Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - CONTABILIDADE PUBLICA AVANÇADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA ATIVA
Déborah Queiroz de Jesus
28290791
Ciências Contábeis
De acordo com a Lei da Transparência Pública nº 131 e a Lei de acesso a informação nº 12.527 é de obrigação das entidades públicas a prestação de contas com a população, fazendo a divulgação de ações usadas com as verbas recebidas em linguagem clara e acessível para toda a sociedade. O objetivo da transparência na administração pública é que o cidadão tenha o direito da informação de como e onde o dinheiro dos impostos pagos então sendo utilizados.
A função de fiscalizar os entes públicos é da sociedade em geral, dada a garantia de que qualquer cidadão tenha o direito de efetuar a fiscalização a atuação pode ser feita com a representação em um tribunal de contas e/ ou entrando em contato com o órgão que seja do sistema de controle interno respectivo, participação popular em audiências públicas na elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentários e orçamentos, Conselhos municipais de políticas públicas que é um espaço para que a sociedade possa intervir na implementação das políticas, questionando e propondo alterações e melhorias . As informações para o controle social podem ser encontradas no Portal da Transparência ou entidades que estejam à disposição, o controle é feito por intermédio de organizações que representam os interesses da população.
Para que as entidades públicas tenham maior transparência deveria ser criado um portal onde todos os órgãos divulguem suas informações sobre verbas recebidas e onde e como estão sendo utilizadas, que tenha detalhado e separado por União, Estados e Municípios de forma clara e linguagem simples para que seja de fácil entendimento para os cidadãos, que consigam pesquisar por entidades as informações que queiram ter, que no portal também seja divulgado datas de audiências públicas e conselhos municipais. Esse portal deve ser amplamente divulgado para a população, dessa forma todos terão mais informações e entendimento sobre elas para que possa cumprir seu papel de fiscalizar.
Bibliografia: planalto.gov.br, cr2.co, ralmeidasgc.jusbrasil.com.br, revide.com.br

Continue navegando