Buscar

contextualizada de Cinesiologia e Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DECORRÊNCIAS E ALTERAÇOES NA CM NO ORTOSTATISMO .
 Aluna: Jaine Silva dos Santos 
Matrícula:01449954
Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica 
 A coluna vertebral sobre a linha do Centro de Massa em ortostatismo em posição do plano frontal anterior é reta e as vezes apresenta uma escoliose Patológica e em vista látero-lateral a esquerda ou a direita cifose cervical, lordose cervical e lombar, e cifose lombar sacras que são as curvas fisiológicas. Que já fazem parte da coluna, portanto normais e essenciais ao movimento, flexibilidade, para amenizar os impactos recebidos e proteção do corpo: temos as hiperlordoses e hipercifoses, na região cervical curvaturas exagerada ou retificada, (Cabeça para frente, inclinada ou rodada e assimetria da mandíbula), a região lombar, curvatura exagerada, retificação e desvio lateral. Completando esses eixos temos a cintura escapular que recebe maior sobrecarga causando curvaturas exagerada e desvio lateral, escapulas aduzidas, abdução escapulir, escapulas aladas, ombros caídos, elevados, desalinhamento posturais, e cintura pélvica temos disfunção do músculo esquelético, incluindo hiperlordose lombar e joelhos recuados, fétido, varo, valgo, torsão tibial lateral e medial, tornozelo e pé arco longitudinal retificado, pé ponta e calvo.
 Ao se avaliar uma coluna vertebral na posição anatômica( em pé, olhar para o horizonte, pescoço ereto para frente, ombros alinhados com o membro inferior na mesma direção, e mãos voltadas para frente). Observamos que mesmo com as curvaturas exageradas o corpo se mantém em linha reta no CM em harmonia e quando se avançam ou retrocedem ou toma posição incomum, então as alterações posturais na coluna vertebral, cintura escapular, cintura pélvica, abalando todo o sistema do corpo. Essas deformidades podem ser causados por fatores, como peso corporal, atividade muscular, tensão dos ligamentos, má postura, má formação congênita, traumatismo, doenças neurológicas e causas externas. Citando os principais alterações temos a escoliose onde vemos o indivíduo no plano sagital posterior possui um S, um desvio lateral das vértebras que a deixa torta, causada por má postura,( Ex: bolsa pesada em um lado só, o ombro fica desalinhado). A cifose em que o ângulo excessivo para fora, efeito corcunda, causadas principalmente pela uso de tecnologias, uso de celulares, má postura as sentar ao digitar, é um mal recorrente por ser comum hoje, a lordose cervical e lombar, menos comum, se caracteriza pela curvatura excessiva para dentro, onde a musculatura a paravertebral fica constantemente esticado, jogando o tronco para trás e provocando dores , o uso constante de sapato alto é inadequado marcha incorreta. Uma pessoa pode ter mais de um desvios o que chamamos de desvio conjugados.
 Nosso organismo é um eixo, então tendo problemas nos membros inferiores, tendo desequilíbrio, afetará os membr superior e causando desvios na coluna e patologias que deixam na posição inadequadas, causam desarmonia da musculatura e da marcha, estão interligados. As hiperlordoses, hipercifoses e retificações, tem consequências como lombalgia, cervicalgias, cervicobraquialgia, lombosacralgia.
 Os efeitos das alterações numa linguagem mais simples e geral temos desequilíbrio e enfraquecimento muscular, diminuição da mobilidade, espasmos, espondilite CM, anquilosante torcicolos, dores de cabeça hérnias de disco, bico de papagaio, cicatrizes, obliquidade pélvica, marcha oxidante, marcha em tesoura mialgia, meralgia parestésica, radiculapatia, sinal do bocejo, hipertensão do joelho e anteriorização pélvica, síndrome de piriforme, fascite planta, esporão, amputação e retropulsão do sacro e outras. Vale ressaltar que para essas alterações e seus efeitos é indicado a prevenção com exercício físicos, duas vezes por semana para fortalecimento dos ossos e músculos, manter postura correta e no caso de identifica problemas, consultar por profissional qualificado, fazer fisioterapia, RPG, pilates, ioga, musculação em academia supervisionada, pois ainda é pouco recomendado e cirurgia em último caso.
Referências:
https://www.scielo.br/j/rbgo/a/s7FrfVWhPdFYxvnLVQpY9mD/?lang=pt
https://www.youtube.com/watch?v=C20JVOW3Rj8 
http://studocu.com/pt-br/document/universidade-federal-do-pampa/formacao-medica-integrada-vii/exame-fisico-ortopedico/7300947 
https://www.google.com/search?rlz=1CAPPDO_enBR963&sxsrf=APq-WBuY7vlsptmKCl45We24pIXJv6B0iw:1644280427962&source=univ&tbm=isch&q=quais+os+%C2%B4org%C3%A3os+que+ficam+na+linha+do+CM+em+ortostatismo?&fir=fypAoE1XKjxZ4M%252CMsLeKAUe5eQNEM%252C_%253BUN0IyK2XwIE0AM%252CLOAZj_6jZsusBM%252C_%253BMGPSjTl7hU1f2M%252CLOAZj_6jZsusBM%252C_%253BavDUXVhiSc-uAM%252CLOAZj_6jZsusBM%252C_%253Byu5ityCc5rVvcM%252C1_ExMBBEGpXtEM%252C_%253BCVWpBfDQ4OCxYM%252C6nK13vzTlps05M%252C_%253BEDy_q_1Jdp4lQM%252CLOAZj_6jZsusBM%252C_%253BEml5FzgGS_EZiM%252CA8H4V550gJrkeM%252C_%253BJTIia_bna7GbDM%252C6lJqAIOGCbALZM%252C_%253BDcpX1z9W_DGYeM%252CpmMBMaAkAOkGnM%252C_&usg=AI4_-kT8Dth7NSY5GYio6JjKbzSdLygJ_w&sa=X&ved=2ahUKEwj48Mb27e71AhVYH7kGHWQTDCAQ7Al6BAgtEA8&biw=1366&bih=649&dpr=1#imgrc=yu5ityCc5

Continue navegando