Buscar

4- MODALIDADES DA OBRIGAÇÃO - FAZER E NÃO FAZER

Prévia do material em texto

MODALIDADES DA OBRIGAÇÃO / FAZER
/ NÃO FAZER
O devedor se compromete a prestar um serviço ou realizar uma atividade.
Espécies da obrigação de fazer
Obrigação de fazer infungível
Personalíssima ou intuitu per sonae. A obrigação deve ser cumprida por um devedor específico, seja por suas qualidades (profissionais / intelectuais), seja porque assim foi acordado pelas partes. Nesse caso, a obrigação não pode ser cumprida por terceiro.
Obrigação de fazer fungível
Impessoal. É a obrigação que não está condicionada por exigência expressa, nem se trata de ato ou serviço cuja execução dependa de qualidades pessoais do devedor. Nesse caso, a obrigação pode ser cumprida por um terceiro.
Obrigação de fazer consistente em emitir declaração de vontade
Condenado o devedor a emitir declaração de vontade, a sentença, uma vez transitada em julgado, produzirá todos os efeitos da declaração não emitida. A declaração de que trata o dispositivo pode derivar de negócio jurídico e de ato ou fato que norma que lhe atribua obrigatoriedade.
Não cumprimento da obrigação de fazer
Quando não há culpa do devedor, resolve-se a obrigação. Quando há culpa, o credor pode escolher entre resolver a obrigação mais perdas e danos ou exigir o cumprimento 
forçado da obrigação (tutela específica) mais perdas e danos.
Tutela específica da obrigação de fazer
Se a prestação é possível de ser realizada, mas o devedor se recusa a cumpri-la, o credor pode exigir judicialmente que o devedor cumpra a prestação, além de perdas e danos. Se a obrigação for fungível, o credor pode ainda pedir que um terceiro realize à custa do devedor, além de perdas e danos (em caso de urgência, o credor pode, independentemente de autorização judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido – autotutela – ex: overbooking).
Obrigação de não fazer
Nessa obrigação, o devedor se compromete a não realizar determinado ato (contratos de exclusividade, cláusulas de não concorrência).
Não cumprimento da obrigação de não fazer
Quando não há culpa do devedor, resolve-se a obrigação. Quando há culpa, o credor pode escolher entre resolver a obrigação mais perdas e danos ou exigir o cumprimento forçado mais perdas e danos.

Continue navegando