fibrocimento - As telhas de fibrocimento são muito populares e comuns em coberturas de residências em geral, sendo também conhecidas como telha Brasilit e telha Eternit. Esse tipo de telha veio para substituir as antigas telhas de amianto que deixaram de ser comercializadas pelo alto risco à saúde humana. O formato tradicional das telhas de fibrocimento é o ondulado, mas também existem modelos que imitam as telhas de cerâmica. As telhas de fibrocimento são leves, resistentes, duráveis e mais baratas quando comparada aos outros modelos existentes. Outra vantagem desse tipo de telha é que ela pode ser instalada com uma inclinação mínima de 15%. Por serem leves, as telhas de fibrocimento também não exigem uma estrutura muito reforçada, o que acaba sendo outro fator positivo para quem deseja economizar com o telhado. A principal desvantagem desse tipo de telha é que ela absorve muito calor e pode deixar a casa quente. A solução para isso, no entanto, é simples basta construir um forro ou uma laje.
Referências - <https://www.decorfacil.com/tipos-de-telhas/> Retirado em: 16/06/2020 às 18 horas e 07 minutos.
	Professoras: Giselle Borges de Moura; Leonardo Schiassi; Queilla Santos Viana| Materiais de Construção– 15/06/2020 a 29/06/2020
	1

Continue navegando